Auto

Cuidados com o motor no inverno

Compartilhe em:

cuidados com o motor no inverno

Época mais fria do ano exige cuidados especiais com o veículo. Saiba como aplicá-los da forma correta

Quando os termômetros começam a cair e as baixas temperaturas vão se aproximando, muita gente já sabe que é hora de aplicar certos cuidados para que seu veículo não apresente nenhum problema. 

No entanto, há quem ainda não saiba o que fazer diante dos efeitos causados pelo frio no carro e nem por que isso acontece. 

Sendo assim, reunimos uma série de informações sobre as principais causas de problemas no carro nessa época do ano e especificamente dos cuidados com o motor flex. Confira a seguir!

Principais problemas com o carro no frio

Com a chegada do frio, diversos problemas podem aparecer no seu veículo: as baixas temperaturas prejudicam os componentes do motor, a bateria, os limpadores e diversas outras engrenagens do carro. 

Isso porque o frio exige mais da bateria do carro, reduzindo a velocidade de reação dos componentes químicos. Aí então, é necessário um esforço maior para que ele dê partida, o que pode ocasionar as falhas ou até ‘engasgar’ o carro. 

O combustível do veículo também tende a sofrer alterações nessa época do ano, principalmente se estivermos falando do etanol. 

Isso porque o seu poder calorífico é consideravelmente menor do que o da gasolina, demorando mais para aquecer e, portanto, cumprir o seu papel de combustão. 

Além disso, dependendo da temperatura da sua cidade, os fluídos do carro também podem ser afetados. Em cidades onde os termômetros ficam abaixo dos 2ºC, há o risco de que eles congelem. 

Cuidados preventivos com seu carro

Diante de tantos problemas ocasionados pelo frio, você deve estar se perguntando o que é possível fazer para evitá-los. Sendo assim, reunimos algumas dicas para que você fique atento e não tenha maiores problemas com seu veículo. Confira!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Cuidados com a bateria

Um dos componentes mais importantes do veículo, a bateria demanda cuidados especiais para evitar a sua deterioração no inverno. 

A principal dica aqui, é manter a manutenção preventiva em dia. Fique sempre de olho nas suas condições de carga para evitar surpresas desagradáveis após uma noite fria. 

Um dos indicativos de que algo não vai bem com a sua bateria é quando o motor roda com lentidão no momento em que gira a chave de partida. 

Ao menor sinal de falha, é necessário consultar um mecânico de confiança para verificar se há a possibilidade de recarga ou se deverá realizar a troca do equipamento . 

Combustível de motor flex cuidados

Cuidados com o motor

Uma das principais vantagens dos carros mais modernos está na possibilidade de abastecer o veículo tanto com etanol, quanto com gasolina. Normalmente, os preços entre eles costumam oscilar e é possível economizar de acordo com a sua escolha. 

No entanto, quem opta por utilizar o etanol no inverno pode se deparar com um problema bem comum. Conforme apresentamos anteriormente, esse tipo de combustível possui menor poder calorífico, demorando mais para ser acionado em baixas temperaturas. 

Para resolver este problema é que existe o tanquinho de partida a frio, que ajuda na combustão do motor para que o carro funcione mais facilmente. 

Acontece que muitas pessoas esquecem de abastecê-lo da forma correta, o que resulta numa dor de cabeça para fazer com que o veículo pegue. 

A dica portanto, é verificar sempre que for ao posto de combustível como está a situação desse tanque. Procure renovar sempre a gasolina, evitando que ela fique velha e entupa o sistema. 

Cuidados com a vela de ignição 

Ao tentar dar partida com o carro ainda frio, ele pode não pegar  de primeira. E muitos motoristas continuam tentando fazê-lo pegar no ‘tranco’. Porém, essa prática não é recomendada pois pode resultar no encharcamento das velas. 

O mais indicado é que, se o veículo não pegar de primeira, você  desligue o carro e aguarde até que o combustível utilizado na partida evapore por completo, para então tentar novamente. 

Caso o problema persista, recomenda-se que você acione o seguro auto para guinchá-lo até um mecânico de confiança. 

Ar-condicionado e fluidos merecem atenção especial

Embora seja quase impensável ligar o ar-condicionado do carro no frio, essa prática é necessária ao menos uma vez na semana. Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias e garantir que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados. 

Além disso, também é essencial ficar atento aos fluidos do veículo, principalmente ao do reservatório do radiador. Isso porque com o líquido correto, altera-se o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que a ela ferva ou congele. 

Sendo assim, realize a troca de óleo, fluidos do radiador e outros componentes periodicamente de acordo com as recomendações do fabricante para evitar maiores problemas. 

Mantenha a atenção com os pneus

Embora essa recomendação seja necessária em qualquer época do ano, no frio o ar costuma ser mais denso, condensando também o ar dentro dos pneus, que podem acabar reduzindo sua pressão. 

Portanto, é importante verificá-los semanalmente, incluindo o estepe, para certificar-se que eles estejam em boas condições de rodar pela cidade. 

Seguindo essas recomendações com os cuidados com o motor flex, você não só previne que o seu veículo se deteriore mais rápido, como também garante que não vai ficar na mão, mesmo nos dias mais frios do ano!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...