Mobilidade

Vantagens de utilizar patinetes elétricos

Compartilhe em:

Patinete vale a pena como transporte alternativo?

Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a circulação em horários de pico é comprometida. No transporte coletivo, apesar de grandes avanços, ainda existe uma demanda maior do que a oferta. Para quem faz deslocamentos curtos e quer fugir dessa loucura, uma boa opção são os patinetes elétricos.

Boom pré-pandemia

Até antes da pandemia de Covid-19, o compartilhamento de patinetes elétricos parecia promissor. Startups espalharam milhares deles pelas regiões de grande circulação das cidades. Daí veio o isolamento social e o home office. Além disso, o modelo de negócio não era tão bom assim e ainda esbarrava nas leis de circulação de veículos. Como resultado, muitas saíram do mercado.

Mesmo sem a opção de “alugar”, o patinete conquistou muitos fãs. Para quem pretende comprar, os preços variam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil. São mais em conta do que as bicicletas elétricas e ainda ocupam menos espaço. Separamos outras vantagens dos patinetes elétricos. Confira!

Vantagens dos patinetes elétricos

1. Agilidade

Como dito acima, um dos maiores problemas das grandes cidades é o tempo gasto no trânsito, mesmo para deslocamentos curtos. De carro de aplicativo, ônibus ou metrô, muitas vezes demora mais de 30 minutos para andar poucos quilômetros. É nesses momentos que os patinetes elétricos se destacam, pois podem circular em ciclovias e calçadas e ainda alcança até 40 km/h.

2. Economia

O gasto de energia para recarregar a bateria de um patinete elétrico equivale ao gasto de cinco minutos de uma máquina de lavar roupa.

3. Pouca manutenção

Basicamente se gasta apenas com os pneus em patinetes elétricos. E mesmo assim é muito pouco, pois eles duram uma eternidade.

4. Proteção do meio ambiente

Deixar de usar veículos a base de combustíveis fósseis também significa fazer sua parte para poupar o meio ambiente. Por mais que o benefício seja pequeno, é tendência que esses tipos de veículos eco-friendly ganhem cada vez mais protagonismo nas cidades globais.

5. Custo final baixo

Apesar de o investimento para a compra não ser tão baixo, comparado ao preço do transporte público e da gasolina, a utilização de patinetes elétricos pode gerar economia. É claro que, nesses casos, é preciso calcular a distância a ser percorrida.

Para quem utiliza o modal como um traslado entre estações de ônibus e metrô, e a casa ou trabalho, muitas vezes o aluguel de um patinete tende a ser mais barato do que o uso de um aplicativo de caronas por carro, por exemplo. De qualquer maneira, a economia de tempo gerada pelo uso do patinete elétrico faz compensar. 

6. Segurança e praticidade

Dados estatísticos mostram que acidentes com patinetes elétricos são muito mais raros do que com carros. Além disso, o aluguel e a entrega de patinetes em diferentes pontos são bastante práticos, acabando com a preocupação em relação a gastos com estacionamento e seguro. Mesmo que você tenha um patinete próprio, a praticidade é garantida, já que a maioria dos modelos é dobrável.

Dicas de segurança ao utilizar um patinete elétrico

Apesar de ser estatisticamente mais seguro do que um carro, uma queda de patinete pode causar ferimentos graves e ser até fatal. Com suas rodas pequenas, o veículo tem dificuldade para transpor até obstáculos simples, como buracos, sarjetas e emendas de concreto. Por isso, deve-se seguir algumas recomendações de segurança.

  1. Utilizar sempre capacetes;
  2. Respeitar os limites de velocidade e a regras de trânsito;
  3. Prestar atenção no trajeto e nos obstáculos;
  4. Pilotar sempre com as duas mãos no guidão;
  5. Dar preferência aos pedestres;
  6. Andar sempre sozinho, nunca com carona;
  7. Para os marinheiros de primeira viagem, fazer testes antes de começar a utilizar;
  8. Sempre estacionar o patinete em local que não atrapalhe a circulação de pessoas ou veículos.
Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...
6 modelos de bicicletas para você usar no dia a dia
É impossível falar de mobilidade urbana sem pensar na bicicleta. Seja em grandes metrópoles, em cidades litorâneas e ou...