Sustentabilidade

Coisas que você consegue reciclar na sua casa

Compartilhe em:

Reciclagem em casa

Saiba como reciclar itens que provavelmente iriam para o lixo e aprenda a dar uma nova roupagem para eles!

Diariamente, toneladas de lixo são descartadas nas cidades – muitas vezes de maneira indiscriminada – sem qualquer consciência ecológica, contribuindo para um aumento significativo da poluição e diversos impactos no meio ambiente. 

No entanto, nos últimos anos, a busca por alternativas mais sustentáveis relacionadas a reciclagem em casa tem crescido consideravelmente, o que nos leva ao nosso assunto de hoje. 

Conhecido comumente como upcycle, o ato de dar uma nova ‘roupagem’ para um objeto, produto ou embalagem que possivelmente seria descartado é uma das formas mais práticas e eficazes de se aplicar no dia a dia. 

Pensando nisso, reunimos uma série dicas com coisas que você pode reciclar em casa e contribuir para um planeta mais sustentável. Confira!

Recipientes de vidro

As embalagens de vidro como as dos potes de azeitona ou outros alimentos podem facilmente ser reutilizadas para guardar diferentes objetos na sua casa. 

Você pode acondicionar temperos, plantas e até mesmo reservá-los para guardar óleo de cozinha usado, para posteriormente realizar o descarte correto. 

Além disso, é possível personalizá-los para que eles se transformem em bons itens de decoração. Com tinta plástica, fitas e outros recursos de artesanato, você pode abusar da criatividade para customizá-los de acordo com a sua vontade!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Potes plásticos

Potes de sorvetes, margarina e outros recipientes plásticos que comumente são jogados fora com o término dos produtos, podem ganhar uma nova utilidade dentro do seu lar. 

Isso porque eles são ótimos para guardar alimentos – como as sobras de um jantar que não serão descartadas – ou até mesmo para dividir a comida daquele aniversário com os amigos para que eles levem para casa. 

Cascas e sobras de alimentos

reciclar em casa

Todo o material orgânico que sobra após a preparação de uma refeição – como as cascas e as sobras – não precisam ser necessariamente descartados. 

Há diversas formas de tratá-los sem que o lixo precise ser o seu destino final. Dentre elas podemos destacar as duas principais tratativas: a compostagem e a utilização para adubagem de plantas. 

Basicamente, compostagem é um conjunto de processos biológicos que funciona como uma reciclagem natural do lixo orgânico doméstico. Nela, os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria. 

Tudo isso, é transformado em húmus, um material fértil e muito rico em nutrientes, que pode ser usado para diferentes finalidades. 

Para realizar o processo, é necessário possuir uma composteira – local apropriado para o depósito e compostagem do material – que pode ser encontrada em casas de jardinagem ou ainda ser construída em casa. 

Roupas e jeans velhos

O mais indicado a se fazer quando uma roupa não lhe serve mais, é doá-la para alguém que poderá fazer melhor proveito da peça. 

No entanto, quando a roupa não está mais em condições de uso, você pode reaproveitá-la para outras utilidades na sua casa. Peças de algodão e materiais mais macios podem se tornar bons panos para limpeza. 

Já os jeans velhos, podem ser readaptados para se transformarem em bolsas, capas para almofadas e outros itens que a sua criatividade permitir. 

O mesmo vale para cobertores e toalhas, que não precisam necessariamente ser jogados fora. É possível dar uma cara nova para que eles ocupem outras funções no dia a dia. 

Embalagens de presente

Sabe aquela linda caixa de presente que você ganhou no natal passado? Você pode evitar o descarte desnecessário reaproveitando para presentear outra pessoa. 

Essa é uma maneira sustentável de evitar que embalagens que normalmente são usadas apenas uma vez, vão parar no lixo, poluindo ainda mais o meio ambiente. 

Caixas de papelão e jornais

Indispensáveis para mudanças, as caixas de papelão também podem fazer parte do seu projeto de reciclagem em casa. Isso porque, muitas delas após serem utilizadas são descartadas sem qualquer pudor. 

No entanto, para evitar que isso aconteça, você pode encontrar um cantinho para acomodá-las até que seja necessário utilizá-las novamente. 

Dessa forma, sempre que precisar carregar itens frágeis, guardar objetos no porão ou até mesmo realizar uma nova mudança, você não precisará comprar ou procurar outras caixas. 

O mesmo vale para os jornais velhos. Além de ajudar a proteger os itens, eles podem ser utilizados para servir como proteção para as crianças brincarem com tinta ou até mesmo para proteger a mesa, sendo colocados embaixo da toalha para evitar acidentes. 

Use e abuse da sua criatividade!

Como você pode ver, diversos itens podem ganhar uma nova utilidade no seu lar, ajudando não só a diminuir a quantidade de lixo produzido, mas também colaborando com o meio ambiente. 

Embora os objetos citados sejam os mais comumente utilizados, você pode usar e abusar da sua criatividade para encontrar uma nova função para qualquer coisa que normalmente seria descartado. 

Além disso, é importante expandir essas práticas sustentáveis para o resto da sua rotina, utilizando meios de transporte alternativos, não jogando lixo na rua e conscientizando outras pessoas a fazerem o mesmo. 

Com isso, você se torna uma pessoa mais sustentável, ajuda o planeta e ainda pode economizar um bom dinheiro no final do mês, uma vez que cada vez mais empresas oferecem benefícios para estes tipos de ação, como é o caso da Thinkseg. 

Através da modalidade de seguro auto Pay Per Use, você só paga o quanto rodar com o seu carro. Ou seja, quanto menos andar de carro e mais de transporte público ou bike, mais economia. 

Viu só? Ao ajudar o meio ambiente você só tem a ganhar: mais qualidade de vida, menos poluição e é claro, mais economia para o seu bolso!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Energia eólica: conheça essa fonte de energia
A demanda mundial por energia elétrica cresce cada dia mais, em especial com a popularização dos carros elétricos. Na...
4 maneiras de lavar o carro gastando o mínimo possível de água
Nas épocas de seca, entre os meses de maio e setembro, todos os anos o alerta para o risco...
Conheça os 7 tipos de poluição
Nos últimos 100 anos, o planeta Terra passou por muitas transformações realizadas pelo homem em nome do progresso e...
9 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia
Desde os anos 1970, ativistas e instituições vêm alertando a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente e...
Fato ou fake: mesmo parados os carros poluem?
Para a maioria das pessoas, a poluição causada pela fumaça dos veículos só corre com o motor ligado. Isto...