Auto

Como fazer baliza: dicas práticas para o dia a dia

Compartilhe em:

Como fazer baliza

Saiba o que fazer para não errar mais, mesmo naquelas vagas apertadas!

Você sabe como fazer baliza? Se sim, parabéns! Você domina um dos principais (e mais complicados) fundamentos da direção, principalmente em cidades em que o trânsito é intenso, como as capitais e grandes centros metropolitanos.

O grande problema em relação às balizas não é nem tanto o controle do carro, que é algo que a prática costuma ensinar depois de um tempinho dirigindo. A maior questão costuma ser o medo de dar aquela encostadinha no carro de trás ou da frente, o que pode levar a uma visita inesperada ao funileiro.

Além disso, também é normal ficar com um pouco de vergonha de parar o trânsito e fazer um monte de manobras para conseguir estacionar, o que provavelmente vai resultar em algumas buzinadas de pessoas menos pacientes.

Caso se identifique com essas situações, saiba que não há problema algum.É super normal não saber fazer baliza. Pode ser que você não domine essa prática e que conheça pessoas que também se atrapalhem um pouco para estacionar o carro nessas vagas desafiadoras. Mas o melhor é que a situação pode ser resolvida.

Para te ajudar, eu separei algumas dicas bem práticas sobre o assunto. Continue por aqui para saber exatamente o que fazer!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como fazer baliza fácil e sem medo de errar?

Podemos dizer que esse é um dos principais desafios da mobilidade urbana. Mas fica tranquilo, porque depois de alguns testes, você verá que é bem mais simples do que sempre imaginou. Aí, vai ficar até feliz quando se deparar com a necessidade de fazer aquela baliza!

São dois procedimentos diferentes: o das vagas em paralelo (como nas ruas) e em transversal (como nos estacionamentos de shopping center e supermercado). As técnicas também são um pouquinho diferentes. Dá só uma olhada na receitinha do sucesso:

Passo a passo de como fazer baliza

Vagas em paralelo

  • Pare ao lado do carro que está à frente da sua vaga, baseando-se na traseira.
  • Depois disso, movimente o seu carro suavemente para frente, de modo que o carro do lado fique um pouquinho para trás.
  • Vire todo o volante para o lado da vaga, engate a ré e comece a andar. Lembre-se que o eixo traseiro do carro é um ponto fixo, já que o móvel é o dianteiro. É por isso que é mais fácil estacionar de ré, pois você aponta o ponto fixo do seu carro para a direção para a qual quer que ele vá.
  • Vá para trás até o ponto em que o seu farol dianteiro estiver paralelo com o pára-choque traseiro do carro da frente. Neste mesmo ponto, com o seu retrovisor de fora (do lado oposto da calçada), você deve estar enxergando o farol do carro de trás que está do mesmo lado da calçada.
  • Neste momento, esterce todo o volante para o lado oposto e continue a dar ré. A frente do seu carro vai deslizar e, com isso, ele será encaixado na vaga.
  • Quando estiver suficientemente próximo do carro de trás, ajeite o seu carro para frente, jogando-o um pouco para o lado da calçada e depois indo reto, para que ele fique paralelo à calçada.
  • Pronto!

É importante ressaltar que, no início da manobra, algumas pessoas se baseiam em alinhar o retrovisor do seu carro com o retrovisor de quem está ao lado. Mas isso nem sempre funciona, pois se os veículos forem de tamanhos diferentes, a traseira não estará alinhada. É por isso que a referência tem que ser a parte de trás.

Veja também: O que é mobilidade urbana e como você pode se beneficiar com isso

Vagas em transversal

  • Entre com o seu carro de ré, aproximadamente em 30º, até que ele esteja dentro da vaga, mas ainda torto em relação à sua posição.
  • No momento em que você estiver enxergando, com o retrovisor, a metade do carro que está na vaga ao lado, é hora de esterçar o volante para o lado oposto. Além disso, é importante que o pára-choque frontal do seu carro esteja paralelo com o pára-choque traseiro do carro que está na vaga do lado oposto (caso haja um carro nessa posição).
  • Quando tiver encontrado essa posição, basta esterçar todo o volante até que o carro esteja reto na vaga. Então, deixe o volante reto e vá de ré até que tenha atingido uma boa posição na vaga.
  • Pronto!

Tem mais alguma dica sobre como fazer baliza?

Sim. Se você ainda está com dúvidas sobre como fazer baliza sem errar, praticar é o segredo! Pegue um dia bem tranquilo, como um final de semana, e saia com o carro até algum lugar em que haja pouco movimento, como bairros residenciais.

Para começar com mais segurança, leve alguns cones, cabos de vassoura ou outros objetos que sirvam como pontos de referência e finja que está fazendo uma baliza ao lado dos carros mesmo. 

Neste momento, você pode ficar mais tranquilo, já que não correrá o risco de bater em outros veículos.

Depois que já tiver pego uma boa prática, o ideal é testar em uma situação real, seja na rua ou em um supermercado. Você pode começar com vagas mais largas e, depois, partir para aquelas apertadas, até conseguir dominar a arte da baliza!

E aí, aprendeu como fazer baliza? Já passou por alguma situação engraçada neste sentido? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com todos os seus amigos e familiares que ficam com aquele frio na barriga na hora de estacionar!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...
Como funciona um seguro de carro temporário?
A flexibilidade é uma demanda crescente no ramo de seguro automotivo. Com a rápida mudança nos estilos de vida...
Seguro de carro sem vistoria. Quando dá para fazer?
O processo de obtenção de um seguro automotivo costuma ser encarado por muitos como uma jornada repleta de burocracias...
Quando seguro de carro dá PT?
Há momentos em que um sinistro pode resultar em danos tão significativos que o veículo é considerado uma perda...
Saiba porque o seguro auto aumentou e o que contribuiu para a elevação
O cenário do mercado de seguros auto no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refletindo diretamente...
Qual é o carro com preço de seguro mais barato em 2024?
No mercado de seguros automotivos, encontrar o equilíbrio perfeito entre proteção e custos é fundamental para os motoristas. Dentre...