Thinkseg
Mobilidade

Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil

Compartilhe em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
mountain bike

As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), mesmo com o recuo de 2%  registrado em 2021 em comparação ao ano anterior, o mercado brasileiro de bikes segue mais aquecido do que antes da pandemia.

Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas do Brasil nos últimos anos:

  • 2018: 4 milhões de unidades
  • 2019: 4 milhões de unidades
  • 2020: 6 milhões de unidades
  • 2021: 5,8 milhões de unidades

Até o primeiro semestre de 2021, bicicleta à pronta entrega era artigo raro. Modelos de entrada e intermediários, com preços até R$ 6 mil, sumiram das lojas e bike shops. Além da alta demanda, a oferta foi reduzida pelo fechamento das fábricas no mundo todo durante a quarentena. Até entre as bikes usadas ficou difícil encontrar bons negócios. A oferta, contudo, já foi normalizada, de acordo com a Aliança Bike.

Afinal, o que é o Mountain Bike?

A bicicleta mais vendida no Brasil é disparada a Mountain Bike. O nome, em uma tradução literal do inglês, é bicicleta de montanha. Sua criação remonta ao estado americano da Califórnia dos anos 1970 e foi obra de um grupo de amigos ciclistas olímpicos, entre eles Joe Breese, Gary Fisher, Tom Richtey, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

Atrás da aventura, a turma começou a usar velhas bicicletas para subir e descer o Monte Talmapais, localizado em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco. As bicicletas, que eram modelos urbanos “depenados”, literalmente não aguentavam o tranco e logo começaram a ser desenvolvidas bicicletas específicas.

Pula toco

A primeira Mountain Bike a ser produzida em série foi a Specialized Stumpjumper (pula toco). Ela foi carinhosamente apelidada de Stumpy e continua em linha até hoje com as devidas atualizações. Tinha quadro em aço carbono, rodas de 26 polegadas com pneus de cravos para terra e relação de marchas com 15 velocidades. A partir de então, o esporte mountain bike se popularizou e ganhou o mundo.

Estreia no Brasil

No Brasil, já em 1985, a Caloi lançou a Cruiser, que pode ser considerada a primeira mountain bike brasileira. Em 1988, a primeira prova da categoria aconteceu no Rio de Janeiro. Quando as importações foram liberadas, em 1990, os modelos importados da Specialized, Trek e Scott tornaram-se sonhos de consumo dos adolescentes.

Cinquenta anos de evolução

Quase meia década depois das primeiras trilhas, as mountain bikes ganharam:

  • Suspensões na frente e na traseira;
  • Relações de até 30 marchas;
  • Quadros em alumínio;
  • Carbono;
  • Os aros 29 substituíram os de 26 polegadas;
  • Até motores elétricos para ajudar na subida foram incorporados. 

Desde 1996, a categoria é olímpica.

A bike mais popular do Brasil

A mountain bike é o modelo mais popular no Brasil por diversas razões. É versátil, confortável, robusta e tem uma grande quantidade de marchas, o que facilita a pedalada em terrenos íngremes. E é justamente nas trilhas e estradas de terra que os praticantes mais se divertem.

O Brasil tem uma infinidade de lugares maravilhosos para explorar sobre uma mountain bike. É possível fazer desde trilhas curtas próximas às cidades, até longas viagens por caminhos demarcados para ciclistas e pedestres, como:

  • Caminho da Fé (SP-MG);
  • Estrada Real (MG-RJ);
  • Circuito Vale Europeu (SC);
  • Chapada Diamantina (BA), entre muitos outros.

Onde pedalar?

Para quem quer se divertir em trilhas, nas estradas e até mesmo nas cidades, mas não conhece os percursos, estão disponíveis diversos apps para traçar rota de bike. Separamos os preferidos e mais usados pelos ciclistas, além de outros que auxiliam nos treinamentos e nos passeios. Confira!

Bike Map

Ideal para o ciclista que quer descobrir novas rotas. Ele conta com mais de 1,5 milhão (!!) de trajetos em todo o mundo. Basta escolher a distância desejada a ser percorrida, o ponto de partida e ele te dará opções de trajeto próximas. Possibilita cadastrar as rotas e compartilhar com os amigos. Disponível para Android.

Strava

Um dos apps para traçar rota de bike mais populares entre os ciclistas, o Strava funciona como uma rede social. Disponível em português e na versão gratuita, entre suas funcionalidades ele permite monitorar o treino com GPS, onde informa:

  • Velocidade média;
  • Distância;
  • Altimetria;
  • Trajeto;
  • Batimentos cardíacos;
  • Calorias que foram queimadas. 

Seu grande diferencial é que ele permite cadastrar o desempenho do ciclista num determinado trecho. Aí então faz um ranking de todo mundo que já passou por ali, promovendo uma competição entre os ciclistas. Disponível para iOS e Android.

Endomondo

O aplicativo gratuito criado por três amigos dinamarqueses é muito difundido na Europa. Ele mostra o mapa do trajeto, altimetrias, velocidade média e calorias queimadas durante a pedalada. A cada quilômetro percorrido é emitido um aviso sonoro. Quem não quiser pedalar sozinho, pode desafiar outros ciclistas virtualmente num determinado trecho. Disponível para iOS e Android.

Sports Tracker

Um dos queridinhos dos ciclistas brasileiros profissionais e amadores, o aplicativo mostra batimento cardíaco, dados de velocidade, distância e tempo percorrido. Além disso, permite ouvir músicas durante o treino, tirar fotos e compartilhar com os amigos. Ele foi criado em 2004 por ex-funcionários da Nokia. Disponível para iOS e Android.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Benefício Gasolina: quem tem direito?
O Senado Federal aprovou em março de 2022 o PL 1472/2021, projeto de lei que cria regras para estabilização...
Descarregou? Saiba como carregar seu cartão de transporte pelo celular
Você é usuário do transporte público e seu cartão do Bilhete Único descarregou? Então saiba que é possível carregá-lo...
Ônibus elétrico: conheça mais sobre esse tipo de transporte
Quem já andou pelas ruas de São Paulo alguma vez topou com um trólebus. O antigo coletivo, ainda em...
Como Londres está usando taxas em estradas para combater a poluição e a desigualdade
Berço da Revolução Industrial, a cidade de Londres sempre sofreu com a poluição. Nas últimas décadas, contudo, as emissões...
Conhece o óleo sintético? Saiba como essa inovação ajuda no desempenho do motor
Você sabia que um dos itens mais importantes (e negligenciados) do seu carro é o óleo lubrificante do motor?...
Veja quais são os locais de maior risco para ciclistas em São Paulo
Seja como transporte, esporte ou apenas como lazer, andar de bicicleta em São Paulo nem sempre é uma tarefa...