Seguro

Qual é a garantia de que estou segurado de verdade?

Compartilhe em:

seguro

Quando fechamos a contratação do seguro auto sempre fica a dúvida: o carro está segurado mesmo? Afinal, o seguro é um serviço que não podemos ver ou tocar, é uma espécie de proteção invisível. A única garantia que temos é a palavra do corretor de seguros.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro falso

Aí que mora o perigo! Não é raro quando corretores mal intencionados dizem que o ele foi contratado, porém não fazem a transmissão da proposta e pedem que o cliente pague o valor do prêmio diretamente para a corretora. No fim das contas, o segurado paga, porém não está protegido.

Esse tipo de golpe é muito comum em pessoas com perfis de baixo risco, que dificilmente precisam acionar a seguradora durante a vigência do contrato. Idosos, moradores de cidades pequenas e clientes antigos são os preferidos dos golpistas.

Entretanto, é possível se certificar de que realmente foi feito prestando a atenção em alguns detalhes simples, desde a cotação até depois de receber a apólice. Confira algumas dicas.

1- Não espere o corretor entrar em contato

Fique atento ao fim da vigência. Muitos corretores deixam para avisar o cliente em cima da hora para que não haja tempo para ele pesquisar. Em alguns casos, apresentam apenas uma cotação dizendo ser a de melhor preço. Antecipe-se e, uma semana antes, entre em contato pedindo orçamentos. E exija pelo menos três ou quatro cotações distintas. Outra ótima opção pe você mesmo pesquisar seguros online, como Pay Per Use e Mão na Roda, da Thinkseg.   

2- Atenção na hora das cotações

Ao fazer uma renovação ou seguro novo, verifique se os dados do segurado e do veículo, bem como a vigência e a classe de bônus do seguro estão na cotação. Se for renovar, veja se consta o número da apólice e o nome da companhia do seguro que está vencendo.

3- Confira todas as informações da proposta

Depois de escolhidas a seguradora e o plano do novo seguro, você vai receber a proposta de Seguro ao cliente Lá estão descritos todos os serviços e coberturas, os dados do segurado e do veículo e a forma de pagamento escolhida. O corretor deve transmitir a proposta somente depois da aprovação do cliente. No caso do seguro online, você mesmo fará a vistoria online.

4- Fique de olho no email

Alguns dias após a contratação ou renovação, as seguradoras fazem o envio de um “kit” para o email do cliente. Neste kit, há a apólice com todos os dados do seguro, do cliente, do veículo, da corretora e do pagamento, além de telefones de Assistência 24 horas.

5- Acesse o aplicativo ou portal do cliente

Por fim, baixe o aplicativo para celular da seguradora ou acesse o seu portal do cliente e faça seu cadastro. Ao finalizá-lo, devem novamente aparecer todas as informações do seguro, do segurado e da corretora.

Indícios de golpe

Se a corretora falhar nas etapas acima, desconfie. O pagamento com débito em conta corrente deve ser sempre em nome da companhia seguradora e nunca no nome da corretora ou de outra empresa.

Caso não receba nenhuma documentação da seguradora escolhida em até 10 dias após a contratação, entre em contato diretamente com ela. Informando os dados do segurado e do veículo será possível saber se há uma apólice em vigência. Se não houver, registre um Boletim de Ocorrência e entre em contato com a corretora imediatamente.

Seguro ou proteção veicular?

Desconfie de preços muito baixos em comparação à última renovação. Mesmo quando muda a classe de bônus, o desconto máximo em relação ao ano anterior raramente é maior do que 10%. Muitas vezes, o corretor oferece uma proteção veicular de cooperativas ao invés de um seguro tradicional. 

Nas cooperativas e associações, não existe apólice. Um grupo de pessoas paga uma taxa de adesão, uma mensalidade. Uma empresa administra o fundo e pode ajudar os cooperados em caso de sinistros. Ou seja, as despesas são divididas por todos. Se houver muitos sinistros e o fundo não for suficiente, não há garantias de que o cooperado irá receber.

Como não são reconhecidas e fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), tais associações e cooperativas não têm a obrigação de ter um fundo de reserva para indenizar os clientes. Nas seguradoras, quem assume o risco são elas. Nas cooperativas, o risco é dividido por todos.

Indenizações podem ser negadas

Na prática, se você causar um acidente e não houver dinheiro suficiente no caixa da cooperativa por haver alta inadimplência, os reparos não serão realizados ou demorarão a acontecer.

Além disso, para conseguir preços até três vezes menores do que os de um seguro convencional, as empresas de seguro auto pirata têm uma lista grande de riscos excluídos. Dependendo da avaliação dela, o reparo ou a indenização podem ser negados. 

Enfim, ao fazer a contratação de um seguro, tudo o que foi acordado entre o segurado e o corretor deve ser documentado. Todas as seguradoras trabalham desta maneira, seguindo as etapas acima citadas: cotação, proposta, efetivação e apólice. Sem cotação não há proposta, sem proposta não há efetivação e sem efetivação não há apólice. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Pagamento do seguro auto não está em dia? O que pode acontecer?
Circular com o pagamento do seguro atrasado pode acarretar em diversas consequências para o proprietário do veículo. É fundamental...
Seguro Auto para pequenas empresas
Sabia que pequenas empresas com frotas podem optar por uma modalidade especial de seguro de carro? Com uma apólice...
A cor do seu carro pode afetar o preço do seu seguro?
Uma das partes mais legais de comprar um modelo zero quilômetro é poder escolher a cor do carro. Muito...
Qual a importância de fornecer os dados corretos na cotação e contratação do Seguro Auto Online?
Não se pode negar que as plataformas de cotação e contratação de Seguro Auto Online facilitaram muito a vida...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Seguro cobre parabrisa quebrado?
Você está dirigindo na estrada e, de repente, escuta um estalo e percebe que uma pedra atirada por um...