Auto

Saiba como lavar o seu carro em casa

Compartilhe em:

Como lavar carro em casa

Deixe seu carro brilhando e ainda economize!

Você sabe como lavar o carro em casa? Pois é, alguns cuidados são essenciais para preservar a pintura do seu veículo e deixá-lo ainda mais belo.

Pode ser que algumas práticas com as quais você está acostumado não sejam as melhores, mas você verá que o assunto é bem simples e ainda te poupa um bom dinheiro para não precisar levá-lo ao lava rápido. Continue conosco e aprenda o que precisa fazer!

Como lavar o carro em casa? Passo a passo simples!

Acredite: é mais simples do que você pensa!

Feche todos os vidros e portas

A dica parece um pouco óbvia, mas até mesmo quem sabe como lavar o carro em casa já deve ter esquecido aquela frestinha aberta e, então, molhado o interior do veículo. Assegure-se de que está tudo fechado.

Escolha um detergente apropriado para carros

Algumas pessoas optam pelo detergente neutro usado para lavar louças, mas este não é o melhor produto para a lataria do veículo. Opte por produtos próprios, que tenham sido desenvolvidos especialmente para este fim. Eles ajudam na limpeza e ainda preservam a qualidade da pintura.

Se possível, lave o carro em um local coberto

Lavar o carro no sol faz com que a água seque muito rápido, o que pode ocasionar manchas. Prefira locais cobertos, que te permitem ter tempo suficiente para lavá-lo e, depois, secar adequadamente.

Cuidado com o excesso de pressão da água

Algumas pessoas optam pela mangueira, mas quem tem lavadoras de alta pressão costuma usá-las para economizar água e ajudar na limpeza, o que é muito bom. Porém, evite usar a máquina com toda a sua pressão, o que pode danificar a tinta.

Sempre lave o carro de cima para baixo

Comece lavando pelo teto, depois vá descendo gradativamente. Ao fazer o contrário, a sujeira de cima pode sujar as partes que você já lavou e, assim, aumentar seu trabalho.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Esfregue com uma esponja, pano ou luva apropriada

Nem todo produto é adequado para limpar o carro, já que pode riscar a pintura. Sempre opte pelos que foram desenvolvidos especialmente para esta finalidade de modo a evitar o problema.

Nas rodas e pneus, use uma escova

Como esses são os lugares que costumam concentrar a sujeira mais pesada, assim como a parte inferior da lataria, opte pelas escovas, mas não tão rígidas a ponto de riscar o carro.

Seque o carro com tecidos macios

Algodão e microfibra são os melhores tecidos, já que evitam riscos à lataria. A secagem costuma ser bem simples, já que boa parte da água já terá escorrido.

Como lavar carro

Remova a sujeira de dentro com um aspirador de pó

Como são várias frestas de difícil acesso, nada melhor que um aspirador para tirar toda a sujeira. Além dos próprios para carros, que costumam ser menores e portáteis, você também pode usar um aspirador residencial com aquelas peças redutoras.

Tire a sujeira dos bancos

Nos bancos de tecido, aspire-o para remover o pó e outras partículas. No caso dos bancos de couro, a peça do aspirador pode deixar o tecido marcado e, portanto, não é a melhor opção. Neste caso, opte por um pano úmido com sabão de coco, que limpa e ainda hidrata o couro.

Se tiver bancos de couro, hidrate-os periodicamente

Assim como acontece com peças de roupa e calçados, o couro dos bancos do carro pode ressecar. 

Quem quer saber como lavar o carro em casa e deixá-lo nos trinques pode procurar por um hidratante para bancos de couro. Aplique pelo menos a cada seis meses, de modo a conservar sua beleza e resistência por ainda mais tempo.

Cuidado com as partes plásticas

Sua limpeza pode ser feita com o uso de produtos voltados à higienização dos plásticos do carro, como o painel e os demais botões que ali houver. 

Evite, porém, os que possuam algum tipo de óleo, inclusive o silicone, já que eles podem ressecar as peças com o passar do tempo.

Dê uma atenção especial para os vidros

Como eles são determinantes para que você enxergue bem enquanto dirige, além de deixar o carro bonito, lave-os muito bem. Em seguida, ainda pode ser aplicado um produto.

Evite lavar o motor

Quem sabe muito bem como lavar o carro em casa pode fazer a lavagem do motor com água, mas este é um procedimento perigoso, já que pode prejudicar seu funcionamento. 

Se quiser deixá-lo limpo até mesmo dentro do capô, opte por um pano levemente úmido, que remove a sujeira sem o risco do excesso de água.

Confira também: Como começar a economizar dinheiro com seu carro?

Aprendeu como lavar o carro em casa? Então coloque em prática!

Agora que você já conheceu as melhores dicas, pode fazer a lavagem do veículo sem precisar sair de casa. Se você roda muito com ele, o ideal é lavá-lo pelo menos uma vez por semana, mas isso depende de quão sujo ele estiver e também de quanto é utilizado.

Você já sabia como lavar o carro em casa? Tem outra dica bacana para ajudar quem deseja economizar e deixar o carro brilhando? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...