Como funciona o seguro para terceiros?

Descubra o que é, como funciona e quais situações estão previstas na cobertura de seguro para terceiros

O seguro de automóveis é um aliado importante no caso de acidentes e situações imprevistas no trânsito. Junto dele, o seguro para terceiros é uma opção essencial para completar o plano e proporcionar que motoristas transitem tranquilos pela cidade.

Seja para cobrir danos materiais em veículos de terceiros, despesas médicas e até danos morais – dependendo da modalidade contratada – é certo que estar devidamente protegido é a melhor solução para os proprietários de automóveis.

Quer conhecer mais sobre o seguro para terceiros e como ele pode te ajudar? Confira o conteúdo que preparamos sobre o tema, logo abaixo.

O que é o seguro para terceiros?

O seguro para terceiros é uma cobertura que visa proteger outras pessoas em acidentes envolvendo automóveis. Isso ocorre tanto para danos materiais aos veículos, cobertura médica e até danos morais – em algumas operadoras.

Essa modalidade é o nome popular para a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). Ela prevê indenizações para todos os envolvidos em uma situação de sinistro causada pelo segurado.

As Circulares 27/84 e 106/9, da Susep, são as responsáveis por controlar o RCF-V. Nos documentos, essas são as principais garantias que um seguro para terceiros oferece:

  • Danos Materiais – reembolso dos valores reclamados pelo terceiro em propriedade material;
  • Danos Corporais – reembolso de valores relacionados aos danos físicos causados para outras pessoas, incluindo morte, invalidez e também despesas médicas;
  • Danos Morais – cobertura complementar que garante que as indenizações judiciais ou extrajudiciais sejam pagas pela seguradora, considerando o valor contratado;
  • Operações de Carga e Descarga;
  • Situações de Contaminação e/ou Poluição;
  • Uso de Veículos Rebocadores, Reboques ou Semi-Reboques desatrelados de rebocadores;
  • Situações de Cobertura para Países da América do Sul.

Como a modalidade funciona?

Na prática, o seguro para terceiros pode ser um contrato separado ou uma cobertura dentro do contrato original, que é a situação mais comum e encontrada nas operadoras brasileiras.

Seu funcionamento é bem simples. No caso de você, condutor de um veículo segurado, se envolver em um acidente com terceiros, a operadora de seguro poderá fazer valer a cláusula de cobertura para indenizar os envolvidos no sinistro.

Assim, as vítimas poderão ficar tranquilas quanto ao conserto de seus carros. Em caso de despesas médicas, também poderão contar com o suporte da seguradora.

Cobertura de Danos Materiais

Todas as despesas ocasionadas nos veículos, bem como objetos dentro do veículo, podem ser cobertos no seguro de danos materiais. Entre elas estão problemas mecânicos, estéticos, despesas com guinchos e locomoção.

Seguro para terceiros em acidente de carro

Cobertura de Danos à Saúde

Já a cobertura de danos à saúde prevê o pagamento de despesas médicas, hospitalares e funerárias, em caso de óbito. Estão cobertos motoristas, pedestres e ciclistas que se envolveram no acidente.

Cobertura de Danos Morais

Esse item é mais raro, mas prevê a cobertura para processos judiciais ou extrajudiciais que foram originados a partir do acidente. Assim, qualquer tipo de indenização definida no tribunal poderá ser coberta e paga pela cláusula de danos morais.

Continue lendo no blog: Valor de seguro de carro: saiba como você pode economizar e ainda confiar na sua seguradora.

Como acionar o seguro para terceiros?

Normalmente, acionar um seguro para terceiros é bem fácil. Se você foi o causador do acidente, deverá solicitar a ativação da cláusula de terceiros e avisar a operadora do sinistro ocorrido. Assim, após detectadas as despesas decorrentes do acidente, a seguradora irá cobrir adequadamente os danos.

Importante: a operadora de seguros poderá recusar a cobertura para terceiros se for constatado algum tipo de fraude no processo de solicitação. Assim, se ficar comprovado que você não foi o causador do acidente, a seguradora se recusará a indenizar os danos materiais, médicos e morais que vierem a aparecer.

Da mesma forma, se você foi vítima de um acidente, o outro motorista poderá acionar o seguro para terceiros da operadora para cobrir os danos causados ao seu veículo. Dessa forma, você também estará protegido contra essa situação inesperada.

Como funciona o seguro para terceiros da Thinkseg?

O seguro auto da Thinkseg, como esperado, oferece proteção total contra danos materiais e físicos para terceiros envolvidos no acidente. Dessa forma, além de poder contar com um seguro mais adequado para seu bolso, você ainda fica tranquilo com os gastos no caso de situações envolvendo outras pessoas.

Todo o processo de contratação é feito digitalmente, sem que seja necessário se deslocar até escritórios físicos e encarar qualquer tipo de burocracia para proteger seu automóvel. Além disso, a modalidade Pay per Use oferece uma opção justa e acessível para quem não utiliza muito o carro e, ainda assim, quer se manter protegido no dia a dia.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Portanto, se você quer economizar e ainda manter a melhor cobertura para seu automóvel, pode procurar o seguro auto da Thinkseg!