Mobilidade

Dia mundial da bicicleta: deixe o carro em casa!

Compartilhe em:

dia mundial da bicicleta

Conheça os benefícios de incorporar a prática do ciclismo no seu dia a dia, tanto para a sua saúde quanto para o meio ambiente!

A bicicleta é um dos meios de transportes mais sustentáveis do mundo. Celebrar o dia mundial da bicicleta deixando o seu carro em casa e pedalando por aí é com certeza uma das melhores formas de comemorar esta data. 

Celebrada no dia 03 de junho, a data entrou no calendário da ONU no ano de 2018 com o principal objetivo de impulsionar as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia para obter os inúmeros benefícios alcançados com a prática. 

No entanto, há quem ainda não conheça as reais vantagens de pedalar não só para a saúde, mas também para construir uma cidade mais limpa, sustentável e com menos poluição. 

Sendo assim, reunimos uma série de motivos para você incorporar o uso da bicicleta na sua rotina. Confira!

Mais disposição

Se você é daqueles que só de andar um pouquinho mais rápido já se sente cansado, saiba que andar de bicicleta pode ajudar – e muito! – nessa questão. 

Isso porque ao pedalar, você trabalha praticamente todos os músculos do corpo, deixando-os mais ativos e construindo uma boa resistência física.

Além disso, a prática ajuda a ter um controle melhor da sua respiração, uma vez que exige muito oxigênio, fazendo com que os pulmões se fortaleçam e o seu fôlego aumente. 

Assim, você conseguirá pedalar por distâncias cada vez maiores e terá mais disposição para realizar outras atividades.   

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Fortalecimento muscular

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, andar de bike é importante para o fortalecimento do corpo num modo geral, e não apenas das pernas. 

Gradualmente, a tendência é que quanto mais você praticar, mais mudanças no seu corpo você verá. 

Por se tratar de um esporte muito completo, vários músculos do corpo são ativados quando você está em cima das duas rodas: pernas braços, coxas, quadris e até mesmo o bumbum são beneficiados. 

Dessa forma, a bicicleta se apresenta como uma alternativa para quem deseja melhorar o condicionamento físico sem precisar necessariamente frequentar uma academia tradicional. 

Regulação da pressão arterial

O exercício de pedalar também pode ser benéfico para várias questões relacionadas à saúde. A principal delas é a regulação da pressão arterial. 

Isso porque quando pedalamos, nosso coração bate mais forte, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja maior. Com isso, reduz-se o risco de diversas doenças cardiovasculares, como por exemplo a pressão alta ou até mesmo um ataque cardíaco.

Perda de peso

dia mundial bicicleta

Um dos benefícios mais conhecidos – e talvez o motivo pelo qual muitas pessoas praticam o exercício – pedalar também contribui positivamente para quem deseja perder peso. 

A atividade estimula a perda de calorias e a queima de gordura corporal, acelerando o metabolismo e fazendo com que reservas adiposas sejam consumidas mais rapidamente. 

Diversas pesquisas afirmam que andar de bicicleta pode ajudar a queimar até cerca de 2000 mil calorias por semana, se o indivíduo pedalar todos os dias, como trabalhar de bike, por exemplo. 

No entanto, é necessário ressaltar que a prática deve ser aliada à bons hábitos alimentares e uma rotina mais saudável para que se obtenha bons resultados.

Redução do colesterol

Outra vantagem alcançada com o aumento do metabolismo, a redução dos níveis de colesterol no corpo também está associada à prática do ciclismo. 

Através dos processos de anabolismo e catabolismo, as substâncias que contém o LDL (colesterol ruim) são queimadas, ajudando na prevenção de doenças relacionadas à condição. 

Melhora a autoestima e o bem-estar

Não é de hoje que se fala sobre a importância dos exercícios físicos para a manutenção da saúde mental. Isso porque a prática é capaz de combater doenças como a ansiedade, depressão e o estresse pois favorece os níveis de endorfina no corpo. 

Dessa forma, você consegue dar um chega pra lá no mau humor, se livrar do estresse causado pela rotina, rejuvenescer a sua alma e de quebra, aumentar a sensação de bem-estar, com mais qualidade de vida no seu dia a dia. 

Reduz os impactos no meio ambiente

Esse é talvez um dos principais benefícios associados ao uso diário da bicicleta. Através da prática é possível contribuir para preservação do meio ambiente, uma vez que optando por deixar o carro em casa você ajuda a reduzir a poluição. 

Além disso, a bike pode se encarada como uma forma de vida mais sustentável e saudável, permitindo que você fuja do trânsito presente nas cidades e aproveite melhor o seu tempo livre. 

Te ajuda a economizar

Outra grande vantagem colocada em pauta no dia mundial da bicicleta está justamente na economia do seu dinheiro. E você deve estar se perguntando, afinal como isso é possível?

É fácil. Além de ser um meio de transporte relativamente barato, uma vez que não precisa de combustível para se movimentar, o uso da bike ajuda na redução de gastos com a manutenção do veículo e do seguro auto.

Isso porque com o modelo de seguro auto Pay Per Use da Thinkseg, você paga apenas uma assinatura mensal + o quanto usa (em quilômetros rodados). 

Dessa forma, quanto menos você usar o seu carro, mais economiza no final do mês, podendo utilizar o dinheiro que sobra para investir em outras áreas da sua vida. 

Viu só?! Utilizar a bicicleta pode ser vantajoso não só para sua saúde e bem-estar, mas também para o meio ambiente e é claro, para o seu bolso!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Escolha o modelo e a marca certa de pneu de bicicleta
As bicicletas, que já estavam em alta nos últimos cinco anos, explodiram na pandemia de Covid-19, que parou o...
Será que seguro de bike é caro?
Tudo começa com uma bicicleta de entrada, sem grandes expectativas, apenas para fazer uma atividade física. Em pouco tempo,...
Como mostrar as ciclovias no Google Maps?
Apesar de apenas 7% da população brasileira usá-la como meio de transporte, aos poucos a bicicleta vai ganhando mais...
Motos elétricas mais baratas do Brasil em 2022
Os carros eletrificados (híbridos + elétricos) vivem um boom no Brasil, com um crescimento de 78% nas vendas. Porém,...
O que são as ghost bikes?
Quem circula, principalmente pela cidade de São Paulo, já deve ter avistado alguma bicicleta inteiramente pintada de branco estacionada...
Alta do diesel pode deixar cidades sem ônibus, dizem empresas
Com os seguidos aumentos no preço do diesel, álcool ou gasolina, o transporte público das cidades de todo o...