Auto

Carro em enchente: quais os cuidados necessários

Compartilhe em:

Como lidar com carro em enchente

Descubra o que fazer em situações de enchente, seja para evitá-las ou tomar atitudes para proteger o carro e a si mesmo

Carro em enchente é sempre um problema. Além do medo de enfrentar a fúria das águas, que pode ser fatal em muitos casos, podemos ter grandes dores de cabeça dependendo de quanto o veículo for afetado.

Assim, é importante saber quais medidas preventivas tomar para evitar essa situação ingrata. Aqui, é essencial saber como evitar a enchente e o que fazer se estiver em uma, para que isso não vire um problema grave.

Quer saber mais? Então, leia o conteúdo que preparamos sobre o tema para aprender o que fazer com um carro em enchente

Carro em enchente: como evitar as águas

Antes de saber os procedimentos necessários para sair de uma enchente, é importante ter em mente que, em muitos casos, é possível evitar essas situações problemáticas. Apesar de não podermos prever quando a água vai subir, alguns sinais nos dão dicas importantes.

A primeira coisa é, se possível, evitar sair do local onde você estiver, seja em casa, no trabalho, no shopping ou alguma estrutura segura. Por mais que seja uma chuva fraca, se a sua região possui histórico de enchentes, evite se arriscar.

Se for inevitável ter que se deslocar em meio à chuva, procure conhecer bem o local onde você está. Em uma região familiar, tente se antecipar e pensar em rotas alternativas – e seguras – para fazer seu trajeto. Aqui, o importante é pensar proativamente para não se complicar.

Mas, se você está em uma região desconhecida e não sabe quais vias são seguras, a recomendação é procurar um local para estacionar até se sentir seguro para prosseguir. Busque por supermercados, shoppings, galerias, comércios ou espaços públicos onde você possa parar por um breve momento, até a chuva cessar.

A água subiu rapidamente, e agora?

Se você não conseguiu evitar a chuva e se viu com um carro em enchente, então é importante se preparar e tomar algumas decisões importantes. Para regiões com alagamentos em estágio inicial, mantenha o motor em baixa rotação – por volta de 2.500 rpm – e atravesse as águas até encontrar um local seguro ou conseguir finalizar o percurso.

Lembre-se que é importantíssimo manter a calma, o máximo que puder, para não comprometer a sua capacidade de tomar decisões. Mesmo que o veículo demonstre sinais de problemas, mantenha a marcha lenta e vá avançando continuamente.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Atenção para o nível da água

Se você perceber que a água subiu rapidamente e seu nível está acima do meio da roda, estacione o veículo, desligue o motor e saia do carro – e chame um guincho, se a enchente tiver parado de avançar. Com as águas altas, jamais tente seguir além das condições que mencionamos aqui.

Se o carro morrer, deixe-o desligado

A mesma ação anterior vale para quando o motor desliga repentinamente. Em hipótese alguma tente dar uma nova partida, pois a água poderá ter entrado no motor ocasionando o desligamento. Assim, é melhor sair do veículo e se manter seguro, pois a segurança pessoal vem sempre em primeiro lugar.

Cuidados com carro em enchente

Evite a troca de marcha no meio das águas

Sobre manter o carro em marcha lenta, essa atitude é necessária para o carro não aspirar água para dentro do motor. Com a marcha lenta, a chance disso acontecer é mais baixa, mas ainda pode acontecer. Então, fique ligado e mantenha a marcha reduzida.

Desligue o ar condicionado

Outra medida importante com carro em enchente é desligar o ar condicionado. Apesar de conveniente, para desembaçar o vidro ou algo do tipo, ele mais vai atrapalhar do que ajudar. Isso acontece porque o  sistema de ar condicionado poder puxar a água da enchente para dentro do veículo, o que pode se tornar um problema grande.

Cuidado para obstáculos na pista

A última dica é ficar muito atento com novos obstáculos na via. Carro em enchente exige muita atenção e essa é mais uma delas. Então, fique atento para lixo, quedas de árvore, outros veículos que foram carregados pela força da água ou qualquer coisa do tipo. Na dúvida, não avance se não estiver seguro.

Leia também: Como começar a economizar dinheiro com seu carro?

Seu carro foi atingido por uma enchente grave? Veja como proceder

Mesmo com os cuidados que trouxemos aqui, pode acontecer do seu automóvel ficar preso em uma enchente e, dessa forma, acabar comprometido pela água que subiu repentinamente. Se isso acontecer, veja como proceder.

Após a água baixar, é importante chamar um guincho para levar o veículo até uma oficina de confiança. Ao chegar no mecânico, relate exatamente como a enchente aconteceu e até onde você viu que o carro foi comprometido.

Importante: como mencionamos anteriormente, nunca tente ligar o carro, mesmo que pareça seguro fazê-lo.

Mas, se você tiver um seguro auto protegendo o veículo, a recomendação é acionar o atendimento e mencionar o sinistro rapidamente. Nesse caso, não tente reparar o carro por conta própria, deixe todo o trabalho com a seguradora.

É o caso do Pay Per Use, da Thinkseg, uma modalidade inovadora que oferece proteção total para seu veículo. Com uma assinatura mensal e alguns centavos por quilômetro rodado, você fica protegido contra perda total, parcial e cobertura de terceiros. Além disso, conta com guincho 24 horas para qualquer eventualidade.

Quer proteger seu carro em enchente ou em qualquer outro desastre natural e acidentes? Então, faça uma cotação do seguro auto agora mesmo e revolucione a forma de proteger seu automóvel.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Dúvidas sobre a CNH Social? O Detran esclarece
Não dá para dirigir sem CNH ou permissão para dirigir, não é mesmo? Se a grana está curta para...
Vazamento de água no carro: como identificar e o que fazer?
Um belo dia você sai da garagem e vê que há uma poça de água debaixo do carro. Se...
Direitos e deveres dos motoristas com os carros elétricos
A frota de carros elétricos não para de crescer no Brasil. Os modelos 100% elétricos tiveram 3.395 emplacamentos no...
Inmetro: saiba quais são carros mais econômicos de 2022
Apesar das ligeiras quedas no segundo semestre de 2022, o preço dos combustíveis continua alto no Brasil. Quem roda...
Quatro motivos para lavar o carro uma vez por mês
Nem todo mundo tem o hábito de lavar carro com frequência. Entretanto, a prática não é só prejudicial para...
Se eu atropelar um bichinho, meu seguro auto oferece cobertura?
Não é raro encontrar animais soltos nas ruas ou na beira de rodovias. Infelizmente, muitos estão perdidos ou foram...