ThinkNews
Mobilidade

O sucesso da bicicleta na pandemia

Compartilhe em:

bicicleta na pandemia

O brasileiro já havia descoberto os benefícios de pedalar de uns cinco anos para cá. As ciclovias, ruas, trilhas e estradas estavam cada dia mais cheias de ciclistas. Seja a caminho do trabalho, fazendo entregas, por lazer, treinando para competições ou apenas para se divertirem. 

Junto com os novos ciclistas, veio um aumento considerável nos grupos de ciclismo e nas lojas e oficinas especializadas nas “magrelas”.

Aí chegou a pandemia de Covid-19. Enquanto alguns setores foram muito prejudicados, o de bicicletas ficou ainda mais aquecido. As vendas aumentaram 34% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020. Mesmo 2020 já havia registrado uma elevação de 50% em relação aos seis primeiros meses de 2019. Os dados são da Aliança Bike, entidade brasileira que reúne lojistas e empresas do setor.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Popularidade da bicicleta na pandemia só cresceu

Mas qual a razão do aumento da procura pela bicicleta na pandemia? São várias:

  • A proibição de funcionamento de academias e clubes. Isso impediu que muita gente continuasse as práticas esportivas em ambientes fechados;
  • O risco de pegar Covid-19 ao praticar esportes coletivos;
  • Com a bike é possível se exercitar sem individualmente, sem contato com outras pessoas;
  • A necessidade de sair do isolamento social para espairecer;
  • Entretenimento para as famílias;
  • A oportunidade de conhecer novos lugares.

Além dos benefícios para a saúde mental, a bicicleta é um excelente aliado para a forma física. Confira!

1- Ajuda a emagrecer

O ciclismo acelera o metabolismo, o que permite que a queima de calorias ocorra de maneira mais rápida. Portanto, o resultado é a perda de gordura, bem como a redução dos níveis de colesterol, além de promover o equilíbrio da glicemia.

2- Aumenta a resistência muscular

Ao pedalar, o ciclista usa não somente as pernas, mas todos os grupos musculares do corpo. Assim, com o tempo, a resistência vai aumentando e fica cada vez mais fácil pedalar.

3- Melhora a resistência cardiorrespiratória

Por exigir muito da parte cardiorrespiratória, o ciclismo proporciona aumento do fôlego, da frequência cardíaca, além da redução da pressão arterial. Portanto, com o coração e os pulmões trabalhando mais, o oxigênio circulará melhor e mais rápido, beneficiando o corpo todo.

4- Elimina as toxinas

Ao pedalar, as toxinas que circulam pelo corpo são eliminadas.

5- Aumenta a sensação de bem-estar

A liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, aumenta consideravelmente durante a prática de ciclismo.

6- Fortalece a imunidade

Ao pedalar ou praticar qualquer atividade física, o sistema imunológico do corpo é fortalecido, aumentando a resistência a vírus e bactérias.

7- É uma atividade de baixo impacto

No ciclismo, os primeiros impactos com o solo são absorvidos pela bicicleta. Assim, as articulações – principalmente pés, joelhos e quadril – são poupadas de lesões.

8 – Combate estresse, depressão e ansiedade

É muito comum pessoas com depressão, ansiedade e estresse conseguirem superar as doenças por meio da bike. Sair, conhecer novos lugares, fazer novas amizades, ter contato com a natureza e ver o mundo através de um outro ponto de vista são importantes aliados de uma boa saúde mental.

9 – Ajuda a economizar

Com os incontáveis aumentos dos preços dos automóveis e dos combustíveis, está ficando cada vez mais caro se locomover pela cidade. Portanto, com a bike, o único gasto vai ser calórico. Dá para economizar um bocado e ainda cuidar da saúde.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Segurança em primeiro lugar

Com o aumento do uso da bicicleta na pandemia, também cresceram as ocorrências envolvendo ciclistas. Assim, mesmo para quem pedala só por lazer, é importante seguir algumas dicas de segurança para que o passeio não se transforme em tragédia.

  •  Use capacete sempre. O capacete é fundamental para a segurança do ciclista. Até as quedas bobas, em baixa velocidade, podem resultar em traumas na cabeça com graves consequências. Barato e facilmente encontrado, o capacete deve ser usado em toda e qualquer situação;
  • Nunca trafegue na contramão. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) as bicicletas devem respeitar o sentido de direção da via. Pode parecer seguro trafegar na contramão, mas em esquinas, entradas e saídas de rodovias e avenidas, os motoristas muitas vezes estão olhando no espelho retrovisor e não para a frente;
  • Utilize roupas coloridas e luzes na bike. Assim, ao chamar a atenção dos motoristas e pedestres, as chances de ser atropelado ou atropelar diminuem bastante;
  • Sinalize com os braços. Ao pedalar em regiões mais movimentadas, sinalize com os braços se precisar mudar de direção. Assim, os motoristas ficam sabendo antecipadamente as intenções do ciclista;
  • Nunca ande no meio dos carros. Se não houver ciclovia ou ciclofaixa, nunca ande no corredor entre os carros. Além do risco de ser atingido por um motociclista, fica mais difícil de ser notado pelos motoristas. Portanto, ande sempre à direita, ao lado do meio fio;
  • Mantenha a bike em ordem. Com a bicicleta funcionando direitinho, as chances de quedas são muito menores e o pedal fica mais prazeroso. Assim, mantenha sempre a manutenção em dia, com pneus calibrados, corrente lubrificada, câmbios e freios regulados.

Se você usa bike e também carro, temos uma dica para você

Você optou pela bicicleta na pandemia e está usando pouco o seu carro? Então que tal conhecer o seguro auto Pay Per Use da Thinkseg? Ele é um seguro completo onde você paga somente quando usa o carro. O pagamento é mensal, como nos serviços de streaming, por exemplo. 

Como funciona?

Um aplicativo faz toda a telemetria, calcula a quilometragem mensal e distingue o meio de transporte que você está usando (o próprio carro, aplicativos de transporte, ônibus, bicicleta ou a pé). 

Pelo app, você tem todas as informações do seu seguro, além de acesso a assistência 24 horas e outras funcionalidades. Outra vantagem é que você faz a contratação, a vistoria do carro e o cancelamento da apólice pelo próprio celular, sem necessidade de ligações ou atendimento pessoal.  

A bicicleta na pandemia tem se tornado uma grande companheira daqueles que buscam bem estar físico ou mental. E por que também não financeiro? Ao economizar com combustível e seguro, a satisfação de ver seu dinheiro rendendo mais é garantida. Clique aqui e faça a sua cotação do seguro auto Pay Per Use da Thinkseg.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quanto você usou o seu carro no último mês? Como controlar o uso e adequar o seguro
Você já parou para calcular quanto usa o carro todos os meses? Quantos quilômetros roda, quantas horas por dia...
Entretenimento a bordo - Quais são os principais acessórios para ter no carro?
“- Pai, falta muito para chegar?” Os acessórios para entretenimento no carro são itens essenciais para deixar suas viagens...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...