Mobilidade

Dicas para trabalhar de bike sem preocupações

Compartilhe em:

Como trabalhar de bicicleta

Confira dicas para otimizar o uso da bicicleta e, assim, usá-la como um meio de transporte rápido e seguro para chegar ao trabalho

Trabalhar de bike é uma ótima opção para fugir do trânsito caótico das grandes cidades e ainda aproveitar o exercício para sair do sedentarismo. Além disso, o uso da bicicleta ajuda na sustentabilidade do meio ambiente e, por consequência, do planeta.

No entanto, é importante se atentar em alguns pontos para usar a bicicleta como meio de transporte. Afinal, a intenção é que ela seja um objeto útil nesse quesito, então é preciso tornar a atividade tranquila e sem dores de cabeça.

Quer saber mais sobre o tema? Separamos dicas importantes para trabalhar de bike e, assim, reduzir ao máximo o uso dos automóveis no trânsito. Confira!

Planeje seu caminho com antecedência

Se você deseja trabalhar de bike, é importante conhecer antecipadamente o caminho necessário para chegar até o destino em tempo. Para isso, pode ser uma boa utilizar aplicativos de trânsito para encontrar a melhor alternativa, que possivelmente é o caminho mais curto entre os dois pontos.

No entanto, o caminho mais curto pode não ser o mais adequado para chegar ao trabalho sem atrasos. Às vezes, um percurso mais longo e com mais possibilidades de andar sem interrupções soa mais interessante se você não quer – e não pode – se atrasar. De qualquer forma, lembre-se de não improvisar rotas, pois elas podem custar um tempo precioso.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Atenção para a velocidade

Já dizia o ditado popular: “Devagar se vai ao longe”, certo? Nesse sentido, é importante ter em mente que chegar ao destino em segurança é a sua prioridade. Então, não adianta percorrer as vias em alta velocidade para chegar rapidamente ao trabalho, se isso for colocar sua saúde em risco.

Além de colocar a sua segurança à prova, pedestres e veículos também serão afetados por essa imprudência. Prefira caminhos que permitam uma velocidade baixa, mas sem interrupções. Isso te dará muitas vantagens para trabalhar de bike sem preocupações com o tempo.

Proteja sua saúde

Essa dica é simples e direta: sempre utilize os itens recomendados para proteção do corpo, como capacete, óculos e luvas. Além disso, ao ir trabalhar de bike, é importante “ser percebido” pelos motoristas e pedestres para que acidentes sejam evitados.

Nesse sentido, faixas reflexivas e iluminação adequada, bem como sinais sonoros, vão dar conta do recado. Lembre-se que se você for notado antecipadamente pelos outros transeuntes, as chances de acidentes caem drasticamente.

Dicas de como trabalhar de bike

Cuidado com a transpiração

Inevitavelmente, o uso da bicicleta para ir trabalhar vai te fazer transpirar. Mesmo nos dias mais frios, é importante estar atento para esse ponto, mas é no verão que esse problema será mais percebido.

Assim, é importante utilizar roupas próprias para o pedal, levando a roupa “de trabalho” em uma mochila, totalmente separada. Se for possível, tome banho no escritório – por isso é bom chegar com antecedência – ou, se não for o caso, leve toalhas e lencinhos umedecidos para fazer a higiene assim que chegar ao destino.

Um bom desodorante antitranspirante também ajuda muito nessa hora. Portanto, com o tratamento adequado, o suor de ir trabalhar de bicicleta não vai ser um problema para o seu dia a dia saudável e sustentável.

Esteja sempre preparado

A última dica é para você sempre pensar proativamente e, dessa forma, se preparar para eventuais situações que possam acontecer no trajeto. A primeira é sobre hidratação que, inicialmente, pode não parecer importante em curtas distâncias, mas um calor muito forte pode ser extremamente prejudicial. Então, sempre leve água com você.

No segundo caso, é sempre importante levar itens para manutenções rápidas da bicicleta. Remendos de pneus – ou quem sabe uma câmara extra –, bomba para os pneus e também as principais chaves para fazer manutenção. Esses itens, geralmente, não ocupam muito espaço e não serão um transtorno para você trabalhar de bike.

Trabalhar de bike: adote esse comportamento!

Viu como é fácil adotar hábitos saudáveis e praticas sustentáveis ao decidir trabalhar de bike? Com o planejamento correto, você vai poder exercitar o corpo, fugir do trânsito, contribuir com a mobilidade urbana e, desse modo, aliviar o estresse ocasionado pelos grandes centros urbanos. Mesmo que você more em cidades do interior, ainda vale a pena adotar essa prática.

Outro ponto importante nessa mudança de atitude é a preocupação com o carro, que possivelmente vai ficar na garagem nos dias de semana. Sabemos que isso pode gerar um sentimento negativo pelo alto investimento no veículo, seja pelo valor do bem ou pelo seguro pago para protegê-lo.

Nesse ponto, a boa notícia é que existem novas modalidades de seguro, cujo foco é incentivar os motoristas a usarem menos o carro, mas conservando sua proteção quando isso não for possível. O seguro auto Pay Per Use, da Thinkseg, é um desses serviços, em que você paga uma mensalidade baixa e alguns centavos a mais por quilômetro rodado.

Com isso, optar por meios de transportes alternativos não será um problema. Você pode deixar o veículo na garagem durante a semana, sem qualquer tipo de remorso, para utilizá-lo em situações importantes. De quebra, a economia gerada por contratar um seguro acessível será muito bem-vinda para suas finanças, pode apostar!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Escolha o modelo e a marca certa de pneu de bicicleta
As bicicletas, que já estavam em alta nos últimos cinco anos, explodiram na pandemia de Covid-19, que parou o...
Será que seguro de bike é caro?
Tudo começa com uma bicicleta de entrada, sem grandes expectativas, apenas para fazer uma atividade física. Em pouco tempo,...
Como mostrar as ciclovias no Google Maps?
Apesar de apenas 7% da população brasileira usá-la como meio de transporte, aos poucos a bicicleta vai ganhando mais...
Motos elétricas mais baratas do Brasil em 2022
Os carros eletrificados (híbridos + elétricos) vivem um boom no Brasil, com um crescimento de 78% nas vendas. Porém,...
O que são as ghost bikes?
Quem circula, principalmente pela cidade de São Paulo, já deve ter avistado alguma bicicleta inteiramente pintada de branco estacionada...
Alta do diesel pode deixar cidades sem ônibus, dizem empresas
Com os seguidos aumentos no preço do diesel, álcool ou gasolina, o transporte público das cidades de todo o...