Auto

Reservatório de água no radiador: como conferir?

Compartilhe em:

Quando trocar a água do radiador

Aprenda a conferir o nível de água no reservatório, além de dicas importantes para mantê-lo funcionando bem

Você já precisou mexer no reservatório de água do radiador? Mesmo que você não costume bancar o mecânico, é importante entender mais sobre esse componente do veículo. Assim,  em caso de necessidade, você vai saber trocar a água ou detectar algum problema.

O principal objetivo da água do radiador é manter o motor com sua temperatura controlada. O superaquecimento é prejudicial para o sistema mecânico, podendo causar danos irreversíveis para o funcionamento do veículo.

O problema com o superaquecimento do motor

O motor do veículo, durante a combustão, pode chegar a uma temperatura de até 3.000 graus. Desse modo, seu funcionamento ficaria inviável. Por isso, o sistema de arrefecimento atua ativamente para refrigerar as peças do automóvel para uma temperatura de, aproximadamente, 90 graus.

O sistema de dutos que leva a água para refrigerar o motor permite que o carro funcione corretamente sem sobreaquecer ou ficar frio ao extremo.

Em ambos os casos, com o carro muito quente ou muito frio, o veículo ficaria impossibilitado de circular. Então, é sempre importante manter o radiador em dia para deixar tudo funcionando como o esperado.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Afinal, como conferir o reservatório de água do radiador corretamente?

A primeira informação que você deve ter e gravar ao mexer com o reservatório de água do radiador é a seguinte: sempre manuseie esse item com o motor frio, para que acidentes sejam evitados. E acredite, a água quente do radiador pode machucar bastante.

Portanto, se você tiver acabado de desligar o veículo, espere – pelo menos – 10 minutos até abrir a tampa do reservatório. Caso contrário a água que está quente e circulando pelo motor poderá espirrar em você no momento da abertura do compartimento.

Com a segurança garantida, basta abrir a capô do motor e, na sequência, a tampa do reservatório. Verifique se a água está no nível adequado para que sistema se mantenha bem refrigerado e, por consequência, com sua estrutura física protegida.

Importante: cuidado para não confundir o reservatório de água do radiador com o reservatório para gasolina do sistema de partida a frio.

Reservatório de água radiador

Qual é a frequência da verificação?

Existem três casos para fazer uma verificação. O primeiro é quando você perceber que o motor está aquecendo muito, por meio do acompanhamento da luz indicadora no painel.

O segundo é semanalmente, para garantir que o líquido está baixando conforme o esperado – 200 ml, em média, para veículos que rodam regularmente.

O terceiro caso é mais grave a aparente, pois você perceberá que água está vazando do motor. Nesse caso, fique atento quando estacionar o veículo e perceber alguma poça ao sair com o carro. Se isso acontecer, procure uma oficina mecânica imediatamente.

Leia também: 

Como trocar ou repor o líquido com segurança?

Se você não optou por ir até uma oficina mecânica ou posto de gasolina, onde alguém especializado fará o serviço da troca, é hora de entender como trocar ou repor o líquido perdido com total segurança.

1º passo: Garanta que o carro esteja frio e abra a tampa do reservatório; 

2º passo: Solte a mangueira que o prende, para que a água seja escoada; 

3º passo: Observe se a coloração do líquido não está diferente, pois tons na cor marrom podem indicar a presença de ferrugem no sistema;

4º passo: Se estiver tudo certo, lave o reservatório e prepare a mistura com cerca de 40% de aditivo para arrefecimento e 60% de água desmineralizada. Essa é a composição ideal para seu motor ficar na temperatura de funcionamento;

5º passo: Remontar o reservatório para poder colocar a mistura preparada;

6º passo: Após completar o reservatório com a mistura de arrefecimento, basta dar partida no carro e verificar se não existe nenhum vazamento partindo do motor. 

Caso tudo esteja bem, você está livre para rodar com o veículo!

Reposição do líquido do reservatório de água do radiador

A reposição do líquido para resfriamento do motor precisa ser feita com cautela para que nada fuja do controle. 

A primeira dica é completar com o aditivo para arrefecimento diluído em água, na proporção que falamos anteriormente (40% aditivo e 60% água desmineralizada).

Se você perceber que entre uma semana e outra houve muita perda de líquido, além dos 200ml esperados, é importante não sustentar a situação por muito tempo e procurar um mecânico de confiança. Essa perda acentuada não é normal e pode comprometer o motor do seu automóvel.

Mas, no geral, o sistema de resfriamento do motor funciona muito bem em carros mais novos e demora para apresentar problemas. Ainda assim, fique atento com a mecânica do veículo e tenha um seguro auto de confiança para te socorrer quando um problema acontecer. Até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...