Auto

Higienização de ar condicionado automotivo: quando fazer?

Compartilhe em:

higienização de ar condicionado automotivo

Saiba como reconhecer alguns sinais de que é hora de higienizar o ar condicionado do seu veículo para cuidar da sua saúde

Item indispensável para aguentar as altas temperaturas do verão brasileiro, o ar condicionado nos veículos ajuda a proporcionar maior conforto térmico para motoristas e passageiros, principalmente para aqueles que precisam enfrentar o trânsito das cidades.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, trata-se de um equipamento que requer cuidados especiais. É preciso garantir  não só que seu funcionamento esteja adequado, mas também que a  saúde dos ocupantes do veículo seja preservada. 

Para isso, entender a importância da higienização ar condicionado automotivo, bem como fazê-la da maneira correta, é essencial para livrá-lo de fungos, bactérias e vírus. 

E se você ainda não sabe muito bem como isso deve ser feito, acompanhe a seguir uma série de dicas que reunimos para te ajudar!

Por que deve-se realizar a higienização do ar condicionado?

Para quem costuma usar o carro com frequência, o uso do ar condicionado é inevitável, principalmente nos dias em que as temperaturas passam dos 29ºC. 

Mas, os dutos que levam o ar fresquinho até você podem carregar diversos tipos de microrganismos. Eles podem se proliferar e causar uma série de inconveniente para o seu carro e para a sua saúde. 

O acúmulo de ácaros, fungos e bactérias pode tanto gerar mau cheiro, quanto causar uma série de problemas respiratórios como rinite, asma e alergias. Por isso, ele apresenta um grande risco à saúde quando não higienizado da forma correta. 

Além disso, um filtro de ar sujo pode prejudicar parte da passagem do ar, comprometendo assim o seu pleno funcionamento. Isso,consequentemente, consumirá mais bateria e combustível do seu veículo. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Como saber quando é a hora de higienizá-lo?

Em linhas gerais, recomenda-se que a higienização seja feita periodicamente a cada seis meses de uso. No entanto, o equipamento pode dar alguns sinais de que essa manutenção deverá ser feita antes do tempo previsto. 

Dentre os sinais mais comuns, podemos destacar: 

Mau cheiro

Um dos principais indicadores de que é hora de realizar uma boa higienização do ar condicionado automotivo é o mau cheiro. Normalmente, começa-se a sentir um odor desagradável, que é causado pelo acúmulo de impurezas e bactérias no sistema.

Sinais de problemas respiratórios

Se quando você liga o ar do carro, seu nariz começa a coçar, os olhos a ficarem vermelhos, espirros constantes ou qualquer outro sinal de dificuldade para respirar, provavelmente o seu ar condicionado está implorando por uma limpeza. 

Demora para gelar ou problemas na passagem de ar

Quando os dutos estão sujos ou com a presença de muitas impurezas, é normal que ele demore mais para gelar ou ainda, que você observe uma maior dificuldade na ventilação.,Portanto, saiba que este é outro indicativo que está na hora de limpar!

Dá para higienizar o ar condicionado em casa?

ar condicionado de carro

Embora pareça uma tarefa simples, higienizar um ar condicionado automotivo requer um certo conhecimento dos equipamentos. O mais indicado é que isso seja feito por um profissional qualificado. 

Normalmente, esse tipo de serviço não tem um alto custo e não é necessário ‘parar’ o carro na oficina por mais de um dia. 

No entanto, caso você queira se arriscar e tentar fazer em casa, existem disponíveis alguns produtos específicos que você pode comprar em uma loja especializada em itens automotivos que são bem úteis nesse momento. 

Com os produtos em mãos, você precisará seguir o passo a passo para fazer a higienização ar condicionado automotivo corretamente: 

  • Ligue o motor do carro e, em seguida, acione o ar-condicionado no modo quente e com a circulação de ar externa fechada;
  • Deixe o ar circular na posição máxima por alguns segundos para garantir que a tubulação fique completamente seca;
  • Em seguida, posicione o tubo do produto bem abaixo do porta luvas, na direção da caixa evaporadora e aperte a válvula até que ela trave;
  • Feche as portas do carro e aguarde por cerca de 6 a 8 minutos até que todo o líquido seja vaporizado; 
  • Posteriormente, ligue o ar condicionado no modo frio e mantenha-o em funcionamento por cerca de 5 minutos (ainda com o motor do carro ligado).

Após finalizar todas essas etapas, abra as janelas para deixar o ar externo circular no veículo e eliminar qualquer cheiro que tenha restado do produto. 

Seguindo esses passos, é possível desfrutar de um ar condicionado mais limpo e eficiente por mais tempo. 

No entanto, caso observe que mesmo após realizar essa higienização o ar ainda não está funcionando perfeitamente, o recomendado é que você procure um profissional de confiança. Isso porque pode ser necessário realizar a troca de algum componente. 

Dica extra

Vale ressaltar que assim como o ar condicionado, outros componentes do seu carro também precisam de atenção: verifique sempre os pneus, abasteça com combustível de qualidade e garanta sua proteção com um seguro auto pago por uso. 

Esses cuidados são importantes não só para não ficar na mão no dia a dia, mas também para economizar e evitar prejuízos ainda maiores para o seu bolso. 

Dessa forma, você pode desfrutar de todo o conforto do seu veículo, com a tranquilidade de saber que o seu bem está protegido por um seguro auto de qualidade e confiança.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...