Thinkseg
Sustentabilidade

Cidades com melhor qualidade de vida

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ciclovia em Balneário Camboriú

Confira a lista com o ranking das principais cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida

As cidades brasileiras com melhor qualidade de vida constantemente despertam o interesse em pessoas que buscam localidades para se estabelecer de forma segura, e com toda a estrutura necessária para cultivar uma boa vida.

Conforme o ranking do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que considera dados do último Censo, realizado em 2010, foi possível classificar e identificar quais municípios possuem as melhores condições para abrigar seus moradores.

Assim, preparamos um conteúdo especial com a lista das principais cidades brasileiras com melhor qualidade de vida. Quer conferir? Então, leia o conteúdo até o final!

O IDHM e o ranking das melhores cidades

Antes de mostrar a lista de cidades, é importante entender o que é o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e como ele é composto. Na prática, o IDHM é contabilizado a partir de indicadores que ajudam a entender como está a qualidade de vida em determinada localidade.

Nesse quesito, são avaliados os seguintes fatores: longevidade, educação e renda – que contam um pouco da história das cidades avaliadas. Assim, é possível entender qual a expectativa de vida, acesso aos estudos e também a renda municipal per capita, sempre considerando os residentes do município avaliado.

Após a análise, o ranking é obtido através da média geométrica dos três elementos analisados. Aí então é composta a lista das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, conforme mostraremos a seguir.

1. São Caetano do Sul – São Paulo

A imensa cidade do ABC Paulista figura como vencedora nos três levantamentos realizados até hoje. Nesse ponto, São Caetano do Sul teve um ligeiro aumento do IDHM desde 1991, quando o estudo começou a ser realizado.

Custo de vida acessível, boa economia e ofertas de emprego, diversas opções de lazer, entre outros pontos,trazem São Caetano para a lista. A cidade evoluiu com o tempo e se manteve no topo do ranking do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil.

Na parte de lazer, São Caetano se destaca por oferecer muitos parques, praças e espaços com bastante área verde, como é o caso do Espaço Chico Mendes. Assim, os moradores e visitantes dificilmente ficarão sem opções saudáveis e sustentáveis para se divertir.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

2. Águas de São Pedro – São Paulo

Uma cidade simples e pacata no interior do estado, Águas de São Pedro oferece as condições ideais para quem procura qualidade de vida. Com pouco mais de 3 mil habitantes, saúde, educação e economia não são problemas para o município.

Um fato curioso é que Águas de São Pedro ostenta o título de segunda melhor água sulfurosa do mundo, destaque que leva milhares de visitantes para a região nos finais de semana. Assim, a segunda menor cidade brasileira, considerando a extensão territorial, é uma ótima opção para viver em paz e em contato constante com a natureza.

3. Florianópolis – Santa Catarina

O município do litoral catarinense também se enquadra em uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, com base no último estudo realizado. Com pequena oscilações em todos os rankings publicados, Floripa se mantém firme e forme na pontuação do IDHM.

Tendo a natureza e o litoral como grandes destaques, a sustentabilidade também é pauta principal em Florianópolis. Os conscientes moradores ajudam na preservação da região com atitudes em prol do meio ambiente e futuro do planeta.

4. Balneário Camboriú – Santa Catarina

Mais um município do litoral catarinense que figura entre as primeiras posições do IDHM, Camboriú segue a sua “irmã” Florianópolis para entregar um IDHM bastante positivo em todos os sentidos.

Saúde, educação e renda são pautas de destaque na cidade, bem como a preservação do mar e da natureza como um todo.

Cidades brasileiras com melhor qualidade de vida

5. Vitória – Espírito Santo

Vitória é uma das cidades que podem passar despercebidas na lista de preferência geral, mas certamente esconde um excelente potencial para moradores, principalmente quando o assunto é desenvolvimento humano. Assim, o município se destaca, principalmente, na parte financeira, mas sem deixar os outros itens importantes do IDHM para trás.

Na parte de lazer, a cidade oferece muitos parques, museus ecológicos, passeios em meio à natureza e muito envolvimento com o meio ambiente. Tudo isso  demonstra a preocupação em conscientizar e manter tudo preservado para as próximas gerações.

6. Santos – São Paulo

Mais uma cidade do litoral, dessa vez paulista, que figura entre os melhores locais para morar no Brasil. Santos é uma excelente opção para quem busca tranquilidade em vários aspectos. Ao longo da cidade é possível ver a preservação ambiental em diversos pontos, onde parques, avenidas e ruas estão sempre com muito verde e cheias de vida.

Leia também: Como ser sustentável em 07 passos simples

Cidades brasileiras com melhor qualidade de vida se preocupam com a sustentabilidade

Ao se aprofundar nas principais cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, temos em comum uma grande preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Elas  são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios.

E essa preocupação é importante para o país, já que a conservação do planeta depende inteiramente de nós, os responsáveis diretos pela natureza. Nesse aspecto, também podemos observar um movimento consciente que luta em busca dessa preservação, onde a sustentabilidade é o grande foco de cada ação pensada e executada por cidadãos e empresas.

No caso das empresas, temos alguns serviços que foram criados para repensar o modo que utilizamos os automóveis, por exemplo. Assim, podemos observar a criação do Seguro Auto Pay Per Use, cujo foco é proteger os veículos, mas beneficiar os motoristas conforme a utilização do mesmo.

Desse modo, as pessoas podem optar por formas alternativas sustentáveis, enquanto deixam o automóvel para usos mais pontuais e em situações extremamente necessárias. Com isso, temos uma diminuição do trânsito e da emissão de poluição, com o benefício de só pagar o seguro conforme o carro for utilizado. Bom para proprietários de veículos e melhor ainda para o planeta!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como ter um carro sustentável?
O mercado automotivo está caminhando para a total eletrificação de maneira muito mais rápida do que a imaginada. O...
Conheça as 6 cidades com melhor transporte público no Brasil
Apesar do trânsito caótico, São Paulo é a cidade com a melhor mobilidade urbana do país. É o que...
Você sabe o que é o Proconve? Entenda como ele impõe emissões menores aos veículos brasileiros
Desde o primeiro dia de 2022, está em vigor no Brasil a fase L7 do Proconve (Programa de Controle...
Carro a hidrogênio é alternativa aos elétricos plug-in
Na União Europeia, os carros elétricos plug-in já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores...
As seguradoras na redução de impactos ambientais
Qual a relação entre mercado de seguros, impactos socioambientais e desenvolvimento sustentável? Parecem coisas bem distantes, afinal, o que...
Carros x sustentabilidade: descubra as marcas amigas do meio ambiente
Os veículos a combustão são tidos como os maiores vilões do meio ambiente. Como utilizam combustíveis fósseis, acabam emitindo...