Sustentabilidade
Auto

Carro e meio ambiente: saiba como você pode ajudar

Compartilhe em:

carro e meio ambiente

Conheça medidas práticas que você pode aplicar no dia a dia para contribuir com a saúde do planeta!

Nos últimos anos, as pautas ambientais vem ganhando cada vez mais força, fazendo com que mais pessoas se preocupem em adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia. Neste sentido, o carro e meio ambiente precisam ser aliados no combate a poluição. 

Mas como isso é possível, sendo que cerca de 68% dos gases poluentes que estão na atmosfera hoje são emitidos pelos automóveis? A resposta é simples: a responsabilidade está nas mãos dos condutores!

E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Afinal, se a missão de reduzir os impactos no meio ambiente só depende de nós, é hora de colocar a mão na massa e saber quais medidas podem ser adotadas no dia a dia para que isso aconteça. Vamos lá?!

Fique atento aos pneus

Um dos grandes vilões do meio ambiente é a borracha utilizada para fabricação dos pneus. Ela tende a demorar muitos anos para se degradar completamente, causando danos à natureza quando descartados de maneira incorreta. 

Sendo assim, para minimizar os impactos ambientais e financeiros, o ideal é optar por marcas de pneus que sejam ecologicamente corretas e se preocupem com as questões relacionadas à degradação da matéria. 

Além de durarem por mais tempo dos que os pneus comuns (o planeta agradece!), os pneus ecológicos podem gerar uma grande economia para o seu bolso. 

Outro fator importante está relacionado à calibragem das peças. Isso porque quanto mais murchos estiverem, mais combustível consomem, aumentando assim a emissão de poluentes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Não deixe o tanque na reserva

Quando o tanque de combustível fica na reserva, os resíduos que estão localizados no fundo do reservatório tendem a entupir os bicos injetores. Isso prejudica o funcionamento do motor e ocasiona uma maior evaporação de combustível. 

Por isso, o ideal é que você mantenha sempre o tanque do seu veículo, de preferência, acima da metade de sua capacidade.

Escolha o combustível mais ecológico

meio ambiente e carro

Uma das maiores vantagens em possuir um carro flex está justamente relacionada à escolher o combustível que mais for conveniente para o momento, e é claro, para o seu bolso. 

No entanto, quando o assunto é a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera, o etanol se mostra como uma alternativa mais vantajosa e consciente. 

Isso porque além de fazer com que o motor do seu carro tenha um melhor desempenho, seu processo de combustão praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor. Com isso. emite menos gases poluentes nocivos para o planeta.

Outra vantagem é que o etanol é feito a partir da cana-de-açúcar e, portanto, trata-se de um recurso renovável.

Além disso, abastecer o seu veículo com combustível de qualidade é fundamental para o meio ambiente.O combustível adulterado é normalmente misturado com outros produtos químicos que poluem ainda mais o planeta.

Realize manutenções regulares 

Quando você não realiza as manutenções preventivas no seu veículo, a tendência é que ele force mais o motor e consuma mais combustível, poluindo muito mais do que um carro que esteja com a manutenção em dia. 

Portanto, a dica é visitar um mecânico com regularidade e estar atento à todos os sinais que o seu carro pode emitir. Qualquer barulho fora do normal, excesso de fumaça ou até mesmo falhas no motor podem indicar de que é hora de realizar uma boa manutenção.

Dirija de forma suave

Você sabia que quanto mais pisa no acelerador do seu carro, mais ele emite poluentes no ar? A verdade é que para que o motor funcione, é necessária a queima do combustível e, quanto mais você o força para atingir altas velocidades, mais poluentes ele irá soltar. 

Sendo assim, dirigir de forma consciente, é uma prática sustentável fundamental para contribuir com o meio ambiente. Respeite os limites de velocidade e evite acelerar sem necessidade.

Evite lavar o carro em casa 

O consumo consciente da água também é essencial para preservar o meio ambiente. Durante a lavagem do carro em casa, pode-se ocorrer um enorme desperdício desse recurso tão importante para nossa sobrevivência. 

Dessa forma, deve-se encontrar alternativas mais viáveis para higienizá-lo além da água. Lavagem a seco, a vapor ou até mesmo levá-lo em um lava rápido que utilize água de reuso podem ser maneiras de deixar o seu veículo limpo e ainda colaborar com o planeta. 

Opte por transportes alternativos

Mesmo adotando todas essas medidas para diminuir os impactos da poluição causada pelos carros, ainda não é o suficiente para atingir os níveis necessários. 

Por isso o ideal é que, sempre que possível, você utilize meios de transportes alternativos, principalmente nas grandes cidades onde o número de veículos é exorbitante. 

O uso de transportes coletivos – metrô, ônibus e até mesmo a boa e velha bicicleta – podem te ajudar não só a não poluir o meio ambiente, como também a economizar dinheiro. 

Isso porque além do combustível gasto diariamente, com a modalidade de seguro auto Pay Per Use, você paga apenas uma assinatura mensal + o valor por quilômetro rodado. Ou seja, quanto menos usar, menos paga no final do mês. 

Viu só? Colaborar com o meio ambiente pode trazer inúmeras vantagens: mais qualidade para o ar que você respira, preservação da natureza e até mesmo economia do seu dinheiro. 

Então, que tal colocar em prática tudo o que aprendeu?! E se você conhece mais alguma dica bacana, compartilhe com a gente nos comentários!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Saiba como consultar pontuação da CNH
Entre as novas leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o dia 12 de abril de...
Tabela Fipe: O que é e como influencia no preço do seguro?
Seja na hora de comprar ou vender seu carro, seja na hora de fazer o seguro, você já deve...
4 motivos para realizar a manutenção preventiva do seu carro!
Se você é daqueles que têm pavor de ficar parado na rua com o carro quebrado, preste atenção: fazer...
Álcool ou gasolina: como calcular o custo de viagem de carro?
Não parece, mas em 2023 vão se completar 20 anos do lançamento do primeiro carro bicombustível brasileiro. Até a...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...