Thinkseg
Auto

Como evitar acidentes na frente do volante

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
como evitar acidentes no trânsito

Veja o que fazer para manter a segurança enquanto dirige!

Saber como evitar acidentes no trânsito é algo interessante para todos, tanto para motoristas que acabaram de obter sua CNH quanto para aqueles que já têm anos de experiência no volante.

Ainda que seja um assunto sempre comentado, abordado nas aulas do Centro de Formação de Condutores (CFC) e também alvo de várias iniciativas de conscientização, é importante continuar falando sobre ele. Isso porque  o número de acidentes nas ruas e estradas ainda é alto.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em seu relatório “Global status report on road safety 2018”, foram 1,35 milhão de mortes no trânsito em todo o mundo em 2018, ou seja, 3.698 por dia e 154 por hora. Portanto, todo cuidado é necessário quando se fala sobre a segurança no volante.

Para ajudar neste sentido, nós separamos algumas dicas super importantes que você pode começar a aplicar a partir de hoje. Assim, se cada um fizer um pouco, o resultado será um trânsito melhor para todos!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como evitar acidentes no trânsito e manter a segurança?

Quanto mais cuidados no trânsito forem aplicados, melhores serão os resultados em termos de proteção à vida e até mesmo aos bens materiais. Isso ajuda na redução de acidentes e torna as ruas e estradas em ambientes amistosos e tranquilos!

como evitar acidentes
  • Sempre respeite os limites de velocidade… Assim como vimos em nosso conteúdo sobre multas de trânsito, transitar em velocidade superior à máxima foi, de longe, a multa mais cometida. Foram,pelo menos, 23,131 milhões de infrações em 2018. Muito além de apenas placas, a escolha da velocidade de cada via é feita de acordo com estudos de engenharia de tráfego, além de respeitar as leis sobre o assunto. Por isso, sempre fique dentro dos limites para evitar acidentes.
  • … Mas você não precisa andar sempre no limite. Não é porque a velocidade máxima de uma via é 60 km/h que você precisa estar tão próximo dela. Transitar em alta velocidade diminui o seu tempo de reação e pode contribuir para a ocorrência de acidentes. Dirija dentro dos limites e em uma velocidade com a qual você sinta segurança, tanto para si próprio quanto para os demais.
  • Cuidado com as condições climáticas. Chuva, neblina, geada e ventania são algumas situações em que saber como evitar acidentes no trânsito é ainda mais importante, já que as chances aumentam. Seja pela menor aderência dos pneus ao solo ou dificuldade de visualização, é importante dirigir devagar e com calma quando isso acontecer para reduzir ao máximo o risco.
  • Tenha também um cuidado especial com motociclistas, ciclistas e pedestres. O trânsito seguro não se aplica apenas aos carros, mas também a todos que constituem o trânsito. Preste bastante atenção nas motos, bicicletas, patinetes e nos pedestres. Qualquer acidente, ainda que de menor porte, é muito mais perigoso para eles devido à força do impacto.
  • Nunca use o celular enquanto dirige. De acordo com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas nos sete primeiros meses de 2018, o número de multas por uso de celular ao volante aumentou 33%. Além de ser uma infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na CNH e multa de R$ 283,47, isso coloca você e as outras pessoas em risco, mesmo que seja para uma breve olhada em uma notificação. Jamais mexa no celular enquanto está na frente do volante!
  • Apenas dirija se estiver em perfeitas condições. Não é recomendado dirigir quando se está com sono, irritado, preocupado ou nervoso. Pode parecer um pouco exagerado à primeira vista, mas isso afeta sua resposta em relação ao controle do veículo. Seguir a essas dicas é uma das principais formas de como evitar acidentes no trânsito.
  • Em hipótese alguma dirija se tiver consumido bebida alcoólica. Como diz aquela frase tão famosa, se beber, não dirija. O consumo de álcool afeta os reflexos e a capacidade de raciocínio, ambas características essenciais quando se está guiando um veículo. Por isso, se tiver bebido, mesmo que seja apenas uma caipirinha ou dose de vinho, peça para alguém te levar para casa em segurança, seja um amigo ou parente que não bebeu ou mesmo um táxi ou motorista de aplicativo.
  • Coloque-se no lugar do outro. Uma forma muito interessante de como evitar acidentes no trânsito é usar o princípio da empatia, ou seja, colocar-se no lugar de outras pessoas. Assim, você sempre terá como objetivo fazer o seu  melhor, o que também passa pela segurança no trânsito. Assim, as chances de se envolver em um acidente serão bem menores.

Veja também: Como levar as crianças no carro em segurança?

Contribua para a redução de acidentes no trânsito!

A segurança nas ruas e estradas é essencial para todos, já que evita prejuízos (às vezes irreparáveis) à saúde e garante que todos os trajetos, passeios e viagens sejam tranquilos.

Agora que você já sabe como evitar acidentes no trânsito, faça a sua parte e veja como isso terá influência direta em todo o tráfego, além de evitar que você receba multas e se envolva em problemas!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros autônomos: o que são, como funcionam e mais!
A indústria automobilística já deu um passo à frente com o desenvolvimento dos carros elétricos, cujas vendas estão crescendo...
Saiba como funciona o seguro para carro elétrico
Depois de bater recordes no último ano, a venda de carros eletrificados segue em alta em 2022. Houve uma...
Projeto de lei quer dispensar autorização do Detran para a customização de carros
Quase todo entusiasta de automóveis gosta de deixar o carro com “a sua cara”. A customização e personalização é...
Brasil comemora o Dia do Automóvel em 13 de maio
Todo dia 13 de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Automóvel e da Estrada de Rodagem....
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Ao vender o carro, posso transferir o seguro?
Ao trocar de carro, é muito comum o segurado não saber exatamente o que fazer em relação ao seguro...