Auto

Carro para mulher: existe mesmo esta divisão?

Compartilhe em:

Carro para mulheres

Vamos entender o que está por trás dessa expressão (e desmistificá-la)!

Quem nunca ouviu falar sobre carros para mulheres, que atire a primeira pedra. Essa é uma frase que costuma (ou costumava) fazer parte do vocabulário quando os assuntos são automóveis e o público feminino.

A expressão ainda é citada vez ou outra, em certos casos sem pensar. E é justamente aí que pode morar o erro, já que não deve haver divisões neste sentido.

Vamos conversar mais sobre esse assunto, com números e estatísticas bem interessantes até o fim do conteúdo. Assim podemos, juntos, chegar a uma conclusão sobre o tema. Vem comigo!

O que são os carros para mulheres? ??

Geralmente, quando se fala sobre carro para mulher, algumas características vêm à mente, como as seguintes:

  • Segmento: os automóveis costumam ser compactos ou, mais recentemente, SUVs, que apresentam características geralmente relacionadas ao público feminino, as quais veremos abaixo.
  • Conforto: além do conforto interno, é dito que as mulheres preferem carros mais fáceis de se dirigir, com recursos como direção hidráulica ou elétrica, para facilitar nas balizas e na condução pelas ruas e estradas.
  • Posição de dirigir: outro ponto que costuma vir à mente quando se pensa em carros para mulheres é uma posição alta para dirigir, já que sua estatura tende a ser mais baixa que a dos homens.
  • Visual: carros bonitos, com linhas agradáveis e detalhes elegantes, são relacionados às mulheres graças à beleza de que se lembra ao pensar neste público.
  • Cores: outro item estético são as opções de cores, que podem ser vibrantes e fugir das tradicionais.
  • Porta-objetos: por fim, os espaços para guardar moedas, itens de maquiagem, celular, carteira e afins também são oferecidos como algo que pode agradar mais diretamente ao público feminino.
Carros para mulheres

Porém, ao analisar cada um desses pontos de perto, podemos perceber que eles não apresentam qualquer tipo de distinção de gênero. Confira:

Segmento

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os carros mais vendidos no 1º semestre de 2019 foram os seguintes, com o respectivo número de unidades emplacadas:

  1. Chevrolet Onix (116.906)
  2. Hyundai HB20 (52.995)
  3. Ford Ka (50.647)
  4. Chevrolet Prisma (40.846)
  5. Renault Kwid (40.520)
  6. Volkswagen Gol (38.303)
  7. Fiat Argo (36.211)
  8. Jeep Renegade (33.048)
  9. Volkswagen Polo (32.035)
  10. Jeep Compass (28.033)

Entre esses, Onix, HB20, Ka, Argo e Polo são considerados hatches pequenos; Kwid e Gol, são veículos de entrada (ambos compactos); Prisma é um sedã pequeno e Renegade e Compass são carros SUVs.

Em outras palavras, entre todos os líderes de vendas, nenhum deles é um sedan médio ou grande ou um carro esportivo, geralmente associado ao público masculino.  Já o Jeep Compass, que é um SUV médio, ocupou a 10ª posição.

Logo, não é correto afirmar que os carros para mulheres são pequenos, já que os mais vendidos do Brasil, sem considerar o gênero, foram carros compactos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Conforto

Ter um carro confortável é algo procurado por homens e mulheres. Essa é uma característica que influencia positivamente na experiência de direção e, assim, é benéfica para ambos.

Ainda existem modelos que são vendidos com direção hidráulica ou elétrica como componente opcional, mas escolher por elas vale a pena para todos os públicos,. Quem já dirigiu um carro com direção mecânica pode afirmar, não é mesmo?

Posição de dirigir

Ter uma posição confortável de dirigir é fundamental não apenas para o conforto, mas também pela segurança.

A posição permite ao motorista ver melhor o que está à sua frente e ao redor, o que pode evitar acidentes e ajudar na hora de estacionar o carro ou fazer uma baliza, por exemplo.

Logo, essa também não é uma característica que deve ser creditada apenas quando se trata de um carro para mulher, pois é boa para ambos.

Visual

O ser humano é cativado pelo visual: isso é um fato. Portanto, o fato de os olhos brilharem ao se deparar com um veículo bonito, com um belo projeto, não é exclusividade feminina.

Carros para mulheres

Cores

As cores mais tradicionais de carros na atualidade são:

  • Branco;
  • Cinza;
  • Preto;
  • Prata.

Porém, não é raro encontrar modelos oferecidos em cores diferentes, que vão do azul claro ao verde abacate, que também servem a homens e mulheres.

Porta-objetos

Por fim, a característica é fundamental para ambos, já que homens e mulheres precisam levar carteira, chave, celular, moedas, cabos USB, carregadores, relógios e outros itens.

Além disso, é muito bom saber que o carro tem espaço suficiente para guardar tudo o que é necessário, já que eles são verdadeiras extensões do nosso cotidiano, nos quais passamos boa parte dos dias.

Carro para mulher: uma definição furada

Cultural e historicamente, pode-se pensar que o mercado automotivo é mais voltado aos homens do que às mulheres. Porém, isso já não é verdade nos dias de hoje e pode ser revogado por estatísticas.

De acordo com uma pesquisa de mercado da Road and Travel Magazine, as mulheres compram mais de 65% dos veículos novos, além de ter influência decisiva em 93% de todas as aquisições de automóveis.

Outra estatística, disponível no portal Statista, mostra que as mulheres são maioria entre os detentores de carteira de habilitação nos Estados Unidos: são 114 milhões, contra 111,4 milhões de homens, ambos em números aproximados.

Ao olhar para o Brasil, temos a maioria da população composta por mulheres, mais precisamente 51,7%, contra 48,3% de homens, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com tudo isso, vemos que a distinção de carro para mulher não passa de algo que foi carregado por anos, mas que não tem mais sentido.

Podemos ver em dados e estatísticas que elas são maioria em número de habilitações, na aquisição de carros novos e também na população, mesmo com dados de diferentes fontes.

No final das contas, temos que entender o carro para mulher deve ser aquele que ela quer e gosta, sem qualquer tipo de distinção de gênero! ?‍♀️

Vale lembrar que seja para homem ou para mulher, o importante é pensar na segurança e cuidado. Portanto, nos dois casos, contratar um seguro auto, praticar uma direção segura e pensar coletivamente é essencial!

Você achava que realmente existia essa divisão de carros para mulheres? O que pensa sobre o assunto? Comenta aí que eu vou amar ver sua opinião! ❤️

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...