Auto
Atualidades

Dia do Motorista: como ser um motorista responsável

Compartilhe em:

dia do motorista

Saiba quais ações devem ser tomadas para melhorar o trânsito da sua cidade e se tornar um condutor mais consciente!

Celebrado no dia 25 de julho, o dia do motorista foi criado dia 21 de outubro de 1968. A  data foi escolhida justamente por ser dedicada a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. 

No entanto, embora seja uma data festiva, é importante também conscientizar todos os condutores sobre a segurança no trânsito. 

Isso porque a cada dia aumentam os índices de acidentes e violência no trânsito brasileiro, o que nos faz refletir sobre a verdadeira responsabilidade de quem está atrás dos volantes por aqui. 

E é justamente por isso que preparamos um conteúdo especial. Queremos não só lembrar do que deve ser comemorado, mas também alertar sobre a importância de prezar por um trânsito mais seguro no seu dia a dia. Acompanhe!

Histórico brasileiro

Segundo dados coletados e apresentados pelo Ministério da Saúde, somente em 2018, mais de 30 mil pessoas vieram a óbito em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. 

E, embora o cenário pareça ruim, é necessário destacar que, anos atrás, ele já foi pior. Isso porque em 2011, foram 44.553 vítimas fatais do trânsito brasileiro. 

Atribui-se a essa queda uma série de ações que foram tomadas ao longo desses anos como forma de conscientizar a população e os motoristas e promover uma melhora significativa nesses índices. 

No entanto, nota-se que o resultado ainda está abaixo do esperado. Isso porque  o País se comprometeu, em 2011 mediante um projeto denominado Década de Ação pela Segurança no Trânsito, promovido pela ONU, a reduzir em 50% o número de óbitos até 2020. 

Neste sentido especialistas afirmam que, embora tenham sido aplicadas medidas corretivas para frear as estatísticas, pouco se investiu em medidas educativas para os motoristas brasileiros. Como resultado, percebe-se uma baixa efetividade das ações. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Qual a melhor solução para mudar este cenário?

dirigir com responsabilidade dia do motorista

Uma das principais medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir maior efetividade dessas ações é justamente investir em uma educação para o trânsito aplicada ainda nos primeiros anos de vida. 

O previsto é que os cidadãos estejam em contato com as informações desde os quatro anos de idade até o curso superior. Com isso, espera-se que se crie uma maior consciência sobre a responsabilidade enquanto motoristas e pedestres. 

No entanto, embora pareça ser a medida ideal para educar e reduzir o número de mortes no trânsito, ela ainda está longe de acontecer. 

Não se sabe quando isso entrará em vigor e nem se um um dia isso realmente vai acontecer. 

Diante dessas medidas, cabe aos próprios motoristas e a sociedade em geral, se unirem para, juntos, melhorarem esses índices e promoverem um trânsito mais seguro para todos. 

Como posso agir no dia a dia? 

Se você faz parte do time que realmente quer promover essa mudança – não só no dia do motorista – reunimos uma série de dicas para se tornar um condutor mais responsável e consciente. Acompanhe!

Siga sempre as regras de trânsito

A primeira e mais importante ação está justamente no respeito e cumprimento das normas de trânsito estabelecidas. Isso porque elas são pensadas para garantir a segurança de todos – inclusive a sua. 

Ainda que determinadas ações possam não parecer um risco para você, elas podem causar graves acidentes e ter consequências fatais. 

Faça o transporte adequado das crianças

Seguindo a mesma linha, transportar uma criança fora do dispositivo adequado de segurança (a boa e velha cadeirinha) pode custar muito mais do que uma simples multa. 

Portanto, lembre-se sempre de acomodar as crianças nos assentos adequados, devidamente presas pelo cinto de segurança, ainda que o trajeto seja curto. 

Mantenha-se sempre em alerta

Embora o conceito de direção defensiva seja ensinado no curso de formação de condutores, poucas pessoas realmente colocam isso em prática no dia a dia. 

Portanto, se você deseja se tornar um motorista mais responsável e consciente, comece a aplicar mais esses conceitos durante a direção: esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor, não utilize o celular enquanto dirige, respeite os limites de velocidade e as sinalizações da via. 

Atente-se ao transporte de animais

Assim como as crianças, os pets de estimação também precisam ser transportados em um dispositivo de segurança específico. Isso evita  que eles causem acidentes ou acabem se machucando no percurso. 

Existem diversas opções no mercado, como as caixas transportadoras e até assentos especiais. Basta escolher o que melhor se adapta ao seu animalzinho e lembrar de colocá-lo sempre que for transportá-lo. 

Cuide do seu veículo e esteja pronto para imprevistos

Cuidar do seu veículo realizando as manutenções preventivas também é uma forma de colaborar para um trânsito mais seguro. 

Isso porque, dessa forma, você consegue evitar situações inesperadas, como por exemplo uma falha mecânica ou ainda o deslizamento num dia chuvoso causado pelos pneus carecas. 

Embora situações como essas aconteçam, também é importante estar preparado caso esses imprevistos surjam. Nesse sentido, ter um bom seguro auto é fundamental para que esses problemas sejam resolvidos com agilidade e rapidez. 

E na Thinkseg, você pode ter uma cobertura completa em um seguro auto pago por uso, capaz de auxiliar nas mais adversas situações, pagando por um preço justo que cabe no seu bolso. 

Além disso, com toda a tecnologia utilizada para calcular o quanto você rodou no mês com o carro, também é possível receber uma análise de desempenho, que avalia como você está dirigindo. 

Dessa forma, você pode ter não só um seguro auto pago por km mais barato, mas também um serviço que se preocupa com a sua segurança e bem estar enquanto motorista.

Ainda não conhece essa modalidade? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em te apresentar o seguro que promete revolucionar o mercado brasileiro!

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...