Sustentabilidade

Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir

Compartilhe em:

documentários sobre sustentabilidade

Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos os esforços de governos, entidades e instituições públicas e privadas, ONGs e até mesmo as iniciativas de cada um de nós, ainda estamos bem longe do ideal quando falamos de sustentabilidade.

Moda, consumo, indústria da carne, poluição. Apenas mais um lixo, mais uma refeição ou mais uma compra. As pequenas decisões de cada ser humano, irrelevantes aos nossos olhos, somadas podem ter consequências assustadoras para o planeta.

Separamos dez documentários sobre sustentabilidade para abrir o debate e estimular a reflexão. Será que aquela pequena atitude, aparentemente inofensiva, é mesmo necessária? Esses documentários sobre sustentabilidade servem, exatamente, para termos a visão do todo e, com isso, começarmos a tomar mais consciência sobre nossas atitudes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

+ Como ser mais sustentável no trânsito

Documentários sobre sustentabilidade

True Cost

A indústria da moda parece inofensiva, não é mesmo? Pois em True Cost você vai entender mais sobre o impacto que ela causa no meio ambiente. Poderá ver como as fast-fashions exploram a mão de obra do processo produtivo com péssimas condições de trabalho.

Cowspiracy

Cowspiracy revela como a agropecuária e a produção de carne têm grande responsabilidade pelo desmatamento e até pelo aquecimento global. Através de pesquisas, dados e depoimentos, o documentário mostra o impacto desse mercado no meio ambiente e propõe uma mudança saudável nos hábitos para ajudar a salvar o planeta

Minimalismo Já

Afinal, é possível ser minimalista em um mundo capitalista? Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus provam que sim. Eles mostram através de suas próprias vidas que a felicidade não vem de bens materiais e que, para se ter um mundo sustentável, é mais importante ser do que ter.

Mission Blue

Em Mission Blue, o espectador vai conhecer o trabalho da oceanógrafa, bióloga marinha, exploradora e ambientalista Sylvia Earle. Como criou a Mission Blue, organização para criar e manter áreas marinhas protegidas, Sylvia mostra como estão nossos oceanos, corais e a vida marinha.

Nosso planeta

Nosso Planeta é uma série documental que aborda vários aspectos da vida no planeta e dá uma real dimensão da natureza e dos riscos que ela corre através de imagens e registros impactantes.

Seaspiracy: mar vermelho

Seaspiracy  tem o objetivo de mudar a forma como pensamos e agimos sobre aspectos como a conservação dos oceanos e o cuidado com os seres marinhos. Ele traz alertas para questões como destinação do lixo e pesca predatória. O documentário destaca alguns dados alarmantes e pouco conhecidos sobre o impacto das atividades humanas no mar.

Ser tão velho cerrado 

Entre os documentários sobre sustentabilidade, o documentário nacional Ser tão velho cerrado revela o impacto social e ambiental do desmatamento descontrolado no cerrado brasileiro.  A produção apresenta de maneira diversa os pontos de vista de especialistas, engenheiros ambientais e ruralistas. Contextualiza a formação do cerrado e alerta para a conservação vegetal e animal. 

Um presente à prova de futuro 

Se mantivermos os mesmos hábitos de hoje, o que será que nos espera no futuro? O documentário destaca a importância de instalarmos uma economia mais circular. Isso inclui a exploração, a produção, o consumo e o descarte do que fazemos diariamente. Filmado no Brasil e na Holanda, a produção aborda o destino do nosso planeta, levando em consideração que os níveis de consumo e descarte estão em constante crescimento.

Professor Polvo

O cineasta e produtor Craig Foster retoma um antigo hábito de mergulhar e estabelece uma amizade com um polvo. Ela é registrada ao longo de um ano de mergulhos em uma floresta de algas da África do Sul. No documentário, vencedor do Oscar 2021, Craig destaca aspectos semelhantes entre o ser humano e o polvo. Ele mostra como essa conexão com a natureza o tornou mais sensível e vulnerável às pessoas ao seu redor. 

Crip Camp: revolução pela inclusão 

O documentário mostra o acampamento Jened, fundado em 1951, em Nova York. Lá, jovens com algum tipo de deficiência física ou intelectual se reuniam para se expressar sobre convivência social, privacidade e superproteção familiar, sem receio de julgamentos. 

A experiência despertou um senso de comunidade. O documentário mostra como o local transformou a vida de um grupo de jovens que se tornaram ativistas e contribuíram com mudanças nos direitos de pessoas com deficiência e na legislação de acessibilidade. Barack Obama e Michelle Obama são produtores executivos do documentário, que foi indicado ao Oscar 2021.

+ Confira as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...