Auto
Atualidades

Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?

Compartilhe em:

piloto automático

Muita gente confunde o piloto automático dos carros com o limitador de velocidade. Ambos são ativados pelo motorista, interferem na condução, porém têm objetivos diferentes. Você sabe qual a diferença entre eles?

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Piloto automático

Piloto automático é o nome popular do controlador automático de velocidade, ou controlador da velocidade de cruzeiro, ou cruise control. Com ele, o motorista seleciona a velocidade que quer e o sistema manterá o carro naquele valor constante. Não há a necessidade de pisar no acelerador, até que o motorista desarme, acionando um botão ou pisando no freio.

Ao ser acionado, o piloto automático informa a velocidade do carro para uma central de comando eletrônico. Esta repassa a informação para o atuador, que acelera ou desacelera o veículo para manter a velocidade constante, juntamente com a borboleta do acelerador.

O piloto automático é um equipamento muito útil em rodovias, durante viagens longas. Por não ser necessário usar o acelerador, é possível descansar a perna direita. Seu uso, porém, pode aumentar o consumo de combustível nos modelos com câmbio automático.

Em subidas, muitas vezes o câmbio reduz duas ou três marchas para manter a velocidade programada, elevando muito as rotações do motor. Já nas descidas, onde normalmente se tira o pé do acelerador e se usa o freio-motor, o sistema pode continuar acelerando.

Limitador de velocidade

No limitador de velocidade, o motorista determina uma velocidade máxima. Quando ela for atingida, o carro emite um alerta. Ou, em alguns mais sofisticados, ele corta a aceleração. Porém ele não mantém o carro acelerando ou desacelerando sozinho como no controlador. 

Em situações de emergência, como em uma ultrapassagem, o limitador é desligado automaticamente ao condutor pisar fundo no acelerador. 

O limitador de velocidade é um importante aliado para não levar multas por excesso de velocidade. Em modelos como o Peugeot 5008, uma câmera no topo do parabrisa lê todas as placas de trânsito ao redor do carro. Quando o limite da via é alterado, o carro ajusta automaticamente o limitador àquele valor. 

Além de funcionar de maneira ativa, com o condutor determinando o limite de velocidade, o limitador de velocidade pode limitar a velocidade máxima que o veículo pode alcançar. Nestes casos, a programação é feita na fábrica e visa manter a segurança no tráfego. Alguns modelos alemães são limitados a 250 km/h, enquanto que os Volvo chegam ao máximo de 180 km/h.

ACC

Já o Adaptative Cruise Control (ACC) ou Controle de Cruzeiro Adaptativo — que também pode ser chamado de Piloto Automático Adaptativo – é capaz de acelerar e frear com base no movimento do veículo à frente.

Em uma viagem longa, por exemplo, o piloto automático adaptativo poupa o trabalho de ficar com os pés no acelerador e no freio, executando essas tarefas para o motorista. Além disso, com um simples botão, dá para determinar a distância para o carro à frente, controlando o automóvel apenas com as mãos.

AutoPilot Tesla

O AutoPilot, modo de condução semi autônoma dos carros elétricos da Tesla, ficou famoso pelos inúmeros vídeos de motoristas dormindo enquanto o carro “dirige” sozinho. O sistema possui oito câmeras de 360 graus, 12 sensores ultrassônicos, radar frontal, ferramentas de processamento de visão, um computador de bordo, entre outros. 

Esse sistema pode “ver” em todas as direções simultaneamente e, em última análise, alimenta os recursos de direção autônoma da Tesla. O AutoPilot, acelera, freia e pode até mudar de faixa se houver um veículo lento à frente. Até manobras evasivas para evitar colisões o sistema pode fazer.

Park Assist

O Park Assist, também conhecido como assistência ativa ao estacionamento ou assistente de estacionamento (tradução do inglês), é um sistema automatizado de estacionamento.

Possui tecnologias de radar, câmeras e sensores localizados no veículo. Ele calcula as manobras necessárias para estacionar o carro na vaga desejada e faz praticamente todo o trabalho sozinho até com manobras perpendiculares, além do estacionamento paralelo.

Dessa forma, para ligar o sistema de Park Assist, basta o motorista posicionar o carro em um ponto paralelo ou perpendicular à vaga, e esperar que os sensores façam o resto do trabalho, inclusive girar o volante e controlar a aceleração.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...