Thinkseg
Mobilidade

Transporte no Carnaval: quais meios utilizar

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Transporte no carnaval

Descubra os melhores meios de transporte para chegar até o local da folia com segurança, economia e agilidade!

Se você pretende curtir o carnaval em São Paulo, precisa se informar muito bem sobre quais meios de transporte utilizar para chegar até a folia. Pela cidade ser bastante movimentada nesse período festivo, é importante se programar bem para não se atrasar.

E para tudo dar certo, vale utilizar os principais meios de transporte da cidade. Vale usar ônibus, metrô, trem e motoristas de aplicativos, além de caronas, para fugir do trânsito e, em alguns casos, não colocar seu próprio veículo em risco.

Assim, separamos as melhores dicas para você se deslocar pela cidade durante o carnaval para não atrasar a chegada até os blocos. Ou, se você não vai fazer parte da festa, não ficar parado no trânsito da região. Continue lendo até o final!

Por que deixar o carro em casa durante o carnaval em São Paulo?

Ir de carro para os bloquinhos ou desfiles de escola de samba pode ser uma grande dor de cabeça. O volume de pessoas aumenta consideravelmente durante os fins de semana no mês de fevereiro, já que algumas festividades acontecem antes mesmo do carnaval. Por isso, pode ser complicado trafegar pelas vias com segurança e agilidade.

Assim, existem alguns motivos para deixar o veículo em casa durante o carnaval de São Paulo. Confira alguns deles:

Trânsito pesado

Nesse caso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) faz um trabalho especial nas imediações de onde a folia acontece, seja com alterações nas vias ou fiscalizações. Portanto, é importante pensar bem para não colocar o veículo na rua. Você pode correr o risco de ficar preso em algum congestionamento ou ter o caminho alterado pelos bloqueios da CET.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Segurança do veículo

Mais um motivo para deixar o carro em casa é a segurança do veículo. Com o fluxo de pessoas que circulam pelas ruas aumentando, as chances de algo ruim acontecer com seu carro também podem subir consideravelmente.

Assim, não vale a pena correr o risco de ter o automóvel danificado – ou roubado – por causa do carnaval. Ao deixar o carro em casa, você pode se entregar à folia para se divertir sem qualquer preocupação com o seu querido veículo.

Bebidas alcoólicas e direção

Por último, se você pensa em cair na folia pra valer e, dessa forma, planeja consumir bebidas alcoólicas, certamente não vai querer arriscar sua segurança e de outros pedestres ao dirigir para casa, correto?

Este é outro ótimo motivo para deixar o carro em casa durante o carnaval.

Como se locomover pela cidade durante o carnaval em São Paulo

Transporte de carnaval

Com os motivos que apresentamos acima, se locomover dirigindo até o epicentro da folia não parece uma boa ideia durante os fins de semana de folia. Portanto, é bom procurar alternativas viáveis para não perder a festa e curtir pra valer a alegria do carnaval.

Conheça as opções para locomoção:

Aposte no transporte público

Para poder andar pela cidade sem problemas, é bom apostar no transporte público. Já que SP conta com várias linhas de trem, metrô e ônibus, certamente alguma dessas alternativas fará sentido para você. Outra saída é apostar nos motoristas de aplicativos. Eles estarão esperando ansiosamente pelo aumento da demanda de viagens.

Pegue carona pelos aplicativos

Outra boa saída é aproveitar os aplicativos de carona para descolar uma viagem tranquila até o carnaval. A partir disso, procure por motoristas que estão viajando para a região onde a festa está acontecendo, e encontre mais um modo para chegar até a folia em segurança.

Nesse caso, você pode usar os famosos apps de carona Waze Carpool ou BlaBlaCar, entre outras opções disponíveis para download.

Se antecipe para sair de casa

Por último, também é bastante recomendado se planejar e sair de casa bem antes da folia começar. Deste modo, o trânsito estará mais calmo e será possível chegar em segurança até seu destino.

Mas se não for possível sair um pouco mais cedo de casa, consulte as melhores opções de viagem pelo Waze ou pelo Mapa de Fluidez da CET. Qualquer informação sobre as condições do trânsito pode ser importante para seu passeio, mesmo que você não vá dirigindo.

Leia também: Bike ou carro: quando compensa deixar seu veículo em casa?

Deixe o veículo em casa e aproveite a folia

O carnaval em São Paulo cresce a cada ano. Apenas em 2020, é estimado que quase 900 blocos irão animar todas as regiões da cidade. Assim, muita bagunça e alegria tomarão conta de São Paulo, o que é um alerta para quem pretende aproveitar a folia.

Portanto, se você planeja curtir o carnaval, opte por deixar o veículo em casa e aproveitar um dos meios de transporte que listamos ao longo do conteúdo. Para incentivar as alternativas de mobilidade urbana, existem vários serviços que podem te ajudar nessa hora, como é o caso do Seguro Auto Pay Per Use.

Essa modalidade de seguro permite que o proprietário do veículo pague um valor mensal baixo, acrescido de alguns centavos por quilômetro rodado. Desta forma, para situações em que o recomendado é deixar o carro na garagem, o Pay Per Use vai ajudar a economizar na proteção do veículo, já que ele continuará protegido.

Assim, o Seguro Auto Pay Per Use é uma alternativa consciente de usar um serviço sob demanda, o que ajuda a promover novas formas de transporte, já que os motoristas não ficam tão apegados ao carro. Além disso, deixar o carro parado nessas condições é uma contribuição para a sustentabilidade do planeta – e para as finanças no final do mês, claro.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil
As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança...
Veja quais são os locais de maior risco para ciclistas em São Paulo
Seja como transporte, esporte ou apenas como lazer, andar de bicicleta em São Paulo nem sempre é uma tarefa...
Conheça o Kers Wee, o carro elétrico brasileiro
O mercado de carros elétricos está em alta no mundo todo. No Brasil não é diferente. Em 2021, a...