Auto

Troca de óleo: 09 dicas para não ser enganado

Compartilhe em:

Mulher fazendo troca de óleo

Venha aprender o que fazer para evitar qualquer tipo de problema ao trocar o óleo do seu carro

Quem nunca ouviu falar que ter um carro é quase igual a ter uma família? Tá certo que não é bem assim, mas poder se locomover por aí com conforto e segurança tem o seu preço. Um exemplo é  fazer a troca de óleo do motor sempre que preciso.

Pode ser que você não entenda muito bem como funciona, qual é a hora de trocar o óleo, a capacidade do reservatório, suas especificações e outros detalhes por aí. Mas não tem problema, porque nós vamos te ensinar sobre tudo isso!

Vamos entender brevemente para que serve o óleo do motor e, depois disso, conferir uma lista show com dicas que nunca mais vai esquecer. Vem comigo! ?

Para que serve o óleo do carro?

Basicamente, o óleo do carro serve para ajudar o motor a funcionar direitinho e nas condições ideais, sem problemas que atrapalhem seu desempenho e segurança.

A principal função do óleo é lubrificar as partes do motor para reduzir o atrito e, assim, aumentar sua durabilidade. Ele também evita sobreaquecimentos, mantém o motor limpo e atua na vedação do sistema, impedindo que partículas externas o contaminem. Ufa! ?

Com tantas funções assim, não dá para duvidar da importância da troca de óleo. Já deu para entender  porque esse é um dos principais cuidados preventivos que podemos ter com o veículo.

Agora que falamos um pouco sobre a parte técnica, vamos às dicas que ajudarão a evitar  enganos da próxima vez (e todas as outras) que tiver que trocar o óleo.

#ChecklistInfalível: não seja mais enganado na troca de óleo!

Conhecimento é poder, meus amigos, como já disse Francis Bacon (ao que tudo indica) no final do século XVI. Dá só uma olhada nessas dicas que me fizeram tirar a troca de óleo de uma vez por todas da minha lista de dificuldades!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

#1 – Nível do óleo só se mede com o carro frio ❄️

Eis que nós saímos com o carro, dirigimos alguns quilômetros, paramos no posto para abastecer e o frentista faz a clássica pergunta: “água e óleo?”. Então, abrimos o capô do carro, ele mede o nível do óleo e fala que está baixo.

Nesse momento, parece que ele deu uma ajuda e tanto, né? Pois bem, a realidade nem sempre é essa. Isso porque  a situação não é a ideal para proceder com a troca de óleo – ou mesmo para completar o que está, em tese, faltando.

O momento ideal para medir o nível do óleo é antes de sair da garagem, com o carro frio. Afinal de contas, quando o motor está ligado, o óleo começa a circular pelo sistema e, logicamente, seu nível baixa na vareta de medição.

Por isso, não se deve confiar em medições com o carro quente. Se for necessário, espere de 5 a 10 minutos para o óleo voltar para o cárter e, então, trazer uma medição precisa.

#2 – Quilometragem ou tempo: o que chegar primeiro ⏰

Quando fazemos a troca de óleo, um adesivo é colado no pára-brisas e a pessoa que fez a troca anota a quilometragem atual e a data da troca. Porém, devemos tomar muito cuidado com isso.

Mão enluvada checando a troca de óleo de um carro.

Cada tipo de óleo possui uma durabilidade, que costuma ser descrita em litros e quilômetros. Por exemplo, alguns são para 5.000 km ou 6 meses, outros para 10.000 km ou 12 meses e por aí vai, e não é preciso trocar antes disso, salvo caso seu mecânico de confiança peça e explique os motivos.

Sempre faça a troca com o que chegar primeiro. Isso quer dizer que quem anda mais de carro geralmente vai trocar porque a quilometragem chegou no limite, enquanto quem anda menos o fará pelo tempo. Beleza? ?

#3 – Confirme o tipo do óleo do seu carro no manual ?

Sabia que não devemos aceitar qualquer óleo que oferecem, seja no posto, na oficina ou em qualquer outro estabelecimento? Para isso, devemos recorrer a um documento que costuma ficar quase esquecido no porta-luvas: o manual.

Cada tipo de motor pede um tipo diferente de óleo. Eles se dividem entre:

  • óleo mineral;
  • óleo sintético;
  • óleo semi-sintético.

As especificações (5W40, 15W40, etc.) são relacionadas à viscosidade do óleo em baixa temperatura (antes do W) e em alta temperatura (depois do W).

Calma, não precisamos entrar em questões técnicas. Devemos apenas nos certificar de sempre usar o tipo de óleo que aparece no manual do carro. Se estiver sem o manual no momento, pesquise o documento original na internet ou informações direto com a montadora e problema resolvido.

#4 – Aproveite e veja também o tamanho do reservatório ?

Outra informação importante para a troca de óleo que aparece no manual é o tamanho do reservatório de óleo. É importante saber disso para ninguém querer bancar uma de espertinho e vender mais do que o carro precisa.

Por exemplo, um Fox 1.0 2009 precisa de 4 litros de óleo, enquanto um Jeep CJ5 1959 com motor BF 161 precisa de  litros! Ao saber qual é a quantidade de óleo que o motor do seu carro necessita, nunca precisaremos comprar mais do que o necessário.

#5 – O que sobra do recipiente é seu ?

Aproveitando o tópico anterior, o óleo costuma ser vendido em galões de 1 litro. Quando o carro precisa de uma quantidade “quebrada” (3,5 litros, por exemplo) e compramos  galões, o que sobra é nosso!

Mesmo que ele não seja usado naquele momento, o restante pode ser guardado para a próxima troca de óleo. Nesse caso, teremos que comprar um galão a menos, o que já traz uma boa economia.

#6 – Sempre troque o filtro junto com o óleo ?

Algumas pessoas recomendam que o filtro de óleo seja trocado uma vez sim, outra não. Porém, o melhor a se fazer é trocar o filtro sempre junto com a troca de óleo.

Esse filtro serve para reter partículas e impurezas do circuito de lubrificação, como sujeiras, poeira e partículas de metal. Logo, não vale a pena comprar o óleo novinho e deixar ele passar pelo filtro velho e sujo, né?

Além disso, o filtro não custa caro, então não deixe de trocar junto com o óleo, beleza?

#7 – Nunca misture óleos diferentes

Como cada óleo tem a sua própria especificação, misturar com outro tipo pode gerar uma meleca – literalmente – e danificar seriamente o motor. Por isso, é importante sabermos direitinho qual é o tipo de óleo ou ter o manual em mãos para facilitar a consulta.

Mão masculina chegando a troca de óleo de um carro.

Algumas vezes você  não vai fazer a troca de óleo agora e vai só completar o que falta (desde que esteja dentro da quilometragem e tempo da última troca, não podemos esquecer). Aí então, tenha certeza de que aquele é exatamente igual ao tipo de óleo que já está no motor, de preferência da mesma marca.

#8 – Evite completar o óleo no posto ?

Aqui, nós juntamos o que vimos em quase todas as dicas com mais um detalhe importante: o preço. Geralmente, quem troca o óleo no posto foi pego de surpresa, e esse elemento de urgência faz com que ele seja mais caro em boa parte das vezes. 

Vamos valorizar nossos bolsos!

#9 – Cuidado com o barato que sai caro ?

Por último, mas não menos importante, precisamos tomar muito cuidado com a marca. O preço pode variar bastante. Algumas vezes é possível comprar o dobro de óleo de outra marca ao comparar uma confiável com outra menos conhecida.

Como a troca de óleo influencia diretamente no desempenho do motor, que é uma das peças mais caras (senão a mais cara) do carro, esse não é um bom lugar para apostas. É melhor escolher o certo para evitar problemas.

Quem domina a troca de óleo evita surpresas desagradáveis!

Melhor desempenho, menor consumo, refrigeração do motor, direção mais fluída e evitar fundir o motor (o que dói no bolso!). Essas são as vantagens de trocar o óleo do carro, o que ajuda a entender porque é um dos cuidados básicos com qualquer veículo, não importa sua marca, modelo, ano ou potência, evitando assim, ter que acionar o seguro auto em situações desagradáveis.

Não esquece de salvar essa listinha para acessar sempre que precisar e de compartilhar com os amigos, tá bom? Ah, se você tem mais alguma dica para a troca de óleo, deixa aqui nos comentários que eu vou amar responder! ❤️

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...