Auto

Revisão do carro antes da viagem: saiba como fazer

Compartilhe em:

Revisão do carro para viagem

Descubra quais itens são vistoriados em uma revisão e a importância de fazê-la antes de uma viagem

Fazer a revisão do carro é importante em vários momentos, mas antes de qualquer viagem ela se torna ainda mais essencial por uma série de motivos.

Seja para não colocar a segurança da família em risco ou para não gerar qualquer dor de cabeça, é fundamental estar com o veículo em dia antes de pegar a estrada.

Além disso, também temos o fato de que algum problema no veículo pode gerar multas e comprometer a saúde financeira do mês. Assim, uma simples revisão pode evitar muitos transtornos e, da mesma forma, não atrapalhar a viagem em qualquer sentido.

Por esse motivo, preparamos um conteúdo completo sobre a revisão do carro. Descubra os motivos que levam ela a ser tão importante e, também, quais os itens que devem fazer parte dessa vistoria. Leia o artigo até o final!

A importância do check-up completo do veículo antes de pegar a estrada

Viajar por lazer é uma das atividades mais prazerosas para fazer em qualquer momento da vida. Seja em uma viagem sozinho, com amigos ou família, são muitos os benefícios para quem deseja deixar o conforto do lar para cair na estrada.

Por esse motivo, é importante tomar vários cuidados para que a viagem aconteça de forma tranquila e saia como foi planejada. Afinal, ninguém quer interromper ou atrasar a chegada até o destino, certo?

Sendo assim, a revisão do carro é uma das primeiras etapas de uma viagem, independentemente da distância a ser percorrida. E isso acontece por alguns motivos:

Segurança das pessoas

Segundo dados levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 5 pessoas morrem a cada hora por consequência de acidentes de trânsito no país.

Apesar da grande parte dos acidentes serem frutos de imprudência, muitas situações também acontecem por panes mecânicas e elétricas nos veículos, o que contribui para esses números assustadores.

Portanto, além de não abusar no trânsito, os motoristas também precisam ter uma grande preocupação com a conservação do automóvel. E é aí que entra a importância da revisão periódica do veículo.

Prevenção de multas

Outro motivo para fazer um check-up completo no automóvel é a prevenção de multas. Neste sentido, o carro que apresenta determinados tipos de problemas pode ser multado e, desta forma, gerar um transtorno financeiro inesperado ao motorista.

Portanto, não custa muito fazer a manutenção preventiva para evitar essa situação.

Experiência de viagem

Por último, mas não menos importante, temos a experiência da viagem que pode ser comprometida por uma situação de quebra do veículo.

Para quem viaja com família, por exemplo, ficar com crianças no carro aguardando a resolução do problema pode ser uma dor de cabeça e tanto. Então, nesse caso, não vale a pena arriscar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Principais itens verificados na revisão do carro

Agora que entendemos um pouco mais sobre a importância e os riscos de não fazer a revisão do carro, vamos listar os principais itens verificados nesse processo e o que é preciso analisar:

Principais pontos observados na revisão do carro

Pneus

É verificado o desgaste geral dos itens, seja na profundidade dos sulcos e na presença de bolhas que, igualmente, podem comprometer a dirigibilidade na estrada. O alinhamento e balanceamento também são verificados, bem como a calibragem dos pneus.

Suspensão

São analisados barulhos gerais e batidas secas. Isso  pode indicar o comprometimento das molas ou do sistema como um todo, o que também pode prejudicar a dirigibilidade nas vias.

Fluidos

Aqui é necessário identificar possíveis vazamentos de fluidos do carro, considerando o líquido de arrefecimento, óleo de motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, além do combustível no reservatório de partida a frio.

Bateria

A análise completa da bateria do carro também é importante. Com ela, pode ser verificado o comprometimento do fornecimento de energia para o veículo.

Luzes

Faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré, setas e iluminação do painel – principalmente da injeção eletrônica – são itens que precisam funcionar conforme o esperado para não comprometer a viagem em nenhum sentido.

Velas e cabos

As velas do veículo devem ser examinadas a cada 10.000 quilômetros rodados, sendo que os cabos precisam ser trocados a cada 50.000 quilômetros de rodagem.

É importante não deixar esses componentes serem danificados, pois eles podem comprometer outras peças do automóvel.

Freios

Pastilhas, discos e tambores são verificados para identificar qualquer tipo de desgaste, que pode variar conforme o comportamento de uso do carro.

Sistema de limpeza dos vidros

Apesar de não parecer tão importante, o sistema de limpeza dos vidros deve ser revisado para, em caso de chuvas ou neblina, não deixar o motorista na mão.

Triângulo, macaco e chave de roda

Esses acessórios precisam estar presentes no veículo para que, em uma eventual necessidade, possam ser usados para sinalizar uma troca de pneu ou pane veicular.

Bônus: seguro do automóvel

Além da revisão do carro estar em dia, é preciso ir além e proteger o veículo ainda mais. Assim, um seguro auto vai proporcionar a tranquilidade para que a viagem aconteça da melhor forma possível.

Mas antes que você pense que um seguro de automóvel é para poucos – por ser caro e inacessível –, saiba que existem modalidades que pensam no motorista e oferecem uma forma barata e acessível para proteger o veículo.

Este é o caso do Pay Per Use, um seguro pensado para ser econômico e justo. Nesta modalidade, o motorista paga apenas uma mensalidade baixa e poucos centavos por quilômetro rodado.

Ou seja, se você não costuma usar o automóvel diariamente, vai conseguir poupar sem comprometer a proteção do veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...