Mobilidade

6 ideias para você se inspirar e personalizar sua bike

Compartilhe em:

bicicleta dierente

As bicicletas já vinham se tornando as queridinhas. Seja para fazer exercícios, disputar provas, fazer trilhas, ir e voltar para o trabalho, escola e faculdade ou apenas para passear. Seja como for, as magrelas são figuras cada vez mais presentes no dia a dia. Mas você já pensou em deixar sua bicicleta diferente e mais personalizada?

Pandemia fez a bike bombar

Com a pandemia de Covid-19, as bikes ganharam mais importância ainda. Elas tornaram-se uma espécie de “válvula de escape” para as pessoas trancafiadas em quarentena dentro de casa. Um passeio à toa, uma ida ao supermercado ou padaria, qualquer coisa virou pretexto para sair um pouco e espairecer. Melhor ainda se for ao ar livre, pedalando.

De acordo com a Aliança Bike, entidade brasileira que reúne lojistas e empresas do setor, as vendas aumentaram 34% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Mesmo 2020 já havia registrado uma elevação de 50% em relação aos seis primeiros meses de 2019.

Bicicletas em falta e preço nas alturas

Este aumento inesperado na demanda somado às fábricas paradas e à falta de componentes e matéria-prima fez com que as bikes sumissem do mercado no auge da pandemia. Atualmente, a oferta já está quase normalizada, mas os preços continuam altos, afinal o dólar ainda está muito valorizado no Brasil.

Para quem não pretende trocar de bike, mas já está enjoado do visual dela, uma boa opção é personalizá-la. Com um baixo investimento, é possível ter uma bicicleta diferente. E o mais legal é que dá para fazer a maior parte das mudanças em casa! Confira algumas ideias.

Como deixar sua bicicleta diferente

Adesivos

Enjoou da cor ou do grafismo da sua bike? Uma opção barata e rápida de fazer é adesivá-la. Pode ser com adesivos coloridos de diversos temas e tamanhos, conhecidos como stickers. Ou então com rolos de vinil adesivo, encontrado em lojas de tintas, decoração e nas plataformas de compra e venda.

Para colar direitinho, a bike deve estar limpa. Dá para colar no quadro, no guidão, no canote e até mesmo nos aros. Uma dica é borrifar um pouco de água e sabão no local antes de colar o adesivo. Assim fica mais fácil de alinhá-lo e tirar as bolhas de ar. Depois que a água seca, a cola adere à superfície normalmente.

Nova pintura

Uma nova pintura é uma boa pedida para ter uma bicicleta diferente sem precisar trocá-la. O ideal é levar para um profissional experiente fazer a pintura. Porém, se você tiver conhecimento, ferramentas e espaço, dá para colocar a mão na massa sozinho. Nas lojas de tintas é possível comprar o primer (fundo), a tinta e o verniz em spray.

  1. Desmonte a bicicleta inteira, deixando apenas o quadro. Se não tiver ferramentas e conhecimento, peça para uma bicicletaria fazer a desmontagem;
  2. Retire toda a tinta antiga com um removedor líquido de tinta. Com ajuda de uma espátula e uma lixa, arranque todo e qualquer resíduo de tinta do quadro;
  3. Com o metal totalmente à mostra, pendure o quadro em um gancho pelo cano da caixa de direção e dê duas a três demãos de primer e deixe secar por no mínimo uma hora;
  4. Aplique de três a quatro demãos de tinta na cor escolhida. Se quiser fazer grafismos ou usar duas cores, basta mascarar o quadro com jornal e fita crepe. Espere a secagem completa por mais uma ou duas horas;
  5. Por fim, dê de duas a três demão de verniz, que é o que vai proteger a pintura e dar brilho. Para remontar a bike, o ideal é esperar no mínimo três dias para a cura da pintura.

Cestos, bagageiros e alforges

Se você carrega compras ou outros objetos, uma ideia legal para personalizar e deixar a bicicleta diferente é a instalação de cestos, bagageiros e alforges (uma espécie de bolsa que vai presa nos bagageiros). Além de deixar a bike com um visual meio aventureiro, os equipamentos aumentam a segurança nos deslocamentos. Suportes para garrafinha de água e celulares também são bem legais.

Equipamentos de segurança

Para rodar nas grandes metrópoles, o ciclista deve sempre usar equipamentos de segurança. Por isso, capriche nas luzes de sinalização traseira (vermelha) e dianteira (branca), refletores nas rodas, campainha, capacete, luvas, espelhos retrovisores e colete reflexivo.

Cadeirinha infantil

Para quem tem filhos pequenos, a instalação de uma cadeirinha infantil é uma baita ideia legal para os passeios. Existem dois modelos. O que vai entre o guidão e o ciclista é mais recomendado para as crianças menores. Isso porque os pais estão vendo o tempo todo e o tamanho do filhote não atrapalha as manobras. 

O outro tipo é instalado sobre um bagageiro na traseira. Ele é perfeito para crianças maiores, que já são mais independentes e disciplinadas. Em ambos os casos, a criança deve usar capacete, pois uma queda pode causar ferimentos gravíssimos e até mesmo ser fatal. Além disso, procure passear por locais calmos e sem tráfego de carros. É mais gostoso e seguro.

Acessórios coloridos

Se você quer chamar a atenção, o que não falta é acessório diferentão para a sua bike. Há desde refletores de rodas em formato de coração, até capas floridas para o selim. Tem tampinhas de bicos das câmaras de ar em formato de dados, vasos de flores, fitas coloridas para guidão, campainha em formato de patinho, ciclocomputador com velocímetro e hodômetro e até trailer para crianças ou cachorros!

Agora é com você! Solte a imaginação, deixe a criatividade rolar e divirta-se personalizando sua bike para arrasar no próximo passeio.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...