Auto

Álcool ou gasolina no inverno?

Compartilhe em:

Álcool ou gasolina

Entenda qual o melhor combustível para abastecer o seu veículo nos meses em que a temperatura está mais baixa

Uma dúvida muito comum de quem possui carro flex, o abastecimento com álcool ou gasolina pode ser um grande dilema, independente da época do ano. 

Isso porque os preços dos dois combustíveis costumam variar muito durante o ano. Apesar de terem a mesma finalidade, é importante saber que eles podem apresentar diferentes efeitos no veículo. 

Sendo assim, com o objetivo de desmitificar o uso das duas opções de combustível, nós preparamos um conteúdo especial para te ajudar a decidir qual o melhor para o seu carro, seja no inverno ou em qualquer outra estação. Confira!

Principais diferenças entre o álcool e a gasolina

Além do nome, existem algumas outras diferenças entre os dois combustíveis. 

A gasolina tem sua origem fóssil formada por hidrocarbonetos e compostos orgânicos. Já o etanol é proveniente de substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído. 

Traduzindo, a gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo passando por diferentes processos de refino. Já  o popular álcool é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar. 

Em linhas gerais, quando se trata de consciência ambiental, o etanol se apresenta sendo um combustível ecologicamente correto. Portanto, é escolha mais acertada para quem deseja contribuir com a redução de gases poluentes na atmosfera. 

Além disso, esse tipo de combustível costuma ter um valor muito menor quando comparado ao da gasolina, o que torna seu uso mais popular nas cidades. 

No entanto, quando falamos do poder calorífico, o etanol deixa um pouco a desejar, uma vez que ele tem apenas 70% do poder da gasolina. Ou seja, para que o motor funcione com mais potência, é necessário utilizar mais litros para se equivaler a gasolina. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carro flex não pode ser abastecido apenas com um tipo de combustível?

Trata-se de um mito. A verdade é que nos carros flex mais novos, os chips são capazes de identificar um ou outro combustível e não há qualquer problema se você optar por abastecer somente com álcool ou gasolina.

Na verdade, o que não é recomendado é que se esvazie o tanque com um ou outro e, após abastecer o veículo, se pare-o logo em seguida. O ideal é rodar no mínimo por 10 minutos para que a central reconheça a mudança. 

Álcool faz o carro não pegar no frio?

Álcool no inverno

De fato, pode acontecer de que o seu veículo que esteja abastecido com etanol tenha maior dificuldade para ligar numa manhã fria. Isso acontece devido ao poder calorífico, como destacamos anteriormente. 

Nas baixas temperaturas, o etanol não consegue atingir uma boa quantidade de vapores para fazer com que o motor pegue rapidamente. Por isso, é  indispensável que o carro tenha um sistema de partida a frio, que pode ser com o tanquinho ou sem. 

O tanquinho, nada mais é do que um reservatório localizado próximo ao compartimento do motor do carro. Ele tem como objetivo injetar uma pequena quantidade de combustível no momento da partida, facilitando a ignição. 

Recomenda-se que ele seja abastecido regularmente com gasolina de boa qualidade para que você não tenha problemas ou surpresas ao tentar ligar o seu carro no inverno – ainda que ele esteja com etanol no tanque de combustível.

Qual é o melhor para o motor?

Se mesmo com as informações acima você ainda não conseguiu identificar qual o melhor combustível para o seu carro, reunimos algumas vantagens e desvantagens de cada um deles para te ajudar!

Vantagens do etanol

  • O Etanol tem uma queima mais limpa e, portanto é melhor para o meio ambiente; 
  • Forma menos carbonização;
  • É melhor para a potência do carro;
  • Costuma ter preços menores;
  • Deixa o motor do carro mais limpo. 

Desvantagens do etanol

  • Menos eficiente que combustíveis fósseis;
  • Não é tão eficiente no frio;
  • Acelera o desgaste natural das peças.

Vantagens da gasolina

  • Se mostra um combustível mais eficiente;
  • Ótimo para lubrificar o motor do carro;
  • Não apresenta falhas na partida;
  • Melhor queima de combustível.

Desvantagens da gasolina

  • Maior emissão de gases poluentes;
  • Maior acúmulo de resíduos nas válvulas do motor;
  • Preço mais elevado quando comparada ao etanol. 

É necessário algum cuidado específico com o veículo?

Uma das dicas mais importantes, independente da estação do ano, é realizar as manutenções preventivas. Elas são essenciais para que o seu carro funcione perfeitamente em qualquer ocasião. 

Esteja atento às trocas de óleo de acordo com as recomendações do fabricante, abasteça apenas em postos de combustível de confiança para não correr o risco de colocar combustível adulterado no seu veículo. Além disso, faça visitas regulares à um bom mecânico.

Assim, você consegue prevenir os inconvenientes e rodar mais tranquilamente com seu veículo pela cidade. 

Vale lembrar que isso não te deixa isento de ‘surpresas’ desagradáveis. Portanto, é importante, manter sempre em dia o seu seguro auto para evitar ainda mais prejuízos!

Com o seguro pago por uso da Thinkseg, você ainda consegue economizar um bom dinheiro no final do mês. Isso porque nesta modalidade, você paga apenas um valor de assinatura mensal + poucos centavos por km rodado. 

Só vantagens, não é mesmo?! E aí, tá esperando o que para proteger o seu veículo?!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...