Sustentabilidade

9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia

Compartilhe em:

sustentabilidade no Brasil

Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e suas consequências assombrosas. Nestes mais de 50 anos, houve grandes avanços, é verdade. Inclusive com muitos projetos de sustentabilidade no Brasil. Entretanto, as iniciativas ainda estão muito abaixo do que já poderia ter sido feito.

A Terra continua sofrendo com:

  • Emissões de poluentes acima do tolerável;
  • Desmatamento de florestas;
  • Destruição de biomas;
  • Descarte de lixo e poluição dos rios e oceanos;
  • Caça, pesca e garimpo ilegais;
  • Crescimento desordenado de cidades e a consequente impermeabilização do solo, entre outras inúmeras práticas prejudiciais.

O preço já está sendo cobrado. O planeta vem sofrendo com o aumento das temperaturas e derretimento das geleiras. As chuvas estão desordenadas, causando seca, estragos e tragédias. O ar poluído tem provocado aumento dos números de casos de câncer e problemas respiratórios.

O mundo não muda sozinho

As iniciativas para termos um mundo melhor não são responsabilidade apenas dos governos e instituições públicas. A mudança deve partir de cada um através de atitudes sustentáveis simples do nosso dia a dia. 

A partir do momento que elas se tornam um hábito, as pessoas à nossa volta (leia-se filhos, sobrinhos e todos os futuros adultos) passam a considerar aquilo normal e não uma atitude isolada. E vão adotar tais hábitos de forma natural. 

Sustentabilidade no Brasil com atitudes simples

A sustentabilidade no Brasil já é um assunto recorrente.Confira nove atitudes sustentáveis simples para incorporar na rotina que, somadas, trazem um enorme ganho para o planeta.

1 – Economizar recursos

A redução no consumo de água e energia elétrica é fundamental para o equilíbrio do planeta. 

Alguns exemplos simples que geram uma grande economia de recursos se adotadas em massa são:

  • Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpeza ou jardim;
  • Armazenar água da chuva para limpar o quintal e jogar nos vasos sanitários;
  • Desligar o chuveiro ao se ensaboar e a torneira ao escovar os dentes.

2- Reduzir o consumo

Para manter um alto padrão de consumo da sociedade, mais indústrias vão emitir poluentes, utilizar recursos naturais e energéticos e produzir lixo. É possível viver com conforto e sem carências abrindo mão do consumo de supérfluos. Será que é preciso trocar de celular todos os anos? Ou ter mais de um ou dois pares de tênis? Ter um SUV grande e que consome muito combustível para andar sozinho ou no máximo três pessoas?

3- Menos carros nas ruas

A sustentabilidade no Brasil começa em casa. O padrão da classe média brasileira é ter dois ou mais carros na garagem. Será que é realmente necessário? Com um pouco de esforço, dá para abrir mão de um deles e ainda viver sem apertos. Utilizar o transporte coletivo, as caronas compartilhadas, a bicicleta ou até mesmo caminhar são importantes para a redução das emissões.

4- Alimentação natural e saudável

Em nome da pressa e da facilidade de preparo, o padrão de alimentação da maior parte do mundo tem como base os produtos processados e ultraprocessados. Além de um veneno para a saúde, usam muitos recursos e emitem poluentes para serem produzidos e distribuídos. Sem contar o lixo que geram. Ao adotar uma alimentação natural, não só o corpo será privilegiado, mas também o solo, que fica mais fértil com as policulturas. Sem contar todos os outros setores envolvidos;

5- Praticar esportes e atividades ao ar livre

A vida ao ar livre é muito melhor do que dentro de casa, mexendo no celular, tablet ou na frente da televisão. Deixe os eletrônicos em casa, esqueça as redes sociais e aproveite o tempo livre para praticar esportes, pedalar, passear e curtir com a família em parques, locais com áreas verdes e belezas naturais;

6- Escolha um dia da semana para não consumir carne

Os seres humanos são onívoros e, por isso, dá para entender quem não quer adotar uma dieta 100% vegetariana ou vegana (muito embora haja pratos e receitas maravilhosos apenas com vegetais). Entretanto, se cada um não consumir nenhum tipo de carne por apenas um dia da semana vai haver um ganho enorme para o planeta. A produção de carne é necessária, mas em grande escala traz diversos prejuízos para o meio ambiente.

7- Cultive plantas

Encha sua morada de plantas, seja ela um apartamento ou uma casa. As plantas embelezam os ambientes, reduzem a temperatura, purificam o ar, atraem pássaros e insetos e tornam as cidades muito mais bonitas e acolhedoras. E tem mais: o manejo e o contato com a terra são ótimos para a mente.

8- Separe o lixo

Dê a destinação correta ao lixo produzido em casa. O gás metano produzido nos aterros sanitários têm efeito estufa 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Separe papel, metais, plásticos, vidros e o lixo orgânico e, se não houver coleta seletiva na sua região, procure um ponto de descarte de recicláveis. Restos de vegetais e folhas podem ser armazenados, formando compostagem para adubar as plantas.

9- Ensine aos filhos a importância das atitudes sustentáveis

Como dito acima, tornar as atitudes sustentáveis parte do dia a dia é a melhor maneira de fazer as crianças encararem aquilo como um hábito, não apenas uma coisa esporádica. Contudo, é preciso ensiná-las a razão e a importância de agir assim e mostrar projetos de sustentabilidade no Brasil. Melhor ainda, se tudo isso for feito de maneira lúdica.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...
Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...