Thinkseg
Mobilidade

Andar de bicicleta ajuda a reduzir o estresse?

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
andar de bicicleta

Pedalar diminui o estresse, previne uma série de doenças – inclusive cardíacas – melhora o bem-estar, dentre outras vantagens. Entenda!

Ao menos uma vez na vida, todo mundo já andou de bicicleta. Isso porque o item é muito comum na infância e rende uma série de boas brincadeiras. 

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que andar de bicicleta na vida adulta pode render muito mais do que algumas horas de prazer. Os benefícios de pedalar são estendidos, inclusive, para manutenção da nossa saúde. 

Neste sentido, além de ser um poderoso remédio para o estresse, a bicicleta ajuda a ter hábitos mais saudável e uma melhor qualidade de vida. 

Quer conhecer mais sobre os benefícios da prática? Acompanhe nossas dicas e informações a seguir!

Vantagens de pedalar regularmente

Amiga do meio ambiente, facilita a vida do homem, tem a capacidade de tornar o trânsito das grandes cidades menos caótico e por aí vai… essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que a bicicleta oferece para as cidades. 

Mas, e para quem pedala? 

Na verdade a lista de benefícios nestes casos é muito maior. Isso porque além de promover uma melhor significativa na saúde, andar de bike pode prevenir uma série de doenças relacionadas à saúde mental, como o estresse e a depressão. 

É comprovado que pessoas que pedalam sofrem menos com as enfermidade e inclusive poupam seu tempo e dinheiro. Isso porque, invés de gastar com consultas médicas, exames e afins, pode ser melhor aproveitado em momentos de lazer e descontração. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

7 benefícios comprovados com o uso regular da bicicleta

andar de bike

Controle de peso

Para quem quer fazer exercícios mas não gosta de ficar em uma academia fechada, a bicicleta se mostra como a melhor opção. 

Além de trabalhar diversos músculos do corpo e diminuir a gordura corporal, pedalar proporciona o maior gasto calórico e ajuda na redução de medidas de uma forma leve e descontraída. 

Você pode aproveitar os momentos para conhecer novos pontos da cidade, ou propor um passeio em família, por exemplo, conciliando as duas atividades em uma só.

Tratamento contra estresse e insônia

Principalmente para quem já está habituado, o ciclismo pode ser uma prática muito prazerosa, o que é comprovado cientificamente. 

Quando pedalamos, nosso corpo libera substâncias – mais precisamente endorfina e serotonina – responsáveis por nos proporcionar aquela sensação gostosa de prazer. 

Com isso ocorre consequentemente a redução do estresse. Por isso, é uma atividade recomendada para quem tem uma rotina agitada, ou sofre de problemas como a ansiedade e depressão. 

Além disso, segundo pesquisas realizadas recentemente, pedalar ao ar livre ajuda a regular o ciclo circadiano e reduz o nível de cortisol. Assim, atua  como uma importante aliada de pessoas que sofrem com insônia ou têm problemas para dormir. 

Aumento da capacidade respiratória

Como já mencionamos, andar de bicicleta ajuda a trabalhar diferentes músculos do nosso corpo. 

A atividade também aumenta os batimentos cardíacos, fazendo com que o praticante tenha uma respiração mais rápida. Isso resulta em uma melhora gradativa da função pulmonar e de todo o sistema respiratório. 

Fortalecimento da musculatura

Além de queimar algumas calorias, pedalar é uma excelente alternativa para quem quer fortalecer a musculatura e as articulações. 

Isso porque a atividade trabalha bastante o quadríceps, posterior de coxa, panturrilha, glúteo, abdominal, extensores da coluna, bem como braços, antebraços e ombros. Por isso é considerado um dos exercícios físicos mais completos. 

Melhorias cardiovasculares

Dentre as inúmeras doenças prevenidas ao andar de bicicleta, as cardiovasculares estão entre as mais beneficiadas. Derrame, pressão alta, ataque cardíaco e outras condições são facilmente evitadas por quem pratica o ciclismo regularmente. 

Durante a atividade, os músculos do coração são trabalhados, melhorando sua saúde, principalmente quando combinada a um estilo de vida saudável e uma boa alimentação. 

Meio de transporte mais econômico

Nem só para a saúde do corpo e da mente serve o ciclismo. A saúde financeira também é beneficiada com a prática. Em comparação com os custos de um veículo, a bicicleta é um meio de transporte muito mais econômico. 

Além da economia de combustível, tempo e gastos com manutenção, optar por utilizar a bike no dia a dia ao invés do carro pode render uma boa economia no final do mês com o seguro auto

Isso porque, com o seguro auto pago por uso você só paga o quanto rodar no mês. Ou seja, quanto menos rodar com o carro, menos vai pagar. 

Trata-se de uma modalidade nova que promete revolucionar o mercado de seguros brasileiro, proporcionando aos segurados um serviço completo por um preço mais justo. 

Alternativa mais amiga do meio ambiente!

A bicicleta é uma excelente alternativa para quem deseja fugir do trânsito caótico das grandes cidades e ainda por cima contribuir para uma redução na poluição e da mobilidade urbana

Sem a emissão de gases nocivos, o meio ambiente agradece a sua escolha e o seu bolso também!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Entregas com Bike Elétrica: uma boa saída para o meio ambiente
É fato que os serviços de entregas rápidas, o popular delivery, explodiu com a pandemia de Covid-19 e vive...
10 dicas para andar de patins
Ao lado da bicicleta e do skate, os patins são um misto de esporte, exercício físico, locomoção e diversão...
Conheça o inDriver: app de Mobilidade Urbana que te dá liberdade de escolha
Presente no Brasil há cerca de três anos, o inDriver é mais uma opção de aplicativo de transporte individual....
Seguro de carro com interrupção: vale a pena?
Uma nova modalidade de seguro auto começou a se popularizar no Brasil. É o seguro que pode ser interrompido...
Confira os seis melhores patinetes elétricos de 2021
Sua vida gira em um raio de cinco quilômetros a partir da sua casa (trabalho, escola, faculdade, cursos, academia,...
3 apps que reduzem acidentes de trânsito
Nas provas de rali, cada carro leva uma dupla formada por piloto e navegador. Enquanto o primeiro dirige, o...