Thinkseg
Mobilidade

Bike ou carro: quando compensa deixar seu veículo em casa?

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Trocar carro por bicicleta

Descubra as vantagens e desvantagens de utilizar a bike em vez de dar preferência ao carro

Bicicleta ou carro? Esse dilema, nos dias atuais, anda muito em pauta, seja pelo trânsito caótico que já domina as grandes cidades ou pela conscientização que está sendo levada a várias pessoas.

O fato é que trocar carro por bicicleta, em várias ocasiões, é um movimento importante para ajudar na preservação do planeta, reduzir o trânsito e, de quebra, ajudar a manter uma boa saúde física e mental.

Sendo assim, optar entre bicicleta ou carro pode trazer uma série de vantagens para sua vida. Quer saber mais? Leia o conteúdo especial que preparamos sobre o tema, logo abaixo.

Vantagens de trocar carro por bicicleta

Todos sabemos quanto os carros podem ser confortáveis e práticos, dependendo de algumas situações da nossa rotina. Em dias chuvosos, por exemplo, ele tem uma grande vantagem sobre a bike, então é perfeitamente normal que optemos pelos automóveis nesses dias.

O mesmo vale para percorrer longas distâncias, como viagens, em que os veículos motorizados ainda nos ajudam a chegar de forma mais rápida e segura até o destino. Novamente, neste caso, ponto para os carros.

Mas as vantagens dos automóveis praticamente acabam aí. Em boa parte da nossa rotina, podemos inserir as bicicletas para ir e vir da maioria dos locais, enquanto o carro, nesse sentido, traz uma série de problemas e transtornos para nossa vida.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Bicicleta é saúde

Que tal tirar a ferrugem dos ossos e, de quebra, chegar rapidamente no trabalho, sem enfrentar muito trânsito e, ainda, gerar menos poluição para nosso planeta? Nesse sentido, trocar o carro pela bicicleta é uma escolha acertada e, apesar de parecer incomum nas grandes cidades, rapidamente a atitude vai virar um hábito na sua vida.

Para grande parte dos trabalhadores, basta levar uma mochila com algumas coisas e pronto: nada de mover toneladas de metal para andar poucos quilômetros. A bicicleta é mais sustentável, prática e vai te dar a disposição necessária para trabalhar o dia todo com energia.

Bicicleta é sustentabilidade

Outra resposta para a questão “bicicleta ou carro?” certamente vem na sustentabilidade. Em um planeta que, a cada ano, bate recordes negativos em relação à degradação do meio ambiente, onde a temperatura do mar sobe constantemente e a camada de ozônio é cada vez mais prejudicada, é importante buscar alternativas sustentáveis em todas as áreas.

Assim, a sustentabilidade pode ser ajudada por ações de mobilidade urbana, em que uma das respostas está em trocar carro por bicicleta. Pode parecer pouco, mas um pensamento coletivo é muito importante para a longevidade do planeta.

Trocar carro por bicicleta

Leia também: Como ser sustentável em 07 passos simples

Bicicleta é agilidade, diversão e menos estresse

Outra grande vantagem da bicicleta em relação ao carro é a possibilidade de locomoção que ela proporciona nas grandes cidades. Com a capacidade de andar pelas ciclovias ou faixas exclusivas, por exemplo, além de pegar atalhos e não precisar acompanhar o fluxo de veículos, ela se torna um objeto essencial para quem procura agilidade.

Além disso, a diversão que andar de bicicleta proporciona é um grande argumento na disputa “bicicleta ou carro“. Com menos estresse, temos mais condições de levar o cotidiano de forma leve e com alta qualidade de vida. E pensando em cidades grandes, isso importa bastante.

Bicicleta é economia

Mesmo que você deseje manter seu carro – e não estamos nem falando que você o deixe de lado sempre –, optar por uma bicicleta no dia a dia é uma ideia inteligente. No sentido de manutenção, por exemplo, cuidar de uma bike é bem mais fácil do que cuidar de um veículo. Basta manter as peças conservadas e lubrificadas e, na maioria dos casos, tudo ficará bem.

Assim, além da praticidade, ter uma bicicleta e usá-la diariamente custará bem pouco. E no final do mês, o seu bolso vai agradecer.

Bicicleta ou carro: a resposta pode estar no seu bolso

Por falar em dinheiro, possivelmente o melhor motivo para essa questão de mobilidade está na parte financeira. Escolher entre bicicleta ou carro está ligado diretamente a quanto ambos podem afetar as suas finanças, apesar de muitos não pensarem nisso.

Portanto, não é nem necessário abandonar os automóveis, mas sim utilizá-los de forma consciente. Uma alternativa, por exemplo, é escolher os fins de semanas, viagens longas ou situações em que o clima aperta para fazer uso deles.

De resto, as bikes vão dar conta do recado e, de quebra, vão economizar com combustível, manutenção e até no seguro do veículo. Não tem ciclovia perto do sua origem ou destino?

Nas grandes cidades, há serviços de empréstimo de bikes nas ruas. Que tal ir de metrô até um ponto e seguir de bike depois dele? Você não precisa depender de horários de ônibus e continua a economizar.

Sim, é possível economizar no seguro do veículo ao deixá-lo na garagem, como acontece com a modalidade Pay Per Use, em que você paga um valor fixo mensal, além de alguns centavos conforme a quilometragem percorrida no mês. Portanto, ao optar pela bicicleta durante a semana, o valor mensal do seu seguro diminui e você fica livre para usar suas economias em outros lugares e ocasiões.

Desse jeito, com tudo que falamos até aqui, ficou fácil escolher entre usar bicicleta ou carro na maior parte do tempo, certo? Entre na conversa e conte sua experiência!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil
As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança...
Veja quais são os locais de maior risco para ciclistas em São Paulo
Seja como transporte, esporte ou apenas como lazer, andar de bicicleta em São Paulo nem sempre é uma tarefa...
Conheça o Kers Wee, o carro elétrico brasileiro
O mercado de carros elétricos está em alta no mundo todo. No Brasil não é diferente. Em 2021, a...