Sustentabilidade

Atitudes sustentáveis para quem tem carro

Compartilhe em:

Atitudes sustentáveis para quem tem carro

Confira simples atitudes sustentáveis para utilizar seu veículo com sabedoria e sem muito prejuízo para o meio ambiente

Se você precisa do veículo para trabalhar ou estudar, pode adotar algumas atitudes sustentáveis para minimizar o impacto que o veículo causa no meio ambiente. Assim, além de ficar com a consciência tranquila, você pode ajudar na preservação do planeta.

Por mais que muitas pessoas não se preocupem com esse ponto, é importante fazermos a nossa parte para mudarmos a sociedade aos poucos. O bom exemplo gerado por você pode incentivar terceiros a adotarem práticas mais benéficas nesse sentido.

Quer conhecer as principais atitudes sustentáveis que podem ser adotadas imediatamente para ajudar o planeta? Então, vem com a gente!

Garantir o correto descarte dos fluidos do veículo

A maioria das pessoas realiza a troca de fluidos diversos do carro em oficinas e postos de combustível que fornecem esse tipo de serviço. Então, é impossível garantir que os fluidos usados sejam descartados corretamente. Ainda assim, é importante tentar entender para onde eles levados.

Essa “inspeção” pode ser feita em um bate-papo rápido com os responsáveis pela troca. Na conversa,  você pode descobrir se o óleo de freio, de embreagem, de direção, entre outros, são descartados de acordo para que não poluam rios, mares e o meio ambiente em geral.

Em caso de dúvidas ou suspeitas sobre o descarte impróprio, denuncie a estabelecimento responsável pela troca de óleo para o IBAMA no telefone 0800-618080 (ligação gratuita).

Usar menos o ar condicionado

O ar condicionado é uma grande comodidade para os dias quentes no Brasil. O ar gelado do equipamento garante um refresco quando se está preso no trânsito das grandes cidades. No entanto, é importante usar esse recurso com bastante sabedoria.

A mudança de comportamento no uso do ar condicionado é uma das atitudes sustentáveis que podemos inserir na rotina sem muita dificuldade. Aqui, a dica é aproveitar a manhã e o fim da tarde para curtir  a brisa mais fresca e, desse modo, deixar o acessório desligado.

E isso é importante por um bom motivo: o ar condicionado é responsável por um aumento do uso de combustível de até 20%. Desse modo, esses gases nocivos à atmosfera são liberados mais rapidamente quando o mesmo está em funcionamento. Assim, é importante usá-lo somente nos momentos críticos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Manter a manutenção do carro em dia

Uma simples manutenção preventiva pode ser uma das muitas atitudes sustentáveis com o carro para ajudar o meio ambiente. Regulagens e calibrações na parte mecânica ou elétrica do carro podem ajudar bastante na redução dos gases emitidos pelos veículos.

Além disso, pneus bem calibrados e alinhados, por exemplo, desgastam mais devagar e, desse modo, não se tornam lixo rapidamente. A borracha deles, nesse sentido, é um dos componentes que mais geram poluição para a natureza.

Leia também: Hora exata para trocar pneus, descubra a ideal

Oferecer e pegar caronas regularmente

Encher o carro de pessoas para se deslocar é uma das atitudes sustentáveis para inserirmos em nossas vidas. Além disso,  também é uma boa solução para o desafio de mobilidade urbana das grandes cidades.

Ao trocar o uso de três ou quatro veículos por apenas um, você está tirando as origens de poluição das ruas e, de quebra, cooperando para um trânsito melhor. Ah, além de oferecer carona para colegas de faculdade e trabalho, opte por aceitar a carona desse grupo, para que seu carro possa ficar em casa alguns dias da semana.

Dicas de atitudes sustentáveis

Não usar o carro todos os dias

Além de usar a carona de terceiros para deixar o carro em casa, possivelmente você pode mudar alguns hábitos para utilizar outros meios de transporte no dia a dia. Atualmente, bikes e patinetes elétricos são bem utilizados para esse deslocamento mais curto nos centros urbanos.

Assim, é importante refletir se existe a possibilidade de mudança. Muitas pessoas nem se dão conta de que é possível deixar o carro em casa alguns dias na semana para aproveitar esses meios alternativos de deslocamento ou, ainda, o próprio transporte público da cidade.

Sabemos que deixar o automóvel na garagem pode ser muito difícil. Além do conforto, boa parte dos motoristas pagam seguros caríssimos para proteger esses bens e, dessa forma, sentem-se obrigados a utilizá-los para “fazer o dinheiro valer”.

Uma nova modalidade de seguro pensada em atitudes sustentáveis

Pensando nesse dilema, a Thinkseg criou um seguro auto inovador, o Pay Per Use. Com ele o usuário paga apenas uma mensalidade baixa e alguns centavos por quilômetro rodado. Dessa forma, ao deixar o veículo em casa, o motorista economiza na proteção do seu automóvel.

Essa mudança de atitude permite que hábitos sustentáveis sejam adotados sem maiores consequências. Isso porque o valor do seguro é calculado com base na quantidade de uso do carro. Assim, você pode usá-lo apenas nas situações importantes, quando o veículo se mostra fundamental para o deslocamento.

Desse modo, você mantém seu automóvel devidamente protegido e, de quebra, ainda ajuda ativamente na preservação do meio ambiente. E, dependendo de como você escolhe se deslocar, ainda pode contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde. Então, aproveite para repensar sua relação com os veículos automotivos!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...
Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...