Seguro
Auto

Qual a importância de fornecer os dados corretos na cotação e contratação do Seguro Auto Online?

Compartilhe em:

seguro auto online

Não se pode negar que as plataformas de cotação e contratação de Seguro Auto Online facilitaram muito a vida dos clientes. Ficou muito mais fácil e rápido fazer comparativos de preços, coberturas e serviços antes de fechar negócio. Entretanto, para que a cotação e a apólice do seguro fiquem corretas, não pode haver divergência nos dados fornecidos pelo cliente.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como as seguradoras precificam o Seguro Auto Online?

Para definir o valor do prêmio, que é o preço do seguro, as seguradoras fazem uma análise do risco. Esta análise depende 100% dos dados fornecidos pelo cliente na hora da cotação. Quando eles não estão certos, pode haver diferenças consideráveis nos valores. E, em caso de sinistro, até a possibilidade de não pagamento da indenização por suspeita de fraude. 

Separamos os pontos que requerem maior atenção na hora da cotação e contratação do Seguro Auto Online. Confira!

Dados do veículo

Nas plataformas de cotação de seguro, a primeira informação requisitada é sobre o veículo a ser segurado. Será necessário informar corretamente a marca, modelo, versão e os anos de fabricação/modelo para saber se ele é aceito pelas seguradoras. 

Para que a análise seja mais completa, é importante fornecer a placa e a numeração do chassi do veículo. Desta maneira, os sistemas das companhias conseguem verificar se aquele veículo já teve indenizações integrais, passagens por leilão ou está com alguma restrição administrativa ou judicial.

Outras informações relevantes são:

  • Se o veículo é 0km;
  • Se possui alarme ou rastreador;
  • Se tem kit de GNV (Gás Natural Veicular);
  • Se é usado para transporte por aplicativo ou táxi;
  • Se possui blindagem ou se foi financiado.

Dados do segurado

A etapa seguinte é saber quem é o cliente para análise do perfil. São requisitadas informações como:

  • Nome completo;
  • Sexo;
  • Número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estado civil;
  • Se tem filhos e a idade deles;
  • Profissão;
  • Tempo de habilitação;
  • Se o segurado é o proprietário do veículo;
  • Quem é o condutor principal

Um simples erro nessa fase, como omitir filhos entre 18 e 25 anos, por exemplo, mesmo que eles não dirijam aquele carro, pode gerar uma cotação totalmente diferente da correta. Até mesmo uma negativa de indenização da seguradora em caso de sinistro.

Dados de uso do veículo

Ao solicitar informações sobre o uso que é feito do veículo, as seguradoras vão avaliar se a maneira como o cliente usa o veículo representa um risco muito grande. Nesta fase, são requisitados os números do CEP de onde o carro passa a noite e de onde circula com maior frequência, se há garagem e qual o tipo dela.

As seguradoras também solicitam:

  • O uso que é feito do veículo (lazer, ida e volta ao trabalho, atividade comercial ou ida à faculdade, escola ou pós-graduação);
  • Quanto veículos há na casa;
  • A distância de casa até o trabalho;
  • Quantos quilômetros o veículo roda por dia.

Esta talvez seja a etapa mais importante na cotação e contratação do Seguro Auto Online. Ao utilizar um CEP incorreto, o segurado pode informar uma região com muito menos sinistros do que a que de fato ele circula. 

O mesmo vale para o uso que é feito do carro. Um representante comercial que rode o dia todo por várias regiões está muito mais exposto ao risco do que alguém que só utilize o carro para lazer. Já quem vai à faculdade tem mais chance de ser roubado ou furtado durante o período das aulas.

O barato pode sair caro

Indicar um motorista principal com perfil de menor risco, omitir filhos que dirijam o carro, não informar o CEP verdadeiro ou uso real que é feito do veículo estão entre os erros mais comuns na hora de cotar e contratar o Seguro Auto Online. Como dito acima, informações divergentes podem gerar uma negativa no pagamento das indenizações por parte das seguradoras. 

As companhias fazem uma análise detalhada do sinistro e cruzam informações para verificar se não há fraudes. Qualquer discrepância entre o que está na apólice e o que realmente aconteceu pode trazer problemas para o segurado. O correto é sempre ser preciso nas informações solicitadas para rodar tranquilo e sem preocupações.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...