Auto

Tudo o que você precisa saber sobre a utilização da cadeirinha no carro

Compartilhe em:

cadeirinha para carro

Quem tem filhos sabe que não é possível andar sem cadeirinha para carro, não é mesmo? Isso porque, além de ter seu uso obrigatório no Brasil no transporte dos pequenos, é esse equipamento que garante a segurança do seu filho durante o trajeto. Ou seja, a cadeirinha é fundamental e não dá nem para pensar em não usar.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Uso obrigatório da cadeirinha para carro

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) de 28 de maio de 2008, determinou a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para transportar bebê e criança em automóvel. Uma nova lei da cadeirinha para carro, porém, passou a valer em abril de 2021. No novo texto do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ficou estabelecido que dispositivos de retenção são obrigatórios para:

  • Todas as crianças com até dez anos de idade;
  • Todas as crianças que tenham menos de um metro e 45 centímetros de altura. 
  • A cadeirinha deve ser instalada sempre no banco traseiro. Ela deve ser utilizada em conjunto com o cinto de segurança ou sistema de fixação Isofix originais do veículo.
  • Infração gravíssima, sete pontos e multa de R$ 293,47 para quem não obedecer a regra.

Na hora da escolha da cadeirinha para carro

Como qualquer produto no mercado de bebê e criança, há muitas opções à venda. Com isso, os pais acabam se sentindo um pouco perdidos na hora da escolha. E não é para menos. Existem diversas marcas e estilos para dificultar a decisão da compra. 

Há cadeirinhas específicas para cada peso e idade do bebê. Porém, com algumas dicas e cuidados você conseguirá escolher a cadeirinha ideal para transportar o seu filho com segurança e sem gastar muito.

O primeiro ponto a analisar ao comprar a cadeira para transporte é o tamanho e peso do bebê. Mas se você não quer ter que trocar muitas vezes de cadeirinha, não se atente somente ao peso que a criança tem hoje.

Há modelos de cadeirinha para carro que abrangem uma grande variedade de pesos e tamanhos. Assim, a cadeirinha acaba se adaptando às necessidades e atendendo desde recém-nascidos até crianças maiores. Uma forma de economizar e garantir a segurança do seu filho.

Bebê conforto

Bebê recém-nascido até completar um ano (ou nove quilos) de idade deve utilizar o bebê conforto virado para trás. Apesar de haver essa indicação, os fabricantes das cadeirinhas recomendam que a criança seja transportada com a cadeirinha virada para trás pelo maior tempo possível, ou até completar dois anos.

Cadeirinha

Com um ano de idade ou mais, a criança deve utilizar uma cadeirinha adequada para seu peso e já virada para frente. Alguns modelos reversíveis servem tanto para bebês pequenos irem virados para trás, como também se adequam aos maiores virados para frente. Se este for o caso você não precisará comprar um novo equipamento quando seu filho chegar nesta fase.

Booster ou assento de elevação

Aos quatro anos de idade já é possível dispensar a cadeirinha e fazer uso somente do booster. Ele é uma espécie de banquinho que eleva a criança para que ela possa utilizar o próprio cinto de segurança do carro.

O booster deve ser utilizado até os 10 anos de idade ou então até que a criança atinja um metro e 45 centímetros de altura. Aí sim, ela estará pronta para andar no banco de trás com o cinto e sem nenhum equipamento extra, praticamente um mini adulto.

Uma dica importante é sempre observar as instruções de uso da sua cadeirinha, mudando de posição ou de modelo sempre que a criança atingir o peso e idade recomendados. Com segurança, o passeio ou viagem com crianças será sempre mais divertido.

E o Isofix?

Quem está pesquisando sobre cadeirinhas para carro já deve ter ouvido várias vezes a palavra Isofix. Mas você sabe o que é Isofix? Para que serve? O meu carro possui? Como faço para comprar? As respostas para essas e outras perguntas você vai encontrar abaixo.

O Isofix é um sistema de fixação para cadeirinhas de bebê criado há 20 anos pela Volkswagen e a fabricante de cadeirinhas Britax Römer. 

Nos sistemas antigos, a cadeirinha era presa somente pelos cintos de segurança traseiros. Já no Isofix, ela é ancorada diretamente na estrutura do veículo ou em uma barra rígida do próprio banco. Assim, a cadeira fica firme, se movimenta muito pouco e não gira em caso de acidentes.

Ganchos no lugar do cinto

A fixação é feita através de ganchos na cadeirinha que se encaixam nos dois pontos de ancoragem do veículo, normalmente entre o assento e o encosto do banco de trás. Um terceiro ponto, batizado Top Tether, está presente nos modelos mais novos e fica atrás do encosto ou no teto. Serve para dar ainda mais estabilidade à cadeirinha.

No Isofix, conforme a categoria de peso, a criança usa o cinto de segurança da própria cadeirinha ou o do carro. Até cadeirinhas para recém-nascidos, conhecidas como bebê-conforto, já são disponibilizadas com o sistema.  O Isofix é padronizado no mundo todo e certificado pela norma ISO-9001.

Isofix é obrigatório desde 2018

De acordo com testes feitos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), apenas 30% das pessoas fazem a fixação correta das cadeirinhas no antigo sistema com cinto de segurança. No caso do Isofix, esse percentual sobe para 96%.

Isso motivou a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) a criar a Resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela obriga novos projetos de carros nacionais ou importados a utilizarem o sistema Isofix. A medida passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2018. Os carros com projetos anteriores a 2018 foram obrigados a ter o Isofix a partir de 2020.

No entanto, muitos modelos de carros com projetos anteriores a data já possuem o sistema Isofix, especialmente os importados. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário e até mesmo no banco traseiro, que normalmente traz uma etiqueta com o nome Isofix nas entradas para encaixe dos ganchos.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...