Auto

A luz da injeção eletrônica acendeu? Saiba o que fazer na hora

Compartilhe em:

Luz injeção eletrônica

Mantenha a calma e siga nossas dicas!

Eis que você está dirigindo seu carro tranquilamente e percebe que há uma luz acesa no painel que não estava assim. Geralmente a luz é no formato de um motor, mas também pode ser um raio ou triângulo. Prazer, essa é a luz da injeção eletrônica. Mas e agora, o que fazer? ?

Calma, mantenha a tranquilidade! Esse é um sinal de que o seu veículo deve estar com algum tipo de problema, geralmente nada imediato e que o faça desligar e parar de funcionar de uma hora para outra. Deve dar para chegar ao mecânico sem sustos, mas a situação inspira cuidados importantes.

Se tudo isso é novidade para você, não tem problema. Vamos aprender juntos o que é injeção eletrônica e essa bendita luz, o que ela quer dizer, o que fazer para que ela se apague, quais são os cuidados para não passar por isso e

muito mais!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

O que é injeção eletrônica?

É o sistema responsável pelo envio de combustível para o motor do veículo, processo que precisa ser feito de maneira bem controlada para garantir máxima eficiência e o melhor desempenho possível.

O controle vem do funcionamento de um chip eletrônico, que identifica como o motor funciona e, assim, regula a liberação de combustível e de ar.

Ele é composto por um grupo de sensores, outro grupo de atuadores e uma central de informações (ou unidade de comando). Eles devem atuar em conjunto para, de acordo com a quantidade de oxigênio e a variação de umidade, pressão e temperatura, injetar o volume ideal do combustível no motor.

A cada momento, a central é responsável por analisar todas essas variáveis. Após a análise, ela define quanto de ar e quanto de combustível devem ser acrescentados ao sistema para que o funcionamento do veículo esteja o mais próximo possível da perfeição.

Isso faz com que a injeção eletrônica esteja diretamente relacionada com a questão ambiental, já que o intuito é de que o processo de combustão (queima do combustível) seja otimizado e tenha os desperdícios reduzidos ou eliminados.

Há outras funcionalidades para a injeção eletrônica. Entre elas está regular o tempo de ignição, a marcha lenta e até mesmo as válvulas, embora esse último item dependa do modelo do veículo.

A peça veio para substituir o carburador, item que também servia para alimentar os motores com ar e combustível. Mas, por ter funcionamento mecânico, raramente conseguia encontrar o ajuste perfeito nessa mistura, o que limitava seu desempenho.

No sistema de injeção eletrônica problemas podem acontecer, assim como todas as outras partes do automóvel estão sujeitas. Isso porque um carro que não apresenta nenhum defeito seria um verdadeiro sonho para os consumidores e pesadelo para os mecânicos. ?

É nesse caso que a luz pode se acender no painel. A partir do momento que isso acontece, é muito importante saber como agir para evitar maiores problemas de funcionamento e também para o seu orçamento.

Ah, só uma dica: isso não vale para quando você acabou de girar a chave do carro. Nesse momento, a luz sempre acende, mas apaga logo em seguida, para mostrar que a lâmpada indicadora está funcionando direitinho, beleza? #DicaDaLia

Acendeu a luz da injeção eletrônica, problemas devem ser identificados

Esse é um sistema fundamental para o carro, como vimos em suas funcionalidades. Com exceção da particularidade acima, que é no momento da ignição, se a luz estiver acesa ou piscando, é sinal de que alguma coisa não está certa.

Quando se fala sobre injeção eletrônica problemas, os especialistas no assunto logo pensam nas seguintes possibilidades de defeito, as quais estão relacionadas à alimentação do motor:

  • Velas de ignição: responsável por gerar a faísca que resulta em uma explosão controlada mediante a queima da mistura de combustível e ar que entra nas câmaras de combustão do motor. Problemas podem diminuir a potência do carro e até mesmo impedir sua locomoção.
  • Cabo das velas de ignição: conduzem a alta tensão gerada pela bobina de ignição até as velas do motor.
  • Bobina: converte a tensão que vem da bateria do automóvel em alta tensão, para que se forme a centelha que vai para as velas de ignição, as quais resultam na combustão e fazem o motor funcionar.
  • Bicos injetores: componentes que funcionam com alto nível de precisão, responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor em jatos bem finos. Quanto melhor for a qualidade dessa pulverização, mais o motor rende, o que gera economia e reduz a emissão de gases poluentes.

Outro sistema que também pode fazer com que a luz da injeção se acenda é o de escapamento, como nos seguintes itens:

Homem dirigindo carro com injeção eletrônica
  • Catalisador: presente depois da saída do coletor de escape do motor, acelera a reação química dos gases de escape, transformando poluentes em substâncias menos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.
  • Sonda lambda: também chamada de sensor de oxigênio, tem por finalidade medir quanto há de oxigênio nos gases de escapamento. Seu objetivo é entender como está a relação de ar-combustível na mistura e enviar essa informação para o módulo eletrônico do sistema. Isso ajuda a fazer os devidos ajustes para que a mistura seja a ideal.

Ao pensar em injeção eletrônica problemas mais comuns são esses. Porém, também é possível que os sensores estejam com algum tipo de mau contato e não funcionem direito, o que pode ser resultado da lavagem do motor, por exemplo.

Também é importante ressaltar que a luz pode acender logo depois de abastecer o veículo. Isso é um indicativo de que o combustível não é de boa qualidade ou combustível adulterado – gasolina com muito álcool ou álcool com muita água em sua composição, por exemplo.

Ufa! Quem diria que uma pequena luz poderia dizer tanta coisa, não é? ?

Como resolver os problemas na injeção eletrônica?

A melhor sugestão que eu posso oferecer é que você leve o veículo o quanto antes para um mecânico de sua confiança. Assim, ele poderá analisar a situação e entender o que realmente está acontecendo.

O rastreamento pode ser feito através de um scanner, que analisa todo o carro em busca de defeitos. De acordo com cada código de erro, ele consegue determinar exatamente o que precisa ser substituído ou consertado. Legal, né?

Às vezes, a central só precisa passar por um reset, como se fosse reiniciada. Se for esse o caso, é provável que o serviço fique bem baratinho, já que nada precisará ser substituído em um primeiro momento por se tratar de uma questão puramente tecnológica.

Depois que as devidas manutenções forem feitas, então a luz da injeção deve apagar.

Como evitar problemas na injeção eletrônica?

Como diz aquele velho ditado que você deve ter ouvido e até falado um bocado de vezes, é melhor prevenir do que remediar.

Em outras palavras, é importante levar o carro para um check-up em um mecânico de confiança periodicamente, mesmo que nada pareça estar com defeito. Afinal de contas, um olhar clínico e um scanner automotivo podem identificar problemas que passam longe do nosso olhar.

Ter um seguro auto também pode ser importante para o caso de o problema ser mais complexo do que imagina. Dessa forma, você evita ficar na mão em situações de risco.

De qualquer forma, fica aquela sugestão de sempre: leia o manual do seu veículo e veja o que aquela luz acesa quer dizer. Como o funcionamento dos carros varia de acordo com modelo e montadora, nada melhor do que recorrer à fonte de informação mais confiável que você pode ter acesso.

A partir de agora, quando pensar em injeção eletrônica problemas, sua mente já terá as soluções ou pelo menos o caminho para resolver!

E aí, você já teve algum problema com a injeção eletrônica do seu carro? O que foi feito para resolver? Tem alguma dica que gostaria de deixar aqui? Deixe aqui nos comentários e vamos enriquecer esse debate!?

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...