Sustentabilidade

9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia

Compartilhe em:

sustentabilidade no Brasil

Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e suas consequências assombrosas. Nestes mais de 50 anos, houve grandes avanços, é verdade. Inclusive com muitos projetos de sustentabilidade no Brasil. Entretanto, as iniciativas ainda estão muito abaixo do que já poderia ter sido feito.

A Terra continua sofrendo com:

  • Emissões de poluentes acima do tolerável;
  • Desmatamento de florestas;
  • Destruição de biomas;
  • Descarte de lixo e poluição dos rios e oceanos;
  • Caça, pesca e garimpo ilegais;
  • Crescimento desordenado de cidades e a consequente impermeabilização do solo, entre outras inúmeras práticas prejudiciais.

O preço já está sendo cobrado. O planeta vem sofrendo com o aumento das temperaturas e derretimento das geleiras. As chuvas estão desordenadas, causando seca, estragos e tragédias. O ar poluído tem provocado aumento dos números de casos de câncer e problemas respiratórios.

O mundo não muda sozinho

As iniciativas para termos um mundo melhor não são responsabilidade apenas dos governos e instituições públicas. A mudança deve partir de cada um através de atitudes sustentáveis simples do nosso dia a dia. 

A partir do momento que elas se tornam um hábito, as pessoas à nossa volta (leia-se filhos, sobrinhos e todos os futuros adultos) passam a considerar aquilo normal e não uma atitude isolada. E vão adotar tais hábitos de forma natural. 

Sustentabilidade no Brasil com atitudes simples

A sustentabilidade no Brasil já é um assunto recorrente.Confira nove atitudes sustentáveis simples para incorporar na rotina que, somadas, trazem um enorme ganho para o planeta.

1 – Economizar recursos

A redução no consumo de água e energia elétrica é fundamental para o equilíbrio do planeta. 

Alguns exemplos simples que geram uma grande economia de recursos se adotadas em massa são:

  • Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpeza ou jardim;
  • Armazenar água da chuva para limpar o quintal e jogar nos vasos sanitários;
  • Desligar o chuveiro ao se ensaboar e a torneira ao escovar os dentes.

2- Reduzir o consumo

Para manter um alto padrão de consumo da sociedade, mais indústrias vão emitir poluentes, utilizar recursos naturais e energéticos e produzir lixo. É possível viver com conforto e sem carências abrindo mão do consumo de supérfluos. Será que é preciso trocar de celular todos os anos? Ou ter mais de um ou dois pares de tênis? Ter um SUV grande e que consome muito combustível para andar sozinho ou no máximo três pessoas?

3- Menos carros nas ruas

A sustentabilidade no Brasil começa em casa. O padrão da classe média brasileira é ter dois ou mais carros na garagem. Será que é realmente necessário? Com um pouco de esforço, dá para abrir mão de um deles e ainda viver sem apertos. Utilizar o transporte coletivo, as caronas compartilhadas, a bicicleta ou até mesmo caminhar são importantes para a redução das emissões.

4- Alimentação natural e saudável

Em nome da pressa e da facilidade de preparo, o padrão de alimentação da maior parte do mundo tem como base os produtos processados e ultraprocessados. Além de um veneno para a saúde, usam muitos recursos e emitem poluentes para serem produzidos e distribuídos. Sem contar o lixo que geram. Ao adotar uma alimentação natural, não só o corpo será privilegiado, mas também o solo, que fica mais fértil com as policulturas. Sem contar todos os outros setores envolvidos;

5- Praticar esportes e atividades ao ar livre

A vida ao ar livre é muito melhor do que dentro de casa, mexendo no celular, tablet ou na frente da televisão. Deixe os eletrônicos em casa, esqueça as redes sociais e aproveite o tempo livre para praticar esportes, pedalar, passear e curtir com a família em parques, locais com áreas verdes e belezas naturais;

6- Escolha um dia da semana para não consumir carne

Os seres humanos são onívoros e, por isso, dá para entender quem não quer adotar uma dieta 100% vegetariana ou vegana (muito embora haja pratos e receitas maravilhosos apenas com vegetais). Entretanto, se cada um não consumir nenhum tipo de carne por apenas um dia da semana vai haver um ganho enorme para o planeta. A produção de carne é necessária, mas em grande escala traz diversos prejuízos para o meio ambiente.

7- Cultive plantas

Encha sua morada de plantas, seja ela um apartamento ou uma casa. As plantas embelezam os ambientes, reduzem a temperatura, purificam o ar, atraem pássaros e insetos e tornam as cidades muito mais bonitas e acolhedoras. E tem mais: o manejo e o contato com a terra são ótimos para a mente.

8- Separe o lixo

Dê a destinação correta ao lixo produzido em casa. O gás metano produzido nos aterros sanitários têm efeito estufa 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Separe papel, metais, plásticos, vidros e o lixo orgânico e, se não houver coleta seletiva na sua região, procure um ponto de descarte de recicláveis. Restos de vegetais e folhas podem ser armazenados, formando compostagem para adubar as plantas.

9- Ensine aos filhos a importância das atitudes sustentáveis

Como dito acima, tornar as atitudes sustentáveis parte do dia a dia é a melhor maneira de fazer as crianças encararem aquilo como um hábito, não apenas uma coisa esporádica. Contudo, é preciso ensiná-las a razão e a importância de agir assim e mostrar projetos de sustentabilidade no Brasil. Melhor ainda, se tudo isso for feito de maneira lúdica.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...
Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...
O que são créditos de carbono e como funcionam?
A preocupação com o meio ambiente não é de hoje. Foi no fim da década de 1960 que a...
Como ter um carro sustentável?
O mercado automotivo está caminhando para a total eletrificação de maneira muito mais rápida do que a imaginada. O...
Conheça as 6 cidades com melhor transporte público no Brasil
Apesar do trânsito caótico, São Paulo é a cidade com a melhor mobilidade urbana do país. É o que...