Thinkseg
Mobilidade

Corrida: conheça as boas práticas do exercício

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Benefícios de correr

Confira as principais dicas para iniciar e evoluir na prática da corrida e conheça os benefícios de correr!

A corrida é uma atividade física que traz diversos benefícios ao corpo, seja na parte física ou mental. Os benefícios de correr são tantos, que muitas pessoas estão aderindo a esse exercício, seja para ganhar condicionamento físico, emagrecer ou, por incrível que pareça, relaxar.

No entanto, os especialistas no esporte afirmam que não é interessante sair “apenas correndo por aí”. Para evitar lesões e outros problemas de saúde, é fundamental começar devagar e ir progredindo gradualmente.

Quer conhecer as boas práticas da corrida e como os benefícios de correr impactam na saúde? Então, leia o conteúdo até o final, planeje os próximos passos e bom treino!

Antes de começar, faça uma avaliação física

Mesmo que você não planeje correr muitos quilômetros, é importante ter uma liberação médica para praticar o exercício. Isso é fundamental pela atividade exigir bastante do corpo e, também, por cada indivíduo possuir uma característica corporal.

Portanto, marque uma consulta médica para fazer um check-up, entender os limites físicos do momento, evitar lesões ou problemas maiores na saúde. Com o tempo, faça novas avaliações e entenda se é possível evoluir e correr distâncias maiores.

Escolha um local para correr

Agora que a parte médica está em dia, você está liberado para encontrar o melhor local para correr. Nesse sentido, dê preferência para locais apropriados, como pistas de caminhada, parques ou calçadões.

É importante que o piso seja plano e sem obstáculos, já que isso pode atrapalhar bastante o exercício.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Alimente-se bem e no tempo correto

O próximo passo é ficar de olho na alimentação, sendo importante consumir alimentos leves em até, no máximo, uma hora antes da corrida.

Para o cardápio, prefira saladas, frango, peixe, frutas, cereais e outros alimentos menos pesados, que não atrapalhem durante a atividade.

Fique de olho nas vestimentas

É importante enfatizar que os benefícios de correr são alcançados com atitudes simples. Nesse sentido, você não precisa de equipamentos caros para aproveitar o que essa atividade pode oferecer. Portanto, escolha um tênis confortável e destinado ao exercício, com roupas leves – de academia, por exemplo – para correr sem maiores problemas.

Benefícios de correr

É hora de alongar

Agora chegou o momento de alongar. Para isso, monte um plano de aquecimento que pode ser facilmente encontrado na internet. De posse deste “manual”, siga à risca cada alongamento para preparar os músculos, bem como o corpo no geral, para a corrida.

Com tudo pronto, é hora de começar o movimento e aproveitar os benefícios de correr!

Comece devagar

Se você está bem sedentário, é bom iniciar com caminhadas lentas para, depois, aumentar o ritmo e exigir mais do corpo. Procure acelerar o ritmo ao andar, depois evolua para pequenos trotes, avance para manter a aceleração por mais tempo e, depois de estar amplamente acostumado, comece a correr para valer.

No entanto, evite forçar muito o corpo para não se machucar. Lembre-se que os resultados não aparecem de um dia para o outro, ok?

Hidrate-se corretamente

Durante a prática da corrida, lembre-se de se manter hidratado, bebendo água constantemente, mas sem exagerar para não comprometer o desempenho. A hidratação constante, nesse sentido, ajuda a manter o corpo funcionando plenamente, assim como o desempenho físico.

Monte uma rotina

Agora que você já conhece as boas práticas para correr, prepare sua rotina de treinos e se esforce ao máximo para segui-la à risca. Opte por treinos mais curtos, no início das atividades, para evoluir para horas de corrida com o passar do tempo – mas só quando estiver acostumado, claro.

Conheça os benefícios de correr

A prática da corrida tem vários benefícios que variam entre a parte física e psicológica. No primeiro caso, temos um condicionamento físico melhor, com uma respiração mais potente, músculos desenvolvidos e uma disposição acima do normal.

Já na parte psíquica, podemos observar a diminuição do estresse, redução da ansiedade, melhora da memória e o aumento da capacidade de concentração.

Portanto, correr faz bem ao corpo de diversas formas, o que torna a atividade fundamental para qualquer pessoa.

Leia também: Mobilidade elétrica, entenda as facilidades da bike e do patinete elétrico

Bônus: a economia é um dos benefícios de correr

Um dos benefícios de correr diz respeito também à questão financeira. Por ser uma atividade de baixo custo, você não vai precisar pagar uma academia e se deslocar de carro até o local do treino, o que gera uma boa economia no fim do mês.

Com isso, abre-se a possibilidade de, cada vez mais, utilizar o veículo apenas para momentos importantes, quando o automóvel não pode ser deixado em casa. E se você paga seguro para seu carro, aqui vai uma boa notícia: ao usá-lo menos, você pode economizar no valor mensal do seu plano.

A modalidade de seguro Pay Per Use, por exemplo, é um plano flexível, em que você paga apenas uma assinatura mensal, além de poucos centavos por quilômetro rodado. Dessa forma, deixar o carro parado em casa não é um problema, já que isso gera economia e não compromete a proteção do veículo. Conheça agora mesmo!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil
As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança...
Veja quais são os locais de maior risco para ciclistas em São Paulo
Seja como transporte, esporte ou apenas como lazer, andar de bicicleta em São Paulo nem sempre é uma tarefa...
Conheça o Kers Wee, o carro elétrico brasileiro
O mercado de carros elétricos está em alta no mundo todo. No Brasil não é diferente. Em 2021, a...