Thinkseg
Atualidades

Home office: como não perder a produtividade

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Homem trabalhando com produtividade home office

Confira dicas para manter a produtividade em alta no home office e, assim, não deixar que o isolamento afete seu lado profissional

Com a onda de isolamento provocada pelo novo coronavírus, várias pessoas passaram a trabalhar em casa.Com isso, é necessário aprender como manter a produtividade home office a todo vapor.

Trabalhar no conforto do lar pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas. Seja pela distração provocada por terceiros, preocupação com a pandemia ou pela sensação de estar sozinho, é sempre importante manter o foco e não deixar o trabalho parar.

Estabeleça um horário de trabalho

Trabalhar em casa pode derrubar a produtividade pra valer, se não forem tomadas medidas importantes para que o período de isolamento não se torne um problema. A primeira dessas medidas é o estabelecimento de um horário de trabalho bem claro e rigoroso.

Dessa forma, sempre separe o mesmo horário para você começar e terminar de trabalhar, inclusive com horários de almoço e café que sigam o mesmo padrão do escritório. Assim, o impacto será bem menor e você verá sua produtividade home office aumentar.

Um comportamento comum para aqueles que trabalham em casa é passar do horário de terminar o expediente e, desse jeito, acabam prolongando as tarefas até muito tarde. Esse comportamento pode prejudicar o rendimento em longo prazo e, por estar em casa, talvez você não perceba isso.

Então, cuidado com os horários e trabalhe de forma bem planejada.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Organize seu dia

Da mesma forma que o escritório, é importante ter o dia organizado e estruturado, com a lista de tarefas bem definida para encarar os dias que virão. Lembre-se que trabalhar de casa pode ser uma tarefa de pouco impacto se você seguir algumas premissas básicas.

Portanto, busque “espelhar” suas atividades conforme acontecia no escritório, inclusive mantendo as reuniões – que agora acontecem por videoconferência –, dedicando momentos exclusivos para responder e-mails, conversar com colegas, etc.

Estabeleça limites com outros colaboradores

Outro comportamento importante para manter a produtividade home office adequada é a criação e estabelecimento de limites com outros colaboradores.São atitudes para manter seu dia organizado e, de preferência, sem interferências de terceiros.

Um exemplo é o horário de trabalho que mencionamos acima: se você estabeleceu que vai trabalhar das 9h às 18h, deixe essa regra bem clara para os outros e, obviamente, cumpra o que ficou estabelecido. Assim, seus colegas vão respeitar esses limites e tudo vai ficar bem.

Esses pequenos ajustes, com uma comunicação clara e constante, vão deixar o trabalho em casa menos difícil e, principalmente, contribuir para uma produtividade home office além do esperado.

Faça pausas regulares

Em um trabalho home office, as chances de trabalhar focado aumentam drasticamente. Por sinal, esse é um dos benefícios de quem tem as interrupções clássicas de escritório reduzidas – como aquele amigo que vai até sua mesa te convidar para um café.

Ainda assim, com esse benefício de trabalhar várias horas focado em um trabalho, é importante pensar no bem-estar e fazer pausas regulares. Para para para tomar água, ir ao banheiro ou, simplesmente, ficar de pé para não prejudicar a saúde.

Essas pausas constantes ajudam na produtividade home office por evitar um cansaço extremo do corpo. Além disso, elas te dão a  chance pensar em uma solução para um problema enquanto você prepara um café ou come um lanche.

Cuidado com as distrações do celular ou redes sociais

Trabalhar em casa nos permite ter maior flexibilidade para olhar o celular ou dar aquela espiadinha nas redes sociais. Porém a recorrência dessas atitudes podem levar a uma grande perda de tempo.

Portanto, controle bem as distrações e evite derrubar a produtividade home office com atitudes básicas, como deixar o celular no silencioso e as notificações do computador desligadas, entre outras atitudes importantes.

Se bem utilizadas, essas “escapadinhas” podem dar um respiro para o nosso trabalho e, assim, fazer a produtividade no trabalho em casa decolar.

Esquecer dos problemas financeiros

Se o seu trabalho não foi afetado financeiramente com o home office e o salário não está sob risco, trabalhar em casa pode ser uma excelente forma para esquecer dos problemas financeiros que afetam a produtividade.

Outra opção é cozinhar em casa para comer uma comida mais barata e saudável, o que você vai perceber que ajudará imensamente com a produtividade home office. Sem muitas preocupações financeiras, é possível focar no trabalho e aumentar seu rendimento.

Produtividade home office: vá fundo nessa ideia

Se a sua produtividade deu um salto e você começou a render mais enquanto se manteve em isolamento com outras pessoas, possivelmente terá a chance de manter esse modelo de trabalho.A empresa conseguirá ver que os funcionários estão rendendo mais e, assim, gerando mais lucro para o negócio.

No entanto, para que isso aconteça, é importante manter a produtividade home office no máximo, mesmo com os desafios que o mesmo oferece. Trabalhar em casa não é fácil, mas é possível se houver o comprometimento dos colaboradores.

Portanto, abrace essa ideia para trabalhar de casa ou de qualquer lugar no mundo. Até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Nova cobrança de pedágio: saiba como irá funcionar
A lei pretende acabar com as filas em praças de pedágio e tornar as tarifas mais justas É fato...
Máscara dentro de veículo próprio: por que usar?
Veja por que você deve usar a máscara mesmo no seu carro e sem outros passageiros A pandemia de...
Aplicativos para economizar na hora de abastecer
Com a alta dos combustíveis, aplicativos podem ser boas opções para controlar os gastos De acordo com um levantamento...
Carros mais econômicos em 2021
Veja quais são os 0km mais econômicos de acordo com o Inmetro A pandemia de coronavírus agravou ainda mais...
Desafios da mobilidade urbana durante a pandemia
Saiba quais medidas são realmente eficazes contra a propagação da covid-19 A pandemia do novo coronavírus mudou muita coisa...
Carro elétrico: a tendência dentro do Brasil
O carro elétrico não é apenas econômico e silencioso, mas também ecológico. Conheça um pouco mais sobre ele e...