Auto

Barulho estranho no carro: o que pode ser?

Compartilhe em:

barulho no carro

Saiba como identificar os barulhos que podem sinalizar algum problema no motor ou em outros componentes do carro

Assim como nós humanos, os carros quando estão com problemas começam a apresentar uma série de sinais como forma de sinalizar que algo não vai bem. 

Neste sentido, é importante que os condutores estejam atentos durante a direção a fim de identificar qualquer barulho no carro que possa indicar possíveis causas para o problema. 

E, enquanto algumas pessoas já tem o ouvido treinado para conseguir cumprir essa função, outras não tem tanta familiaridade com o assunto. Aí então é necessário conhecer alguns princípios básicos para evitar que se torne algo ainda maior.

E se, você se encaixa no segundo grupo, saiba que este conteúdo foi feito especialmente para você. Acompanhe!

Barulho no ar condicionado

Um dos problemas mais comuns e fáceis de se identificar, o barulho ao ligar o ar condicionado automotivo pode indicar problemas em diversos componentes do equipamento. 

Normalmente, essas falhas estão associadas ao excesso de gás no compressor, falta de torque no compressor ou até mesmo tubulação de gás em atrito com demais componentes. Muitas vezes é  necessário consultar um profissional qualificado para que ele possa corrigir os pontos em questão. 

Barulhos nas rodas e pneus

Se você está ouvindo um barulho contínuo vindo das rodas e pneus do carro, provavelmente é apenas um dos sinais de que eles estão desgastados ou danificados. 

Isso porque os pneus e rodas costumam apresentar outros indícios de que algo não vai bem. Como exemplo podemos citar o formato irregular, presença de caroços, bolhas ou ainda qualquer anomalia. 

O ideal é que, além de manter ou ouvidos atentos, você dê uma boa avaliada visual e tátil periodicamente nesses componentes (inclusive no estepe!). 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Barulhos nos momentos de impacto

barulho estranho no carro

Ao passar por uma lombada ou buraco, você pode escutar um barulho mais ou menos parecido com um “toc-toc” vindo do lado de fora do carro. 

Se isso acontecer, saiba que seus amortecedores precisam urgente de reparos. Assim como nos pneus, existe mais de uma forma de descobrir se é realmente isso que está causando o barulho. 

Trepidações constantes, perda de estabilidade do carro e até mesmo barulhos quando esterça o volante, também são sinais claros de que o amortecedor precisa ser consertado. 

Barulhos de vazamento

Outro barulho no carro muito comum, o som de vazamento pode se dar principalmente quando há falta de água no radiador. 

Embora seja comum, trata-se de um problema sério e que deve ser observado atentamente para evitar maiores prejuízos. O indicado é que se verifique o nível de água com regularidade além de ficar atento ao termômetro no painel do veículo. 

Barulhos no motor do carro

Normalmente, quando se escuta um barulho vindo do motor do carro, pode se preparar porque não é bom sinal. 

Observados ao ligar o veículo, liberando o pedal da embreagem ou até mesmo com o carro já em movimento, deve-se sempre ficar atento ao menor sinal sonoro diferente do habitual. 

Isso porque esses sons estranhos podem estar relacionados à uma série de problemas, que em sua maioria podem ser evitados com uma boa manutenção preventiva. 

Dentre as principais causas, podemos destacar: 

  • Tensão da correia dentada: quando há o travamento ou quebra de um tensor da correia, ocorre perda de tensão e ocasiona o barulho;
  • Problemas na bomba d’água: responsável pelo resfriamento do motor, o barulho ocorre principalmente quando há algum tipo de vazamento na peça;
  • Problemas no cabeçote ou nas bronzinas: quando o motor está “batendo na partida” – expressão comumente utilizada para designar o problema, é o barulho que surge no motor ao dar a partida a frio. 

Além desses inconvenientes, também pode acontecer de o motor ter fundido. Esse é, com certeza, um dos piores problemas relacionados à barulhos no carro. 

Isso significa que a parte mais importante do seu veículo está inoperante. Neste caso, não há nada que você possa fazer a não ser acionar o seu seguro auto pago por uso, para levar o carro até um mecânico de sua confiança. 

Como evitar os barulhos e problemas no carro?

Uma das mais importantes formas de se evitar qualquer problema ou barulho no carro é justamente realizar uma boa manutenção preventiva nos componentes principais. 

Nisso, inclui-se realizar a troca de óleo com frequência, estar atento à preservação dos pneus, mantendo-os sempre calibrados, realizar a limpeza do ar condicionado e visitar sempre que necessário um mecânico de confiança. 

Além disso, ter um seguro auto completo também é capaz de te ajudar nos momentos em que surgem os imprevistos, evitando assim dores de cabeça e até mesmo prejuízos financeiros. 

Neste sentido, o seguro auto pago por uso pode ser uma boa solução para os seus problemas. Isso porque nessa modalidade o seu carro tem uma cobertura completa para quando precisar, por um preço justo e abaixo do mercado. 

Trata-se de um seguro inovador em que os segurados conseguem economizar até 50% dos gastos com esse tipo de serviço, pagando apenas o quanto rodou no mês. 

Ainda não conhece todos os benefícios? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre o seguro que promete revolucionar o mercado brasileiro!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...