Auto

Tudo o que você precisa saber sobre o rastreador veicular

Compartilhe em:

rastreador veicular

Um dos maiores aliados das companhias seguradoras é o rastreador veicular. Isso porque através dele é possível saber a localização exata de um veículo após o roubo ou furto. A tecnologia permite que a taxa de recuperação de veículos roubados ou furtados chegue a 90% e que o valor da apólice de seguro seja reduzido em até 25%.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como funciona um rastreador veicular?

O rastreador veicular é um pequeno aparelho escondido no carro que utiliza tecnologia de localização. Ele permite o encontro do veículo através da emissão de sinais de radiofrequência dos sinais de geolocalização.

Esses sinais enviam para uma central de monitoramento as coordenadas de onde o veículo está. Atualmente, existem três tipos de tecnologia de rastreador veicular:

Rastreador veicular GPS

A sigla GPS vem do inglês Global Positioning System, que significa Sistema de Posicionamento Global. Essa tecnologia já existe há mais de duas décadas e evoluiu bastante até chegar aos smartphones, equipamentos eletrônicos,esportivos e tantos outros, como os rastreadores veiculares modernos.

Para localizar um veículo, o GPS usa uma rede de satélites que estão na órbita terrestre. Esses satélites se comunicam entre si traçando uma triangulação e, dentro dela, é possível localizar um rastreador em qualquer lugar do planeta.  

‍Os satélites do sistema de GPS fazem cálculos muito rápidos e complexos. Eles utilizam a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich como pontos de referência e fazem uma varredura em uma área pré-determinada para detectar a coordenada geográfica emitida por um rastreador veicular.

Quanto maior a quantidade de satélites trabalhando em uma rede de GPS, mais precisa é a localização de um rastreador. No caso dos rastreadores veiculares, a precisão pode depender de alguns fatores, como a qualidade do aparelho e sua capacidade de transmitir os dados captados pelos satélites até os servidores do sistema de rastreamento.

Rastreador veicular GPRS

O sistema de rastreamento por GPRS (General Packet Radio Service) funciona de forma semelhante ao GPS. Porém, sua varredura para localizar um veículo é feita através das várias antenas de telefonia posicionadas nas cidades.

Os rastreadores veiculares GPRS usam a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications),ou Sistema Global para Comunicações Móveis, para receber o sinal da rede de rastreamento e transmitir os dados da sua localização aos servidores.

Dessa forma, o GPRS traça uma quadrangulação através dos sinais que são constantemente transmitidos entre as antenas, criando uma área de cobertura para localizar o rastreador veicular. A localização de cada antena serve como ponto de referência para realizar o cálculo da posição e da trajetória do veículo dentro de sua área de cobertura.

A precisão da localização geográfica de um rastreador veicular GPRS também depende de fatores como intensidade e alcance do sinal emitido pelas antenas de telefonia, qualidade do rastreador e sua capacidade de transmissão de dados à central de rastreamento.

Rastreador veicular RF

RFID (Radio-Frequency Identification) ou RF, como é mais conhecida, é a sigla para Identificação por Radiofrequência. Suas bases tecnológicas já estavam presentes nos radares utilizados na Segunda Guerra Mundial para que militares pudessem antecipar a aproximação de um avião inimigo.

Com a lapidação dessa tecnologia, a RF é amplamente utilizada em:

  • Automação industrial;
  • Rastreamento de cargas;
  • Localização de animais;
  • Crachás de identificação;
  • Como substituto do código de barras;
  • Cobrança de pedágios;
  • E até para validar documentos como passaportes.

Suas possibilidades de utilização da radiofrequência são muito variadas, inclusive em um rastreador de carros. Como funciona em locais isolados e profundos, a RF, como é mais conhecida, foi incorporada aos sistemas de segurança.

Agregar a radiofrequência aos rastreadores GPS/GPRS otimiza as possibilidades de localização dos veículos. Um dispositivo RF autônomo emite uma frequência exclusiva captada pela central de rastreamento mesmo se o veículo estiver em áreas restritas ou ambientes fechados, como garagens, depósitos e túneis.

Aplicativo mostra onde está o veículo

Alguns rastreadores também permitem o monitoramento do veículo em tempo real através de um app para celular. As informações aparecem em um mapa, sendo possível apontar em tempo real os seguintes dados:

  • Localização do veículo,Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas.

Bloqueio do motor

Alguns rastreadores possuem bloqueadores remotos, que permitem que a central de monitoramento interrompa o funcionamento da bomba de combustível. Assim, o motor do veículo para de funcionar instantaneamente. O recurso é bastante útil para casos de roubo ou furto, diminuindo o tempo necessário para a recuperação do automóvel.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...