Mobilidade

Corrida: conheça as boas práticas do exercício

Compartilhe em:

Benefícios de correr

Confira as principais dicas para iniciar e evoluir na prática da corrida e conheça os benefícios de correr!

A corrida é uma atividade física que traz diversos benefícios ao corpo, seja na parte física ou mental. Os benefícios de correr são tantos, que muitas pessoas estão aderindo a esse exercício, seja para ganhar condicionamento físico, emagrecer ou, por incrível que pareça, relaxar.

No entanto, os especialistas no esporte afirmam que não é interessante sair “apenas correndo por aí”. Para evitar lesões e outros problemas de saúde, é fundamental começar devagar e ir progredindo gradualmente.

Quer conhecer as boas práticas da corrida e como os benefícios de correr impactam na saúde? Então, leia o conteúdo até o final, planeje os próximos passos e bom treino!

Antes de começar, faça uma avaliação física

Mesmo que você não planeje correr muitos quilômetros, é importante ter uma liberação médica para praticar o exercício. Isso é fundamental pela atividade exigir bastante do corpo e, também, por cada indivíduo possuir uma característica corporal.

Portanto, marque uma consulta médica para fazer um check-up, entender os limites físicos do momento, evitar lesões ou problemas maiores na saúde. Com o tempo, faça novas avaliações e entenda se é possível evoluir e correr distâncias maiores.

Escolha um local para correr

Agora que a parte médica está em dia, você está liberado para encontrar o melhor local para correr. Nesse sentido, dê preferência para locais apropriados, como pistas de caminhada, parques ou calçadões.

É importante que o piso seja plano e sem obstáculos, já que isso pode atrapalhar bastante o exercício.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Alimente-se bem e no tempo correto

O próximo passo é ficar de olho na alimentação, sendo importante consumir alimentos leves em até, no máximo, uma hora antes da corrida.

Para o cardápio, prefira saladas, frango, peixe, frutas, cereais e outros alimentos menos pesados, que não atrapalhem durante a atividade.

Fique de olho nas vestimentas

É importante enfatizar que os benefícios de correr são alcançados com atitudes simples. Nesse sentido, você não precisa de equipamentos caros para aproveitar o que essa atividade pode oferecer. Portanto, escolha um tênis confortável e destinado ao exercício, com roupas leves – de academia, por exemplo – para correr sem maiores problemas.

Benefícios de correr

É hora de alongar

Agora chegou o momento de alongar. Para isso, monte um plano de aquecimento que pode ser facilmente encontrado na internet. De posse deste “manual”, siga à risca cada alongamento para preparar os músculos, bem como o corpo no geral, para a corrida.

Com tudo pronto, é hora de começar o movimento e aproveitar os benefícios de correr!

Comece devagar

Se você está bem sedentário, é bom iniciar com caminhadas lentas para, depois, aumentar o ritmo e exigir mais do corpo. Procure acelerar o ritmo ao andar, depois evolua para pequenos trotes, avance para manter a aceleração por mais tempo e, depois de estar amplamente acostumado, comece a correr para valer.

No entanto, evite forçar muito o corpo para não se machucar. Lembre-se que os resultados não aparecem de um dia para o outro, ok?

Hidrate-se corretamente

Durante a prática da corrida, lembre-se de se manter hidratado, bebendo água constantemente, mas sem exagerar para não comprometer o desempenho. A hidratação constante, nesse sentido, ajuda a manter o corpo funcionando plenamente, assim como o desempenho físico.

Monte uma rotina

Agora que você já conhece as boas práticas para correr, prepare sua rotina de treinos e se esforce ao máximo para segui-la à risca. Opte por treinos mais curtos, no início das atividades, para evoluir para horas de corrida com o passar do tempo – mas só quando estiver acostumado, claro.

Conheça os benefícios de correr

A prática da corrida tem vários benefícios que variam entre a parte física e psicológica. No primeiro caso, temos um condicionamento físico melhor, com uma respiração mais potente, músculos desenvolvidos e uma disposição acima do normal.

Já na parte psíquica, podemos observar a diminuição do estresse, redução da ansiedade, melhora da memória e o aumento da capacidade de concentração.

Portanto, correr faz bem ao corpo de diversas formas, o que torna a atividade fundamental para qualquer pessoa.

Leia também: Mobilidade elétrica, entenda as facilidades da bike e do patinete elétrico

Bônus: a economia é um dos benefícios de correr

Um dos benefícios de correr diz respeito também à questão financeira. Por ser uma atividade de baixo custo, você não vai precisar pagar uma academia e se deslocar de carro até o local do treino, o que gera uma boa economia no fim do mês.

Com isso, abre-se a possibilidade de, cada vez mais, utilizar o veículo apenas para momentos importantes, quando o automóvel não pode ser deixado em casa. E se você paga seguro para seu carro, aqui vai uma boa notícia: ao usá-lo menos, você pode economizar no valor mensal do seu plano.

A modalidade de seguro Pay Per Use, por exemplo, é um plano flexível, em que você paga apenas uma assinatura mensal, além de poucos centavos por quilômetro rodado. Dessa forma, deixar o carro parado em casa não é um problema, já que isso gera economia e não compromete a proteção do veículo. Conheça agora mesmo!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...