Auto

Sinais de que a bateria do carro descarregou

Compartilhe em:

bateria do carro descarregada

Saber identificar o problema é importante para se prevenir dos possíveis imprevistos causados pela bateria fraca do carro. Entenda!

Atire a primeira pedra quem nunca teve ou já presenciou alguém que não percebeu que a bateria do carro descarregou na pior hora possível. 

Na verdade, esse é um problema muito comum, que acaba pegando muita gente desprevenida. E nem sempre sabemos o que fazer nessas horas. 

Neste sentido, entender quais são os principais sinais de que a sua bateria está descarregando é fundamental. isso ajuda não só a se prevenir, mas também para saber como agir diante desta situação. 

Pensando nisso, reunimos uma série de informações importantes sobre o tema para te deixar por dentro do assunto caso aconteça com você. Acompanhe!

Entendendo a bateria do carro

Antes de começar, primeiro é necessário entender a fundo o que é a bateria e sua importância para o funcionamento do veículo. 

Em linhas gerais, uma bateria comum é constituída de óxido de chumbo (ácido sulfúrico e água) e são cheias com eletrólitos (ácido de bateria). São formadas por placas internas positivas, negativas e separadoras que permitem a passagem da corrente elétrica e evitam os curto-circuitos. 

Basicamente, este componente cumpre duas importantes funções no veículo: fazê-lo arrancar e fornecer energia a todos os componentes elétricos do carro. 

Ela também é responsável por fazer um isolamento térmico, protegendo os acessórios internos de ações mecânicas. 

Assim como o combustível, ela é indispensável para o funcionamento do carro e, quando está descarregada, o carro não anda. 

Qual o ciclo de vida de uma bateria de carro comum?

Normalmente, as baterias costumam ter um ciclo de vida de em média 4 anos. No entanto, diversos fatores podem influenciar nesse tempo para mais ou para menos, dependendo do uso, condições climáticas e outras variáveis. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Quais os principais sintomas de uma bateria fraca?

Um dos principais indícios de que algo não vai bem com a bateria do carro é justamente a dificuldade em ligar o carro (ao dar partida no motor). 

Essa situação costuma ser mais comum pela manhã, principalmente nos dias frios ou em que o carro passou muitas horas desligado. 

Ainda com relação ao inverno, as temperaturas mais frias podem ocasionar uma série de questões que influenciam na saúde da bateria, como por exemplo a umidade do ar, o ligar dos faróis mais cedo, dentre outras situações. 

Carro parado por muito tempo também tende a dar mais problemas na bateria. O ideal é que se o carro for ficar estacionado por um longo período (semanas, no caso) é bom sempre ligá-lo por alguns minutos. Além disso, é recomendado acionar alguns componentes para evitar que eles se deteriorem. 

Como saber se a bateria do carro está descarregando?

bateria do carro

Caso o seu carro apresente algum dos sinais mencionados acima, existem algumas formas de descobrir se a sua bateria está fraca. 

A primeira forma, é observar enquanto o veículo ainda está ligado, se a iluminação do carro – faróis, lanternas e etc – está falha, ou irregular. Isso pode indicar que há algum problema com o alternador do carro. 

Observe também se há oxidação dos polos da bateria. Normalmente, quando isso acontece você identificará a presença de Zinabre, e este componente pode prejudicando a carga completa da bateria. 

Por fim, também é possível realizar o teste da bateria, feito em concessionárias autorizadas e oficinas mecânicas. 

Lá, são avaliados diferentes fatores como a checagem da tensão, que mede a carga da peça utilizando um multímetro. Ela vai dizer se a bateria está boa, ou se já é hora de fazer a substituição por uma nova. 

O que pode prejudicar a saúde da bateria?

Algumas ações podem contribuir para que a bateria se deteriore mais rapidamente, tais como: 

  • Deixar a chave na ignição por muito tempo sem necessidade
  • Esquecer os faróis ligados
  • Deixar o rádio ligado com o motor desligado
  • Problemas na parte elétrica interna do carro
  • Bateria muito antiga

O que fazer quando a bateria descarrega?

A primeira solução que te vem a cabeça pode ser a famosa “chupeta”. Ela é realizada por meio dos cabos de transmissão que levam a energia de uma bateria de outro carro para o seu veículo. 

No entanto, caso você esteja sozinho e não encontre ninguém para te socorrer, o ideal é acionar o seguro pago por uso. Assim, ele enviará um guincho ou assistência para te dar o suporte necessário naquele momento. 

Em situações como essas, ter um seguro auto que você pode contar faz toda a diferença e evita que você tenha ainda mais dor de cabeça. 

O mais indicado nestes casos, é visitar um profissional de confiança para que ele investigue as possíveis causas do problema para que isso não volte a se repetir. 

Isso porque o ocorrido pode nem estar relacionado com a bateria. Às vezes a falta de manutenção correta em determinados componentes do carro pode ocasionar um problemão no seu dia a dia. 

Por isso, lembre-se: faça todas as revisões do carro necessárias, mantenha a manutenção em dia e não deixe de contar com o seguro pago por uso para te auxiliar caso não seja possível prever a situação.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...