Auto

Como começar a economizar dinheiro com seu carro?

Compartilhe em:

Dicas para economizar com carro

Confira dicas importantes para economizar com o carro e, desta forma, não comprometer a saúde das finanças

Está precisando economizar com carro? Então, você vai precisar seguir algumas dicas e boas práticas para aliviar as finanças do fim do mês. Elas  envolvem algumas mudanças de hábitos para que o veículo não comprometa boa parte da sua renda.

É possível, sim, aliviar os custos e manter o veículo. Seja com manutenções preventivas, utilização de transportes alternativos, economias geradas pela adoção de novos hábitos e contratação do seguro, por exemplo.

Quer conferir essas recomendações? Então, leia o conteúdo que preparamos sobre o tema e aprenda a economizar com as despesas carro hoje mesmo!

Faça manutenção preventiva

O primeiro ponto para economizar com carro é cuidar da sua manutenção. Além de evitar dores de cabeça pelo gasto em uma eventual quebra, a manutenção preventiva vai impedir que você fique sem o veículo, o que pode ser muito ruim se você depende dele diariamente.

Ser proativo para evitar os problemas no automóvel também vai reduzir as chances de acidentes por quebras ou mau funcionamento de componentes importantes, como é o caso dos pneus ou sistema de freio. 

Assim, os cuidados preventivos ajudam a economizar de diversas maneiras. Fique atento para esse ponto e não marque bobeira em cuidar do seu veículo.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Opte por transportes alternativos

Outra mudança de rotina para economizar com carro diz respeito à mudança de hábitos. Nesse ponto, procurar meios de transporte alternativos vai reduzir o gasto com veículo, seja no uso de combustível ou manutenção para mantê-lo funcionando.

Da mesma forma, optar por deixar o carro na garagem também é um movimento importante para a sustentabilidade. Assim,  evitamos emitir gases nocivos ao meio ambiente.

Ainda, dependendo da opção para transporte escolhida, podemos fortalecer o corpo e a saúde como um todo – para bicicletas ou caminhadas, por exemplo.

Dessa maneira, é sempre importante considerar o uso de ônibus, trens, metrôs, bikes, patinetes elétricos e hoverboards. Dependendo do caso, é possível ir andando ou até correndo para o escritório, se for possível tomar um banho ao chegar no destino, claro.

O fato é que existem alternativas para reduzir o uso do carro, economizar no processo e, de quebra, reduzir a poluição sonora e de gases, que impactam o trânsito diariamente nas cidades.

Dicas para economizar no carro

Economize com estacionamentos

Mais uma mudança para economizar com o carro durante o mês é gastar menos com estacionamentos. Aqui, você não vai precisar parar de usá-los, mas sim procurar alternativas baratas e que ajudem em qualquer economia.

Às vezes é possível estacionar o veículo em lugares mais distantes, desde que isso gere alguma vantagem financeira para você. Outra forma é buscar parcerias em locais que oferecem vagas para mensalistas ou possuem convênios com comércios.

Independentemente da escolha, o que importa é sempre pensar em meios de economizar, o que, muitas vezes, pode não parecer muito importante em um primeiro momento. No caso dos estacionamentos, alguns reais poupados diariamente podem fazer uma grande diferença no final do mês.

Economize no combustível

Se você é um usuário assíduo do veículo, deve ter reparado como o combustível está bem caro nos últimos anos. Cada vez mais, o preço parece subir sem que haja qualquer possibilidade de redução em médio e longo prazo.

Dessa forma, para economizar com combustível, além de evitar usar o carro quando possível, é importante saber usá-lo com sabedoria. Primeiro, nada de ficar acelerando além da conta sem necessidade, pois isso ajuda no grande consumo de gasolina ou álcool.

Segundo, evite carregar muito peso no veículo, pois isso impacta negativamente no gasto de combustível, o que não é nada bom para a saúde financeira. O mesmo vale para o tamanho e potência do automóvel: quanto maior e mais potente, mais elevado será o custo para mantê-lo.

E, por último, procure algum colega que precisa se deslocar para o mesmo destino que você e ofereça uma carona. Desse modo, vocês dividem o custo do abastecimento e a economia com combustível estará garantida.

Contrate um seguro que te ajude a economizar com carro

A última recomendação na nossa lista de dicas para economizar com carro é a contratação de um seguro mais barato. Aqui, temos opções bem econômicas e que, ainda assim, vão manter seu automóvel devidamente protegido para qualquer situação.

É o caso do seguro auto Pay Per Use, uma modalidade criada para ser mais econômica e sustentável. Nessa modalidade você paga apenas um baixo valor mensal e alguns centavos por quilômetro rodado. Ou seja, quanto menos o carro rodar, menor será o valor do seguro no final do mês.

Desse modo, você poderá aproveitar outras formas de transporte e deixará o automóvel para situações de maior necessidade, como é o caso de passeios no fim de semana, viagens com a família ou uso em dias de muita chuva, por exemplo.

Com esse funcionamento, o Pay Per Use surge como uma opção acessível aos motoristas e com benefício direto para quem prefere deixar o carro na garagem durante a semana, optando por formas mais baratas de locomoção. No fim das contas, essa troca valerá muito a pena, pode acreditar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...