Sustentabilidade

Como ser mais sustentável no trânsito

Compartilhe em:

Dicas para um trânsito sustentável

Descubra pequenas atitudes sustentáveis no trânsito que podem ser grandes feitos para o meio ambiente!

Mesmo com toda a poluição gerada diariamente pelos automóveis, é possível cultivar um trânsito sustentável e que cause menos danos ao meio ambiente. No entanto, é preciso que haja uma mudança no comportamento coletivo para atingir esse objetivo.

São pequenas atitudes de motoristas e passageiros, juntas, que podem reduzir o impacto causado ao nosso planeta.

Seja reduzindo a emissão de poluição, buscando formas alternativas de transporte, garantindo que o veículo esteja apto para rodagem, entre outras práticas, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente.

Quer saber como fazer a sua parte na construção de um trânsito sustentável? Então confira as dicas que preparamos sobre o assunto, logo abaixo.

Aproveite o transporte público no dia a dia

Grandes cidades enfrentam problemas no trânsito diariamente. Boa parte desses casos se dá por um transporte público precário e que não atende a demanda de deslocamento da população plenamente.

No entanto, as grandes cidades contam com um sistema público satisfatório, o que é útil para os dias da semana, quando podemos ir para nosso destino utilizando ônibus, metrô e trem.

Apesar de não ser tão confortável quanto um veículo, essas alternativas são essenciais para criar um trânsito sustentável.

Ainda, em alguns casos, é mais rápido utilizar o transporte público do que tirar o carro da garagem para enfrentar o caos da superlotação de automóveis nas vias. Indo além, em algumas situações, o estresse por dirigir em congestionamentos também é um bom motivo para aproveitar o transporte em massa.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Use transportes alternativos complementares no percurso 

Atualmente, existem vários meios de transporte alternativos que, certamente, contribuem para melhorar o trânsito. Para pessoas que estão a poucos quilômetros do trabalho ou da faculdade, é muito mais interessante apostar nessas opções para chegar até o destino rapidamente.

Por sinal, o conceito da “última milha” é bem forte nos grandes centros, em que um pequeno percurso pode ser realizado com patinetes elétricos ou bicicletas, por exemplo. Esse pequeno trecho é responsável, em muitos casos, por causar um trânsito caótico e prejudicial para o planeta.

Dessa forma, dentro da sua realidade, procure alternativas que permitam um deslocamento rápido, seguro e, principalmente, que não te obrigue a tirar o veículo da garagem. Você vai ver que existem boas soluções para essa questão!

Dicas para trânsito sustentável

Mecânica do veículo em dia

Se você depende do carro para algumas situações e não pode abrir mão dessa praticidade, poderá contribuir para um trânsito sustentável da mesma maneira. Para isso, você precisa manter a mecânica do veículo em dia para que as emissões de gases estejam dentro dos limites aceitáveis.

Outra situação envolve o uso dos pneus. O desgaste incorreto por falta de alinhamento e balanceamento vai ser maior e, por consequência, você precisará trocar esses itens em um intervalo menor, o que vai gerar mais lixo para o planeta.

O mesmo vale para a troca de fluidos do veículo, que precisam ser descartados corretamente. Nesse sentido, se a troca for realizada por terceiros, verifique como esse descarte é realizado para garantir que os óleos tenham o destino adequado e, assim, não prejudique rios e mares.

Carros híbridos e veículos elétricos

Por último, outra dica para ajudar a criar um trânsito sustentável é a utilização de carros híbridos ou elétricos. Nesse caso, ambos ajudam bastante na redução de poluição. O sistema elétrico não emite gases poluidores e o híbrido pode otimizar radicalmente o uso de combustível fóssil.

Apesar de ainda impactarem o ambiente de outras maneiras, como é o caso dos pneus desgastados, fluidos usados, entre outros poluidores, esses automóveis são um grande passo para a preservação do planeta. Definitivamente, valem ser usados quando possível.

Leia também: Como ser sustentável em 07 passos simples

Serviços pensados para criar um trânsito sustentável

Por último, é sempre importante pensar em serviços que nasceram para ajudar a criar um trânsito sustentável. Dessa forma, o seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, foi concebido com esse objetivo, além de proporcionar mais economia para os motoristas.

O Pay Per Use é sustentável porque permite que os motoristas deixem seus veículos na garagem, já que o valor do seguro é baseado na quantidade de uso do automóvel.

Assim, esse motorista poderá aproveitar outras formas de transporte por não ser “obrigado” a tirar seu carro da garagem, já que investiu em um seguro tão caro.

Portanto, esse tipo de seguro auto é uma modalidade que beneficia quem utiliza seus carros apenas em momentos pontuais, fazendo uso de meios de transportes populares ou alternativos, na maior parte do tempo, como listamos aqui.

E o funcionamento do Pay Per Use é bem simples: uma mensalidade baixa e mais alguns centavos por quilômetro rodado.

Demais, não é? Então, não espere mais e conheça o seguro que foi criado para ajudar o meio ambiente, bem como o trânsito caótico e, da mesma forma, ajudar as finanças dos motoristas sem comprometer a proteção do automóvel.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...