Auto

Como evitar a aquaplanagem?

Compartilhe em:

aquaplanagem

Começa o verão e junto com ele vem a temporada de chuvas. Pior ainda são as tempestades no fim do dia, com enormes quantidades de água em poucos minutos que permitem a formação de grandes poças nas ruas estradas. E são elas as grandes responsáveis pela temida aquaplanagem.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

O que é aquaplanagem?

Mas você sabe o que é a aquaplanagem? O fenômeno ocorre quando os pneus do carro perdem o contato com o solo ao passar por uma lâmina de água. É como se o carro “boiasse”. Quando isso acontece, qualquer movimento brusco no volante leva à perda de controle e, consequentemente, a um acidente.

Pneus em boas condições são importantes

A aquaplanagem é mais comum em altas velocidades, situação em que os pneus do carro precisam dispersar uma quantidade maior de água por segundo. Aliás, são os pneus os maiores responsáveis por evitar a aquaplanagem. Quando gastos, seus sulcos ficam rasos e não conseguem expelir o excesso de água da pista.

Quem já assistiu corridas de Fórmula 1 com pista molhada vai entender. Quando os pilotos usam os pneus slick – totalmente lisos para maior aderência no asfalto seco – na chuva é um show de derrapagens e escapadas. É necessário colocar os pneus para chuva, com grandes sulcos ou o semi-slick, para asfalto úmido e com sulcos mais rasos.

O que fazer para não aquaplanar?

A melhor maneira para evitar a aquaplanagem é andar sempre com os pneus em boas condições e calibrados. De acordo com um estudo conduzido pela fabricante de pneus Continental na Alemanha, os pneus novos, com sulcos de 3 milímetros e 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h.

Já quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 milímetros, essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança. Ao começar a temporada de chuvas, faça uma análise das condições dos pneus. Se pegar muita estrada ou for fazer uma viagem longa, não hesite em trocá-los se estiverem gastos.

Preste atenção nos sinais da pista

Ao dirigir sob chuva intensa, o motorista deve ficar atento às condições da pista e imediatamente reduzir a velocidade em no mínimo 20% do limite permitido. Em estradas mais modernas, a via é ligeiramente mais alta no centro para que a água escoe para as laterais. Assim, ela será captada pelo sistema de drenagem e as poças não vão se formar.

Entretanto, quando a tempestade é muito intensa, a vazão do sistema de drenagem pode não ser suficiente e a água vai se acumular. O mesmo ocorre em estradas mal projetadas ou em baixadas, onde a água escorre para o centro e forma grandes poças.

É justamente essas poças que o motorista deve evitar. Se possível, desvie ou tente passar pela borda, onde a quantidade de água será menor. Quando não houver a possibilidade de desviar, tire o pé do acelerador e reduza ligeiramente a velocidade para transpor a área alagada.

Aquaplanei! E agora?

Quando o carro começa a aquaplanar, é possível sentir um leve tranco no volante. Se isso ocorrer, o mais importante é manter a calma e seguir as dicas abaixo:

  • Retire o pé do acelerador imediatamente após sentir a perda do controle do veículo;
  • Segure firme o volante, mantendo o veículo com as rodas retas, e apenas tire o pé do acelerador, sem pisar no freio;
  • Quando sentir que o trecho alagado já ficou para trás, gire levemente o volante de um lado para o outro, recuperando a aderência por completo.

Caso perca o controle e rode, de maneira alguma fique parado na pista. Manobre o mais rápido possível e pare no acostamento com o pisca alerta ligado. O mesmo vale para colisões leves, quando o carro ainda tem condições de rodar.

Caso os danos sejam muito extensos e o carro não possa se locomover, abandone o carro com segurança e aguarde o socorro bem distante do acidente, sempre atrás da mureta, guard-rail ou em cima do barranco.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...