Sustentabilidade
Auto

Combustíveis renováveis: quais as opções?

Compartilhe em:

combustíveis renováveis

Entenda o que são os combustíveis renováveis e quais são seus benefícios para o meio ambiente

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e todas as questões relacionadas têm sido pauta de discussões cada vez mais presentes no nosso cotidiano. 

Como sabemos, nem todos os recursos são infinitos. Se seguirmos com o consumo e a poluição desenfreada, a tendência é que, daqui alguns anos, muita coisa deixe de existir, prejudicando nossa vida aqui na Terra. 

Neste sentido, muito se discute sobre a forma de encontrar novos recursos a serem explorados que sejam mais amigáveis com o meio ambiente e entre em consonância com um estilo de vida mais sustentável. 

Essas iniciativas são voltadas, principalmente, para encontrar soluções menos agressivas, principalmente no que diz respeito ao uso de combustíveis – automotivos e industriais -, um dos principais poluentes do nosso ar. 

Também conhecidos como fonte de energia renovável, os combustíveis renováveis têm sido uma grande aposta para diminuir esses impactos, uma vez que são muito menos nocivos ao meio ambiente. 

Mas afinal, o que são e como funcionam esses combustíveis? Acompanhe a seguir pois é justamente sobre isso que falaremos hoje!

O que são combustíveis renováveis? 

Em linhas gerais, os combustíveis renováveis são recursos energéticos obtidos através de matérias orgânicas – também chamada de biomassa. Eles podem se regenerar normalmente em um curto espaço de tempo. 

Basicamente, todos os organismos capazes de realizar fotossíntese (ou derivados) podem ser utilizados para produção desses combustíveis. Alguns deles são o bagaço de cana, o óleo vegetal, restos de madeira e até mesmo o lixo urbano. 

Em sua maioria, são considerados fontes inesgotáveis de energia que, consequentemente, causam menos impactos no meio ambiente. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais são eles? 

Dentre os combustíveis renováveis mais comuns de serem encontrados nas cidades, podemos destacar: 

Biodiesel

Combustível líquido considerado fonte de energia renovável, o biodiesel é produzido a partir de fontes vegetais ou animais. Normalmente é utilizado óleo vegetal, de girassol, mamona soja ou gordura animal. 

Trata-se, portanto, de um produto natural e biodegradável, com baixo teor poluente, que pode ser usado como uma alternativa ao diesel de petróleo. 

Esse tipo de combustível é utilizado usualmente na área de transportes, principalmente em automóveis, caminhões e até mesmo tratores.

Etanol

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o etanol é um dos combustíveis renováveis mais populares e utilizados principalmente nos veículos de passeio brasileiros.  

Ele é obtido através da fermentação controlada e pela destilação de resíduos vegetais (cana-de-açúcar). O etanol é considerado uma substância pura e uma alternativa menos nociva ao meio ambiente. 

Além dessas vantagens, o etanol é relativamente mais barato do que a gasolina comum. Ele é, inclusive, mais vantajoso financeiramente para os motoristas.

Biogás

Produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, o Biogás, apesar de não ser muito utilizado em automotores, deve ser mencionado pois é um combustível que ainda assim faz parte do nosso dia a dia. 

Isso porque ele é utilizado principalmente nos fogões e até mesmo na geração de energia elétrica – algo indispensável para nossa sobrevivência. 

Com suas matérias-prima de origem orgânica, o biogás apresenta queima mais limpa e eficiente quando comparado aos demais combustíveis, principalmente em relação ao diesel. 

Quais as vantagens de sua utilização?

combustível renovável

Existem inúmeros benefícios associados ao uso dos combustíveis renováveis. Se você ainda está em dúvida sobre a sua verdadeira eficiência, nos separamos algumas delas a seguir: 

  • Diminuição do efeito estufa e da poluição atmosférica
  • Substitui o uso de combustíveis fósseis
  • Energia com queima mais limpa e menos agressiva para o meio ambiente
  • Fontes de energia renovável
  • Produzidos a partir de recursos considerados inesgotáveis
  • Aumento considerável da vida útil dos motores
  • Custos relativamente mais baixos do que outros combustíveis
  • Não são tóxicos, nem corrosivos

Aproveite a oportunidade de contribuir com o planeta!

Ainda assim, por menos poluente que o combustível seja, a melhor forma de colaborar com o meio ambiente é optando por meios de transporte alternativos. Eles contribuem  não só com uma redução na poluição, mas também para uma melhora na mobilidade urbana

Neste sentido, ir de bicicleta ao trabalho e deixar o carro apenas para os passeios e destinos mais longes é uma das soluções que mais vem ganhando adeptos nos últimos tempos. 

Isso porque, além de uma melhora na qualidade de vida, muitas pessoas têm enxergado nisso uma oportunidade de economia. 

Os gastos são consideravelmente menores, principalmente quando se trata do abastecimento do veículo e do seguro auto

Com a modalidade de seguro auto pago por uso, por exemplo, quanto menos usar o carro, menos paga no final do mês. Esse tipo de seguro, vem com uma proposta inovadora que promete revolucionar o mercado brasileiro. 

O incentivo a utilização de transportes alternativos, gera benefícios não só para o meio ambiente mas também para o seu bolso. 

Ainda não conhece o seguro pago por uso da Thinkseg? Entre em contato e descubra como o Seguro Pay Per Use vai mudar a sua vida!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...