Thinkseg
Mobilidade

Dicas para manter o trânsito seguro

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Trânsito seguro

Veja o que fazer para ajudar na segurança do trânsito

Manter o trânsito seguro deveria ser um objetivo de todos, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, pessoas que andam de patinete e todos os demais que compõem o fluxo das ruas. Porém, infelizmente, nem sempre se pensa assim.

Nós estamos acostumados a ouvir que, no trânsito, precisamos dirigir por nós e também pelos outros, um ensinamento que vem desde as aulas na auto-escola e que, depois, quando pegamos o carro e vamos para as ruas, percebemos que faz total sentido.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada hora, 5 pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Ou seja, são aproximadamente 43,8 mil mortes todos os anos por conta disso.

O CFM também diz que mais de 1,6 milhão de pessoas ficaram feridas por conta de desastres nas ruas e estradas do Brasil nos últimos 10 anos, ou seja, algo em torno de 160 mil pessoas por ano. Todas essas resultaram em um custo de R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso deixa claro que o assunto é super importante. Algumas dicas de segurança no trânsito podem fazer toda a diferença para que ele flua da melhor maneira possível, de modo a evitar acidentes e outros problemas que coloquem a saúde e a segurança em risco. Continue conosco para saber quais são elas!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dicas práticas para ter um trânsito seguro nas ruas

O número de multas de trânsito mostra que as infrações e irregularidades, infelizmente, são altas. Porém, você pode fazer a sua parte para ajudar a todos os envolvidos! Dá só uma olhada:

Preste muita atenção

O que acontece ao seu redor deve ser analisado com cuidado, de um pedestre que vai atravessar com o sinal fechado a um carro que está estacionando sem ter indicado sua intenção de manobra. Você é um personagem muito importante para o funcionamento de todo o trânsito, e cada detalhe conta.

Sinalize suas manobras

Seja para virar em uma rua, estacionar, dar preferência a outro automóvel ou mesmo quando se depara com uma situação emergencial à sua frente, sempre sinalize tudo o que for fazer. Lembre-se que se o carro de trás não vir nenhum indicativo, ele pensará que você está indo para a frente, o que pode causar graves acidentes.

Como manter o trânsito seguro

Tenha paciência

Ter um trânsito seguro também significa ser paciente e cordial com as outras pessoas. Pode ser que um carro esteja abaixo da velocidade da via porque está com algum problema mecânico, porque o motorista acabou de tirar sua habilitação ou mesmo porque tem alguma pessoa com dor entre os passageiros. Não podemos saber o que acontece, por isso o respeito deve ser a regra!

Ande na faixa compatível com a velocidade que deseja trafegar

As faixas à esquerda são destinadas a quem quer andar rápido, enquanto as da direita são para quem não vai tão rápido assim. Fique sempre na faixa compatível com a sua velocidade para não atrapalhar as outras pessoas.

Mantenha o farol ligado

Quando estiver chovendo, garoando, com neblina ou anoitecendo, mantenha o farol baixo ligado. Além de te ajudar com a visualização, não se esqueça que isso ajuda os outros motoristas e pedestres a enxergarem o seu carro, o que também ajuda a evitar acidentes.

Respeite os limites de velocidade

Sempre atente-se aos limites de velocidade, os quais podem variar até na mesma via. Assim, além de evitar multas, você contribui com o mais importante, que é ter um trânsito seguro.

Veja qual é a melhor faixa para chegar ao seu destino

Além de pensar nas ruas que precisa percorrer para chegar onde quiser, também é interessante analisar quais são as melhores faixas, como aquelas que permitem fazer as conversões necessárias. Dessa forma, evita-se atrapalhar o fluxo. Geralmente, os aplicativos de GPS te ajudam neste sentido.

Faça as devidas manutenções no seu carro

De encher o reservatório de água no radiador a fazer a troca de óleo, ajudar a ter um trânsito seguro também passa por manter seu carro em boas condições de funcionamento. Isso porque ter problemas em determinados trechos pode até mesmo causar acidentes.

Nunca use o celular enquanto dirige!

Além de ser uma atitude que dá multa, isso traz sérios riscos. Qualquer olhada rápida para uma notificação te faz perder décimos de segundo que podem criar sérios acidentes, prejudiciais não apenas aos veículos como, principalmente, à saúde e à integridade física.

Estude o trajeto antes de sair

Mesmo que você não seja tão bom assim com os caminhos, é importante saber qual será o percurso. Assim, você evita maiores surpresas enquanto está dirigindo, como ter que fazer uma conversão perigosa.

Leve as crianças com segurança

Aprender sobre o transporte de crianças no carro é essencial para que elas fiquem seguras e para que a condução do veículo seja feita da forma mais segura possível.

Veja também: Thinkseg recebe “ouro” por ações de segurança no trânsito

Faça a sua parte para deixar o trânsito seguro!

Quanto maior for a segurança no trânsito, melhor para todos. São menos sustos, menos acidentes, menos custos para a saúde pública e com manutenção e eventuais consertos!

Qual dica de trânsito seguro você considera como sendo a mais importante? Tem alguma que acha que merecia estar na lista? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Descarregou? Saiba como carregar seu cartão de transporte pelo celular
Você é usuário do transporte público e seu cartão do Bilhete Único descarregou? Então saiba que é possível carregá-lo...
Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil
As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança...