Auto

Kit gás de carro: o que é?

Compartilhe em:

kit gás de carro

Entenda o que é e como funciona o Gás Natural Veicular e em quais casos ele é indicado

Embora o kit gás de carro já tenha tido os seus momentos de glória no Brasil, muitas pessoas ainda procuram esse tipo de combustível pelo seu baixo preço em relação às demais opções disponíveis. 

No entanto, embora apresente algumas vantagens para os motoristas, há quem ainda não conheça e sequer saiba como funciona o kit gás. Por isso, é necessário esclarecer algumas dúvidas sobre o produto. 

E é justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje! Acompanhe a seguir. 

O que é o kit gás de carro?

Trata-se de um tipo de combustível mais puro, sem aditivos ou variações. Ele é obtido em rochas porosas, calcárias ou em arenitos no subsolo – normalmente nas mesmas jazidas de onde se extrai o petróleo – em estado gasoso. 

Sua composição é basicamente de hidrocarbonetos leves, principalmente de metano e etano.Assim, é uma opção menos agressiva ao meio ambiente, reduzindo cerca de 65% na emissão de gases poluentes no planeta. 

Para que seja utilizado com a finalidade de abastecimento do veículo, é necessário que seja instalado um kit – composto por um cilindro que substituirá o tanque de gasolina do carro. 

Como é feita essa instalação? 

Antes de mais nada, se você está pensando em instalar um kit gás no seu carro, tem algumas coisas que é preciso saber. Esse tipo de modificação deve ser feito por um profissional especializado e uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Isso porque é necessário conhecer bem todo o processo para garantir a sua segurança e de quem vai andar no carro com você. 

Após encontrar um profissional de confiança para realizar o serviço, é feita a adaptação do carro para receber os componentes do kit gás. Eles serão escolhidos de acordo com a capacidade e necessidade do seu veículo. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quanto custa um kit gás?

Em média, os valores para instalar um kit gás veicular variam de acordo com o modelo e capacidade do cilindro escolhido, uma vez que existem diversos modelos e gerações no mercado. 

Para se ter uma ideia, o mais recente e moderno modelo de kit gás é o kit Geração 5, que pode custar até R$ 3.990 para o bolso do condutor. 

Quais as vantagens de usar esse combustível alternativo?

Para quem opta por utilizar o kit gás como combustível no veículo, é possível se obter uma série de benefícios: 

Mais economia

Uma das vantagens mais mencionadas por quem usa o kit gás está justamente na economia. Isso porque embora pareça uma alternativa mais cara, no final das contas, é completamente o contrário. 

Seu custo é consideravelmente mais barato do que o do álcool e gasolina, apresentando ainda um rendimento superior ao dos veículos que rodam pela cidade com os outros combustíveis. 

Mais difícil de adulterar

Só quem já abasteceu com combustível adulterado sabe o prejuízo e a dor de cabeça que isso pode causar. 

No entanto, quem abastece com o gás natural veicular dificilmente vai sofrer com esse problema. Como ele é encanado e distribuído diretamente para os postos de combustível, sua adulteração é bem improvável de acontecer, o que dá mais segurança para os motoristas. 

Maior rendimento

Outra vantagem está no rendimento superior ao dos veículos abastecidos com etanol e gasolina. 

Especialistas afirmam que 1 metro cúbico do gás é capaz de percorrer uma distância de 13 quilômetros, enquanto um carro abastecido com álcool percorre apenas 7 quilômetros por litro. 

Alternativa menos poluente

Como já mencionamos anteriormente, o gás natural veicular é uma alternativa menos poluente para o planeta. Ele emite cerca de 20% a menos de dióxido de carbono (CO2) quando comparado à gasolina e 15% a menos se comparado ao etanol. 

Existe alguma desvantagem? 

Na verdade, existem sim alguns pontos negativos em instalar um kit gás de carro. Dentre as principais desvantagens do produto estão: 

  • Perda de potência: especialistas apontam que, em alguns casos, a perda de potência pode chegar a cerca de 10% dependendo do veículo;
  • Menor capacidade do porta-malas: como o cilindro fica instalado no porta-malas, perde-se espaço para bagagens e outros itens que seriam carregados ali;
  • Perda de garantia da montadora: por não ser algo que vem de fábrica, ainda que a instalação seja feita em uma autorizada da montadora, o veículo pode perder sua garantia; 
  • Menos disponibilidade: o gás não pode ser encontrado em todos os postos de combustível, sendo necessário encontrar uma unidade que o disponibilize. 

Além disso, em alguns casos você pode ter algumas restrições quando for contratar o seu seguro auto, visto que muitas seguradoras consideram o kit gás como cobertura adicional. 

No entanto, a boa notícia é que algumas empresas – como é o caso da Thinkseg – oferecem o seguro auto pago por uso, que possui cobertura completa sem ressalvas. 

Caso você esteja pensando em aproveitar as vantagens do gás natural veicular, não deixe de entrar em contato conosco para desfrutar também de um seguro auto pago por km completo e que te ajuda a economizar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...