Seguro
Auto

Qual a importância de fornecer os dados corretos na cotação e contratação do Seguro Auto Online?

Compartilhe em:

seguro auto online

Não se pode negar que as plataformas de cotação e contratação de Seguro Auto Online facilitaram muito a vida dos clientes. Ficou muito mais fácil e rápido fazer comparativos de preços, coberturas e serviços antes de fechar negócio. Entretanto, para que a cotação e a apólice do seguro fiquem corretas, não pode haver divergência nos dados fornecidos pelo cliente.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como as seguradoras precificam o Seguro Auto Online?

Para definir o valor do prêmio, que é o preço do seguro, as seguradoras fazem uma análise do risco. Esta análise depende 100% dos dados fornecidos pelo cliente na hora da cotação. Quando eles não estão certos, pode haver diferenças consideráveis nos valores. E, em caso de sinistro, até a possibilidade de não pagamento da indenização por suspeita de fraude. 

Separamos os pontos que requerem maior atenção na hora da cotação e contratação do Seguro Auto Online. Confira!

Dados do veículo

Nas plataformas de cotação de seguro, a primeira informação requisitada é sobre o veículo a ser segurado. Será necessário informar corretamente a marca, modelo, versão e os anos de fabricação/modelo para saber se ele é aceito pelas seguradoras. 

Para que a análise seja mais completa, é importante fornecer a placa e a numeração do chassi do veículo. Desta maneira, os sistemas das companhias conseguem verificar se aquele veículo já teve indenizações integrais, passagens por leilão ou está com alguma restrição administrativa ou judicial.

Outras informações relevantes são:

  • Se o veículo é 0km;
  • Se possui alarme ou rastreador;
  • Se tem kit de GNV (Gás Natural Veicular);
  • Se é usado para transporte por aplicativo ou táxi;
  • Se possui blindagem ou se foi financiado.

Dados do segurado

A etapa seguinte é saber quem é o cliente para análise do perfil. São requisitadas informações como:

  • Nome completo;
  • Sexo;
  • Número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estado civil;
  • Se tem filhos e a idade deles;
  • Profissão;
  • Tempo de habilitação;
  • Se o segurado é o proprietário do veículo;
  • Quem é o condutor principal

Um simples erro nessa fase, como omitir filhos entre 18 e 25 anos, por exemplo, mesmo que eles não dirijam aquele carro, pode gerar uma cotação totalmente diferente da correta. Até mesmo uma negativa de indenização da seguradora em caso de sinistro.

Dados de uso do veículo

Ao solicitar informações sobre o uso que é feito do veículo, as seguradoras vão avaliar se a maneira como o cliente usa o veículo representa um risco muito grande. Nesta fase, são requisitados os números do CEP de onde o carro passa a noite e de onde circula com maior frequência, se há garagem e qual o tipo dela.

As seguradoras também solicitam:

  • O uso que é feito do veículo (lazer, ida e volta ao trabalho, atividade comercial ou ida à faculdade, escola ou pós-graduação);
  • Quanto veículos há na casa;
  • A distância de casa até o trabalho;
  • Quantos quilômetros o veículo roda por dia.

Esta talvez seja a etapa mais importante na cotação e contratação do Seguro Auto Online. Ao utilizar um CEP incorreto, o segurado pode informar uma região com muito menos sinistros do que a que de fato ele circula. 

O mesmo vale para o uso que é feito do carro. Um representante comercial que rode o dia todo por várias regiões está muito mais exposto ao risco do que alguém que só utilize o carro para lazer. Já quem vai à faculdade tem mais chance de ser roubado ou furtado durante o período das aulas.

O barato pode sair caro

Indicar um motorista principal com perfil de menor risco, omitir filhos que dirijam o carro, não informar o CEP verdadeiro ou uso real que é feito do veículo estão entre os erros mais comuns na hora de cotar e contratar o Seguro Auto Online. Como dito acima, informações divergentes podem gerar uma negativa no pagamento das indenizações por parte das seguradoras. 

As companhias fazem uma análise detalhada do sinistro e cruzam informações para verificar se não há fraudes. Qualquer discrepância entre o que está na apólice e o que realmente aconteceu pode trazer problemas para o segurado. O correto é sempre ser preciso nas informações solicitadas para rodar tranquilo e sem preocupações.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

20 carros mais sustentáveis nos dias de hoje
Segundo dados do Relatório de Emissão Veiculares da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os carros são...
Saiba como consultar pontuação da CNH
Entre as novas leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o dia 12 de abril de...
Tabela Fipe: O que é e como influencia no preço do seguro?
Seja na hora de comprar ou vender seu carro, seja na hora de fazer o seguro, você já deve...
4 motivos para realizar a manutenção preventiva do seu carro!
Se você é daqueles que têm pavor de ficar parado na rua com o carro quebrado, preste atenção: fazer...
Álcool ou gasolina: como calcular o custo de viagem de carro?
Não parece, mas em 2023 vão se completar 20 anos do lançamento do primeiro carro bicombustível brasileiro. Até a...
5 vantagens dos veículos autônomos
Nos últimos 20 anos, o mundo viveu uma verdadeira revolução tecnológica. No começo dos anos 2000, a internet ainda...