Mobilidade

Quatro modelos de bicicletas de trilha

Compartilhe em:

mountain bike

Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A associação é mais do que natural, uma vez que as mountain bikes são modelos polivalentes com pneus com cravos e suspensões, feitos na medida para encarar os obstáculos das trilhas e estradas de terra.

A bike mais popular do Brasil

A mountain bike é o modelo mais popular no Brasil por diversas razões. É versátil, confortável, robusta e tem uma grande quantidade de marchas, o que facilita a pedalada em terrenos íngremes. E é justamente nas trilhas e estradas de terra que os praticantes mais se divertem. Separamos os modelos de bicicleta de trilha mais famosos. Confira!

Modelos de bicicleta de trilha

Hardtail – O modelo de mountain bike mais comum é a hardtail, do inglês “rabo duro”. O nome vem do quadro sem suspensão traseira, o que privilegia as acelerações e o desempenho nas subidas. Em contrapartida, nas descidas e nos obstáculos, a roda traseira perde contato mais fácil com o solo, comprometendo a estabilidade.

Full Suspension – As full suspension trazem suspensões na frente e na traseira, o que aumenta o conforto e a estabilidade em trechos acidentados. As bikes full suspension também se saem melhor em saltos, pedras e raízes. Em contrapartida, são ligeiramente inferiores nas subidas e pesam mais do que as hardtail.

E as bikes de gravel?

Nos últimos anos, uma nova categoria de bicicleta de trilha vem ganhando cada vez mais adeptos. São as gravel bikes, ou bicicletas para cascalho em uma tradução literal. A bike de gravel é uma espécie de bicicleta de estrada com pneus mais grossos para uso misto. Assim, vão bem no asfalto e em estradões de terra sem muitos buracos ou pedras soltas.

E-bikes vieram para ficar

Não apenas os carros e motos: a eletrificação está tomando conta até do mercado de bicicleta de trilha. As chamadas E-bikes estão cada vez mais presentes e, com o perdão do trocadilho, são uma mão na roda para quem não tem tanto preparo físico para enfrentar longas jornadas em cima da bike. Estão disponíveis para as hardtail e para as full suspension.

Ao contrário das bikes totalmente elétricas, as E-bikes não permitem que a bicicleta se mova sozinha. O grande barato das E-bikes é oferecer assistência na pedalada para ajudar o ciclista. Assim, em uma longa subida, o motor elétrico ajuda a girar o pedivela e o esforço será menor do que um bike convencional. 

Como surgiu a Mountain Bike?

Como dito acima, a bicicleta mais vendida no Brasil é disparada a Mountain Bike. O nome, em uma tradução literal do inglês, é bicicleta de montanha. Sua criação remonta ao estado americano da Califórnia dos anos 1970 e foi obra de um grupo de amigos ciclistas olímpicos, entre eles Joe Breese, Gary Fisher, Tom Richtey, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

Atrás de aventura, a turma começou a usar velhas bicicletas para subir e descer o Monte Talmapais, localizado em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco. As bicicletas, que eram modelos urbanos “depenados”, literalmente não aguentavam o tranco e logo começaram a ser desenvolvidas bicicletas específicas.

Pula toco

A primeira Mountain Bike a ser produzida em série foi a Specialized Stumpjumper (pula toco). Ela foi carinhosamente apelidada de Stumpy e continua em linha até hoje com as devidas atualizações. Tinha quadro em aço carbono, rodas de 26 polegadas com pneus de cravos para terra e relação de marchas com 15 velocidades. A partir de então, o esporte mountain bike se popularizou e ganhou o mundo.

Estreia no Brasil

No Brasil, já em 1985, a Caloi lançou a Cruiser, que pode ser considerada a primeira mountain bike brasileira. Em 1988, a primeira prova da categoria aconteceu no Rio de Janeiro. Quando as importações foram liberadas, em 1990, os modelos importados da Specialized, Trek e Scott tornaram-se sonhos de consumo dos adolescentes.

Cinquenta anos de evolução

Quase meia década depois das primeiras trilhas, as mountain bikes ganharam:

  • Suspensões na frente e na traseira;
  • Relações de até 30 marchas;
  • Quadros em alumínio;
  • Quadros em carbono;
  • Os aros 29 substituíram os de 26 polegadas;
  • Motores elétricos para ajudar na subida foram incorporados; 
  • Desde 1996, a categoria é olímpica.
Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...
6 modelos de bicicletas para você usar no dia a dia
É impossível falar de mobilidade urbana sem pensar na bicicleta. Seja em grandes metrópoles, em cidades litorâneas e ou...