Mobilidade

Com mercado aquecido, mountain bike reina no Brasil

Compartilhe em:

mountain bike

As bicicletas seguem a mil por hora no Brasil, especialmente mountain bike. De acordo com levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), mesmo com o recuo de 2%  registrado em 2021 em comparação ao ano anterior, o mercado brasileiro de bikes segue mais aquecido do que antes da pandemia.

Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas do Brasil nos últimos anos:

  • 2018: 4 milhões de unidades
  • 2019: 4 milhões de unidades
  • 2020: 6 milhões de unidades
  • 2021: 5,8 milhões de unidades

Até o primeiro semestre de 2021, bicicleta à pronta entrega era artigo raro. Modelos de entrada e intermediários, com preços até R$ 6 mil, sumiram das lojas e bike shops. Além da alta demanda, a oferta foi reduzida pelo fechamento das fábricas no mundo todo durante a quarentena. Até entre as bikes usadas ficou difícil encontrar bons negócios. A oferta, contudo, já foi normalizada, de acordo com a Aliança Bike.

Afinal, o que é o Mountain Bike?

A bicicleta mais vendida no Brasil é disparada a Mountain Bike. O nome, em uma tradução literal do inglês, é bicicleta de montanha. Sua criação remonta ao estado americano da Califórnia dos anos 1970 e foi obra de um grupo de amigos ciclistas olímpicos, entre eles Joe Breese, Gary Fisher, Tom Richtey, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.

Atrás da aventura, a turma começou a usar velhas bicicletas para subir e descer o Monte Talmapais, localizado em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco. As bicicletas, que eram modelos urbanos “depenados”, literalmente não aguentavam o tranco e logo começaram a ser desenvolvidas bicicletas específicas.

Pula toco

A primeira Mountain Bike a ser produzida em série foi a Specialized Stumpjumper (pula toco). Ela foi carinhosamente apelidada de Stumpy e continua em linha até hoje com as devidas atualizações. Tinha quadro em aço carbono, rodas de 26 polegadas com pneus de cravos para terra e relação de marchas com 15 velocidades. A partir de então, o esporte mountain bike se popularizou e ganhou o mundo.

Estreia no Brasil

No Brasil, já em 1985, a Caloi lançou a Cruiser, que pode ser considerada a primeira mountain bike brasileira. Em 1988, a primeira prova da categoria aconteceu no Rio de Janeiro. Quando as importações foram liberadas, em 1990, os modelos importados da Specialized, Trek e Scott tornaram-se sonhos de consumo dos adolescentes.

Cinquenta anos de evolução

Quase meia década depois das primeiras trilhas, as mountain bikes ganharam:

  • Suspensões na frente e na traseira;
  • Relações de até 30 marchas;
  • Quadros em alumínio;
  • Carbono;
  • Os aros 29 substituíram os de 26 polegadas;
  • Até motores elétricos para ajudar na subida foram incorporados. 

Desde 1996, a categoria é olímpica.

A bike mais popular do Brasil

A mountain bike é o modelo mais popular no Brasil por diversas razões. É versátil, confortável, robusta e tem uma grande quantidade de marchas, o que facilita a pedalada em terrenos íngremes. E é justamente nas trilhas e estradas de terra que os praticantes mais se divertem.

O Brasil tem uma infinidade de lugares maravilhosos para explorar sobre uma mountain bike. É possível fazer desde trilhas curtas próximas às cidades, até longas viagens por caminhos demarcados para ciclistas e pedestres, como:

  • Caminho da Fé (SP-MG);
  • Estrada Real (MG-RJ);
  • Circuito Vale Europeu (SC);
  • Chapada Diamantina (BA), entre muitos outros.

Onde pedalar?

Para quem quer se divertir em trilhas, nas estradas e até mesmo nas cidades, mas não conhece os percursos, estão disponíveis diversos apps para traçar rota de bike. Separamos os preferidos e mais usados pelos ciclistas, além de outros que auxiliam nos treinamentos e nos passeios. Confira!

Bike Map

Ideal para o ciclista que quer descobrir novas rotas. Ele conta com mais de 1,5 milhão (!!) de trajetos em todo o mundo. Basta escolher a distância desejada a ser percorrida, o ponto de partida e ele te dará opções de trajeto próximas. Possibilita cadastrar as rotas e compartilhar com os amigos. Disponível para Android.

Strava

Um dos apps para traçar rota de bike mais populares entre os ciclistas, o Strava funciona como uma rede social. Disponível em português e na versão gratuita, entre suas funcionalidades ele permite monitorar o treino com GPS, onde informa:

  • Velocidade média;
  • Distância;
  • Altimetria;
  • Trajeto;
  • Batimentos cardíacos;
  • Calorias que foram queimadas. 

Seu grande diferencial é que ele permite cadastrar o desempenho do ciclista num determinado trecho. Aí então faz um ranking de todo mundo que já passou por ali, promovendo uma competição entre os ciclistas. Disponível para iOS e Android.

Endomondo

O aplicativo gratuito criado por três amigos dinamarqueses é muito difundido na Europa. Ele mostra o mapa do trajeto, altimetrias, velocidade média e calorias queimadas durante a pedalada. A cada quilômetro percorrido é emitido um aviso sonoro. Quem não quiser pedalar sozinho, pode desafiar outros ciclistas virtualmente num determinado trecho. Disponível para iOS e Android.

Sports Tracker

Um dos queridinhos dos ciclistas brasileiros profissionais e amadores, o aplicativo mostra batimento cardíaco, dados de velocidade, distância e tempo percorrido. Além disso, permite ouvir músicas durante o treino, tirar fotos e compartilhar com os amigos. Ele foi criado em 2004 por ex-funcionários da Nokia. Disponível para iOS e Android.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Blindar ou não blindar meu carro? Como decidir?
A segurança é uma preocupação constante dos brasileiros, especialmente nas grandes metrópoles do país, onde a violência urbana é...
Já ouviu falar no Wuling Mini EV?
Nos últimos anos, a mobilidade está passando por uma revolução acelerada. As estradas e cidades ao redor do mundo...
Qual é a melhor forma de levar bicicleta no carro?
Cedo ou tarde, quem pedala vai ter que colocar a bicicleta no carro. Seja para ir conhecer uma trilha,...
Quatro modelos de bicicletas de trilha
Hoje, quando se pensa em bicicleta de trilha, fatalmente vem à cabeça a imagem de uma mountain bike. A...
Vantagens de utilizar patinetes elétricos
Um dos maiores desafios das grandes metrópoles é a mobilidade. Com mais veículos do que espaço nas vias, a...
Descubra a importância de trocar o óleo
O óleo lubrificante do motor é um dos itens vitais para o bom funcionamento do carro. Fazendo uma analogia...