Auto

10 dicas para você comprar um carro seminovo sem dor de cabeça

Compartilhe em:

10 dicas para comprar carro usado

Confira 10 dicas e recomendações para comprar um carro usado e não ter problemas no futuro

Comprar carro usado pode ser uma boa opção para quem não tem condições de adquirir um automóvel zero, seja por problemas de financiamento ou condições de entrada que não cabem no bolso.

Assim, é possível escolher, negociar e fazer uma ótima compra de um seminovo, desde que alguns passos sejam seguidos para tornar a aquisição mais segura. Desse modo, você vai evitar dores de cabeça com qualquer problema e, de quebra, não correrá o risco de ficar sem o veículo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post que preparamos para você não errar na hora de comprar seu automóvel usado. Continue lendo até o final!

1. Dê preferência pela compra na concessionária da marca

Hoje em dia, praticamente todos os fabricantes de automóveis contam com concessionárias especializadas na compra e venda de seminovos. Isso porque esse tipo de negócio movimenta muito dinheiro para as empresas.

Nesse sentido, comprar carro usado nesses lugares é extremamente recomendado, já que a procedência dos veículos, normalmente, é de confiança. Além disso, o suporte pós-venda também será mais garantido, uma vez que a marca está respondendo diretamente pelo negócio.

2. Vá acompanhado de um mecânico de confiança

Independentemente do local da compra, seja em uma concessionária da marca ou não, é sempre importante ir acompanhado de um bom mecânico de confiança,.  Desta forma, a inspeção mecânica te passará mais segurança para fechar o negócio.

Rapidamente, esse profissional poderá dar o sinal positivo para a negociação ou alertar se algo estiver errado.

3. Faça uma inspeção visual em alguns itens

Outra dica é checar o estado geral de conservação do veículo. Pneus, lataria, vidros, painel, bancos, itens de segurança e qualquer objeto que denuncie um possível mau uso deve ser considerado. Essa inspeção é rápida e pode ser realizada com a ajuda do mecânico.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

4. Faça uma verificação da parte mecânica

Aqui, devemos nos atentar para qualquer sinal de que a mecânica do seminovo não esteja comprometida. Ligue o carro em marcha lenta para observar o barulho, bem como eventuais trepidações no volante e no câmbio.

Também dê atenção para os pedais de freio, embreagem e aceleração, que não devem ter qualquer tipo de folga ou barulho.

5. Descubra se o carro foi batido ou sofreu com enchente

Para veículos que já sofreram esse tipo de dano, mas foram bem arrumados, fica difícil descobrir algum problema que aconteceu no passado. No entanto, ao inspecionar o carro visualmente, verifique se há mudança no tom das cores do veículo ou diferença de cores nos parafusos de portas e tampas.Normalmente, esses itens vêm da mesma cor da carroceria.

Outro ponto é validar o fechamento das portas e capôs para tentar perceber algum desnível ou fechamento incorreto. Assim, se algo parecer estranho, evite finalizar a compra.

6. Verifique a existência do manual do proprietário

O veículo possui manual do proprietário? Se sim, observe se as revisões recomendadas em quilometragens específicas foram realizadas.

Homem dirigindo carro

Em caso positivo, elas denotam um cuidado extra do proprietário original. Caso o manual do proprietário não exista, cuidado, pois isso já não transmite uma boa mensagem, então é bom ficar com o pé atrás.

7. Confirme a autenticidade do chassi e motor

Apenas uma vistoria em local autorizado poderá confirmar a informação. Sendo assim, faça um acordo com o vendedor para confirmar a autenticidade do chassi e do motor do seminovo. Novamente, em caso de alguma desconfiança, evite comprar carro usado.

8. Pesquise por modelos que são difíceis de revender

Se você tem alguma preferência por um modelo específico de veículo, consulte a facilidade com que ele poderá ser repassado em uma eventual necessidade.

Alguns modelos são difíceis de vender pela escassez de peças no mercado ou por problemas crônicos que comprometem a dirigibilidade do automóvel. Fique de olho!

9. Teste o veículo

Depois de todos os passos anteriores realizados, chegou a principal hora: testar o automóvel em um test drive. É aqui que você vai confirmar se o carro é realmente confortável, se o dirigir é suave e se tudo funciona como esperado.

Não esqueça de verificar barulhos e trepidações ao dirigir. Mesmo sendo um seminovo, comprar carro usado não precisa ser uma dor de cabeça, ok?

Veja também: Carro para mulher: existe mesmo esta divisão?

10. Coloque o carro no seguro

Negócio fechado? Então a primeira coisa a se fazer é um seguro auto para o veículo, pois ele vai te dar a tranquilidade necessária para qualquer problema que apareça. Assim, caso você precise de assistência, não vai depender de um amigo ou parente para te socorrer.

Comprar carro usado não precisa ser um problema

Se você ainda não está preparado financeiramente para adquirir um carro zero, comprar carro usado pode ser uma boa solução. Porém, é essencial ter  bastante cuidado na escolha para não entrar em nenhuma roubada.

Assim, com prudência e paciência, é possível fazer um bom negócio e sair acelerando com o carro dos sonhos. Aproveite as nossas dicas e boa compra!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...