Auto

O motor ferveu? Veja o que fazer!

Compartilhe em:

Superaquecimento do motor de veículo

Confira as principais dicas e recomendações para lidar corretamente com o superaquecimento do motor do automóvel.

De repente você está dirigindo tranquilamente, o ponteiro de temperatura enlouquece e muita fumaça começa a sair do motor. O superaquecimento do motor aconteceu, e agora?

Motoristas mais experientes possivelmente já viveram uma situação dessas, em que o motor “ferve” e muita fumaça sai do veículo. Apesar do susto, esse é um problema muito fácil de ser conduzido. Basta que o condutor siga alguns passos para não piorar a situação.

Quer saber o que fazer quando o motor do veículo superaquece no meio da rua? Confira o conteúdo que preparamos sobre o tema.

Por que o motor ferve?

Basicamente, o superaquecimento do motor acontece por dois fatores: falta de refrigeração ou lubrificação. Por ser um componente que trabalha com altas temperaturas, o motor já opera em condições de estresse. Por isso, é necessário que todas as proteções contra o aquecimento extra estejam em dia.

Falta de refrigeração adequada

Todo veículo possui um sistema de refrigeração que garante temperaturas adequadas para o trabalho do motor e de todas as peças que fazem o veículo funcionar. Assim, quando esse sistema possui alguma falha, fatalmente a dissipação de calor não funcionará e o automóvel vai aquecer além do permitido.

As falhas no sistema podem acontecer por, basicamente, dois motivos:

  •  acidentes que danificam fisicamente os componentes de refrigeração;
  •  ou uso de água de torneira, que contém cloro e pode corroer as peças do sistema.

Para evitar as situações do segundo caso, basta utilizar a mistura correta – água desmineralizada e aditivo de arrefecimento. Assim, a integridade das peças de refrigeração não é comprometida

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Falta de lubrificação adequada

Quando a falta de lubrificação adequada causa um superaquecimento do motor, o problema pode acontecer por:

  • má qualidade do lubrificante usado;
  • prazo de validade do óleo vencido;
  • ou vazamento e consequente ressecamento do sistema de lubrificação.

Em todos os casos, a recomendação é a mesma: utilize sempre lubrificantes de marcas tradicionais no mercado e faça o monitoramento do nível e troca do óleo no período recomendado. Além disso, fique atento para vazamentos do fluído nos locais que você estacionar, evidenciando que algo está errado no motor.

superaquecimento do motor de carro

Existem sinais que o carro está sobreaquecendo?

Sim, existem alguns sinais que o motor do carro está esquentando além do permitido. Atente-se aos seguintes pontos:

  • Ponteiro da temperatura do motor no painel: indica quando a temperatura do motor, com o carro em funcionamento, está acima dos níveis normais e permitidos;
  • Luz vermelha com um símbolo de termômetro: indica que a água do radiador está quente demais, evidenciando algum problema no sistema de refrigeração;
  • Barulho do motor diferente: pode mostrar que o motor não está funcionando como deveria em condições normais.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, estacione imediatamente o veículo em local seguro e desligue-o. Em seguida, chame alguém especializado para identificar o que está acontecendo.

Veja também: A luz da injeção eletrônica acendeu? Saiba o que fazer na hora.

Superaquecimento do motor: o que devo fazer?

Se, infelizmente, você chegou até uma condição de motor superaquecido, siga o procedimento abaixo para evitar riscos ao veículo e também à saúde:

  • Pare imediatamente o automóvel em local seguro e desligue-o;
  • Se estiver saindo fumaça do capô, onde fica o motor, aguarde até o carro esfriar e a fumaça parar ou diminuir;
  • Ligue para um mecânico de confiança ou para sua seguradora. Eles poderão conduzir a situação sem maiores problemas;
  • Aguarde até o especialista resolver a situação com segurança.

O que nunca deve ser feito para motores com superaquecimento

Existem alguns motoristas que tentam resolver por conta própria os problemas de superaquecimento do motor. No entanto, muitos não são capacitados para tal e acabam colocando sua segurança em risco, bem como as peças do veículo.

De qualquer forma, duas situações nunca devem ser realizadas quando um motor aquece além do normal:

  • Tentar resfriar o motor com água gelada;
  • Abrir a tampa do radiador, pois o risco de queimaduras graves é bem alto.

Essas duas ações podem danificar bastante o motor e, ainda, colocar a sua saúde em risco. Então, apenas siga o passo a passo para esperar o superaquecimento ir embora e, assim, evitar problemas ainda maiores.

Danos e consequências

O motor esquentou demais e deu um baita susto em todos, o que é normal. Mas aí, superada a situação, vem a dúvida: qual o prejuízo que posso ter com esse superaquecimento do motor?

Apesar de os danos não serem iguais para todos os problemas de excesso de calor, podem acontecer, basicamente, três problemas no veículo:

  • Junta do motor queimada: é um problema relativamente simples, com um custo acessível de manutenção;
  • Empenamento do cabeçote: é um problema mais sério, que necessita de uma retífica no motor, o que pode pegar muitos motoristas despreparados financeiramente;
  • Motor fundido: é o problema mais grave com o motor e necessita que o mesmo seja trocado completamente. Nesse caso, é necessário providenciar um novo e o custo dessa aquisição é bem elevada.

Evite que problemas assim aconteçam

É sempre importante ficar atento para a manutenção do veículo. Qualquer descuido pode ocasionar em um problemão, como é o caso do superaquecimento do motor. Com alguns cuidados básicos, você já garante que seu carro vai funcionar como o esperado e nenhuma dor de cabeça vai acontecer.
Mas, se você deixou o carro ferver no meio da rua, vai precisar de um suporte rápido para que a situação não piore. Nesse caso, um seguro auto é a melhor saída para seu problema. Então, cuide bem do veículo e tenha um suporte eficiente quando uma situação inesperada acontecer!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...