Sustentabilidade

Conheça os 7 tipos de poluição

Compartilhe em:

tipos de poluição

Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e da evolução tecnológica. O problema é que nunca houve uma preocupação com práticas sustentáveis e o preço desta falta de consciência já está sendo cobrado e não é baixo. São diversos os tipos de poluição existentes.

As mudanças bruscas no meio ambiente – causadas pelo homem ou por acontecimentos naturais – são o que chamamos de impacto ambiental. Desmatamento, poluição, como os carros podem contribuir para a poluição do ar, impermeabilização do solo, queimadas e contaminação do solo são os exemplos mais frequentes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Consequências das ações do homem

Alguns dos resultados destas ações descontroladas são:

  • Efeito estufa;
  • Aquecimento global;
  • Excesso de chuva em algumas regiões e falta em outras;
  • Descontrole das temperaturas (com verões muito quentes e invernos rigorosos);
  • Derretimento de geleiras;
  • Elevação do nível dos oceanos;
  • Extinção de espécies;
  • Transformação de regiões em desertos.

Na saúde da população, o ar poluído afeta principalmente os pulmões, causando doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer. Os gases poluentes são originados do tráfego de veículos, de lixões e da agricultura, geralmente pela queima dos combustíveis fósseis.

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), tais consequências afetam as condições de vida da população, as atividades socioeconômicas, os seres vivos e seus ecossistemas, os recursos ambientais e sua disponibilidade.

Entre os diversos problemas causados pelo homem, um dos mais preocupantes é o aumento dos tipos de poluição em suas diferentes formas. Isso porque a questão tomou proporções tão grandes no planeta que acabou ganhando categorizações.

O que é poluição?

A poluição consiste no despejo de substâncias ou de energia no meio ambiente que causam alterações físicas e químicas com efeito negativo em seu equilíbrio. Ela acontece naturalmente ou pelo homem e afeta o ecossistema como um todo. 

No ranking de países mais poluidores do mundo, o Brasil ocupa a sexta posição, emitindo sobretudo gases do efeito estufa. A maioria das emissões está associada ao desmatamento e à degradação do solo, ou seja, em razão da poluição atmosférica e do solo.

Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade de poluentes considerada aceitável para um metro cúbico de ar é de, no máximo, 20 microgramas. Cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Cubatão (SP), Campinas (SP) e Curitiba (PR) são vistas como as mais poluídas do país. Mas você sabe quais os tipos de poluição?

Tipos de poluição

Poluição atmosférica

A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. Os tipos de poluição são causados pela contaminação do ar por:

  • Gases;
  • Líquidos e partículas sólidas em suspensão;
  • Material biológico e energia, considerados poluentes para a atmosfera.

Isso provoca alterações climáticas, como a intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.

Nos grandes centros urbanos, a poluição do ar altera a qualidade de vida da população, o que acarreta a multiplicação e o agravamento de doenças respiratórias. E como os carros podem contribuir para a poluição do ar? Emitindo monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP).

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 7 milhões de mortes prematuras em todo mundo são causadas por poluição do ar dentro e fora de casa, sendo um importante fator de risco que afeta a população.

Poluição hídrica

A poluição hídrica é a contaminação ou alteração química das águas dos rios, lagos, oceanos e subterrâneas. As principais situações estão relacionadas ao:

  • Lançamento de esgotos sem tratamento em áreas urbanas;
  • Depósito irregular de resíduos sólidos nos rios;
  • Escoamento de compostos químicos e outros compostos pela agricultura e por indústrias.

É importante destacar que o lixo e a poluição de ruas, estradas e solo em geral é arrastada pela água da chuva em direção aos mananciais. Isso causa impactos no ecossistema e em toda a cadeia alimentar desses ambientes. 

Entre os tipos de poluição, a poluição dos oceanos é ainda mais preocupante. Ela pode resultar na extinção de muitas espécies, causando desequilíbrio ecológico e prejuízos ao habitat, além da degradação das regiões costeiras.

Poluição do solo

É causada pela alteração do ambiente e introdução de componentes químicos. A produção agrícola é a principal responsável pela poluição do solo e a mais afetada por ela. Em geral, ocorre pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes, insumos agropecuários e metais pesados.

Além disso, nos lixões, que diferente dos aterros sanitários não protegem o solo da decomposição do lixo, ocorre a produção de um líquido poluente chamado chorume. Ele penetra no solo e pode causar problemas ambientais por meio da contaminação do solo.

Poluição térmica

Embora pouco conhecida, a poluição térmica é um dos tipos de poluição que pode gerar impactos significativos. Ocorre com o aumento ou a diminuição da temperatura do meio de suporte de algum ecossistema, como um rio, afetando a fauna e a flora ali presentes. A poluição térmica pode ocorrer na atmosfera ou nas águas. A liberação de resíduos quentes por uma usina nuclear, por exemplo, desequilibra totalmente o meio.

Poluição sonora e visual

A poluição sonora e a poluição visual são consideradas problemas no espaço urbano, em que há aglomeração de pessoas. A poluição sonora consiste no excesso de ruídos gerados pelo trânsito, por construções civis e por equipamentos eletrônicos, que causam desconforto e prejuízos à saúde da população.

Já a poluição visual acontece pela grande quantidade de publicidade e formas de comunicação expressas em anúncios, placas, outdoors, além de fios elétricos, vandalismos, entre outros. Esse excesso é considerado prejudicial, tanto em relação à condição estética das cidades, quanto no desenvolvimento de desconforto e estresse na população.

Poluição luminosa

Consiste no excesso de luz artificial emitida pelas cidades grandes de várias formas, como:

  • Iluminação pública;
  • Anúncios publicitários luminosos;
  • Sinalizações, luminárias externas, entre outras.

 A poluição luminosa pode afetar o funcionamento saudável dos organismos vivos. A perturbação das condições naturais de luz e escuridão influencia em vários fatores do comportamento de animais e plantas.

Além disso, esse tipo de poluição produz outros impactos ambientais. Isso porque requer um maior consumo de energia elétrica que, muitas vezes, é proveniente das usinas termelétricas — resultante da queima de combustíveis fósseis que potencializam o efeito estufa.

Poluição radioativa

Devido aos diversos efeitos negativos, a poluição nuclear é considerada muito perigosa. Ela é proveniente da radiação, ou seja, do efeito químico de resíduos da energia nuclear ou atômica. Na maioria das vezes, a poluição radioativa resulta do lixo gerado nas usinas nucleares que, em excesso, pode causar mutações genéticas e originar doenças, como câncer. 

Como mudar este cenário e diminuir os tipos de poluição?

Nos últimos anos têm ocorrido enormes avanços na redução da poluição, estímulo às práticas sustentáveis e conscientização sobre os efeitos negativos da poluição por meio da educação ambiental. Porém, ainda é necessário adotar medidas mais amplas e eficazes, a fim de reduzi-la, e fomentar os cuidados com o meio ambiente.

Algumas ações pode ajudar como:

  • Incentivar o uso de energia limpa;
  • Melhorar os combustíveis utilizados no transporte;
  • Reduzir as emissões veiculares;
  • Incentivar o tratamento dos resíduos e a coleta seletiva;
  • Aumentar a fiscalização das ações;
  • Oferecer incentivos fiscais às empresas.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...
Dez documentários sobre sustentabilidade para você refletir
Não é de hoje que nossos hábitos têm impactado o meio ambiente e prejudicado o planeta. Apesar de todos...