Sustentabilidade
Auto

Como ter um carro sustentável?

Compartilhe em:

tecnologia sustentável

O mercado automotivo está caminhando para a total eletrificação de maneira muito mais rápida do que a imaginada. O desenvolvimento de tecnologia sustentável e as vendas de veículos elétricos dispararam no mundo todo nos últimos dois anos. É a resposta esperada – ainda que tardia – aos impactos que o planeta vem sofrendo com as altas emissões de poluentes.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Na União Europeia, os carros elétricos plug-in já representam 10% das vendas. Além disso, os modelos equipados com motores a combustão não poderão ser vendidos a partir de 2035. O mercado automotivo chinês, o maior do mundo, já registra 20% de participação para o carro elétrico.

Nos EUA, país dos motores V8 e da gasolina barata, as vendas de elétricos subiram 117% nos seis primeiros meses de 2021. Até o Brasil, que sofre com o dólar alto e a falta de incentivos governamentais, teve alta de 257% nas vendas de carros 100% elétricos no último ano.

Afinal, o que é tecnologia sustentável?

Tecnologia sustentável, ao pé da letra, é uma tecnologia que se sustenta. Isto significa que ela não depende de recursos não renováveis para funcionar. Trazendo para o segmento automotivo, um motor a combustão, por exemplo, precisa de derivados de petróleo para funcionar. E ainda emite dióxido de carbono na atmosfera, uma dos maiores causadores do efeito estufa. Sem contar que toda a cadeia produtiva para a produção dos motores e seus componentes é poluente.

Já um carro elétrico depende somente de energia elétrica e não tem emissões de poluentes. Seu motor tem construção menos complexa e depende de muito menos componentes, o que reduz ainda mais o despejo de substâncias nocivas no ar. Logicamente, o problema da poluição não será totalmente resolvido com o uso da eletricidade para locomover veículos. Entretanto, o impacto causado pelo fim do uso da gasolina e do diesel como combustíveis tende a reduzi-lo significativamente a longo prazo.

Outra solução ainda mais sustentável do que o carro elétrico é o carro a hidrogênio, que é o elemento de maior abundância na crosta terrestre. Na tecnologia, o veículo tem um ou mais tanques de hidrogênio pressurizado, que é injetado na célula de combustível. Dentro dela, o gás se combina ao oxigênio presente no ar. Por meio de uma reação química, produz eletricidade que vai alimentar o motor elétrico que impulsiona o veículo. A única coisa que sai do escapamento é água ou vapor d’água. 

Como adotar práticas sustentáveis no dia a dia?

Se cada habitante da Terra adotasse ao menos uma ação sustentável diariamente, a realidade do planeta melhoraria muito. Enquanto o carro elétrico ainda não toma conta das ruas e a tecnologia sustentável ainda está evoluindo, separamos algumas “atitudes automotivas” que você pode tomar para ajudar a vivermos melhor. Vamos começar?

Reduza o uso do carro

Sabe aqueles percursos curtinhos que você faz de carro, como padaria ou supermercado? Quando possível, faça a pé ou de bicicleta. Além de economizar combustível e não emitir poluentes, é bom para a saúde física e mental. De dentro do carro, não prestamos atenção nas pequenas nuances da nossa rua, bairro ou cidade.

Assim, você deixa mais o seu carro na garagem e também pode contratar um seguro auto pago por uso. Além de ajudar o meio ambiente também economiza bastante. Faça a sua parte e não dependa somente da tecnologia sustentável.

Pense pequeno

Você só anda de carro sozinho ou dentro da cidade e tem um SUV de quase cinco metros? Um compacto vai fazer a mesma coisa, porém com menos combustível e menos poluição. Como bônus, você terá menos gastos com seguro, manutenção e impostos, além de conseguir manobrar muito mais fácil.

Prefira o etanol

Quando o uso do etanol for vantajoso financeiramente, opte por ele. Os benefícios para o meio ambiente são reais:

  • Polui menos o meio ambiente porque emite menos gases na atmosfera, tanto durante a fabricação quanto no uso;
  • É fabricado a partir de substâncias renováveis, que dependem apenas do cultivo, diferentemente dos combustíveis à base de petróleo;
  • As plantações para obtenção do etanol ajudam a neutralizar o carbono emitido na atmosfera;
  • Gera empregos em todas as etapas da produção, começando pelas áreas rurais onde ocorrem as plantações;
  • Tem um custo menor do que combustíveis fabricados à base de petróleo;
  • O etanol não gera resíduos de carbono e ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo.

Mantenha a manutenção em dia e os pneus calibrados

Todo carro possui uma rotina de manutenção para que o motor e demais componentes funcionem sempre de maneira eficiente. Ao ignorá-la, o carro passa a gastar mais combustível e poluir mais, gerando gastos desnecessários.

Outra atitude simples é calibrar os pneus a cada 15 dias, pois pneus murchos aumentam o consumo de combustível (e, consequentemente, as emissões de poluentes) em até 20%. Além disso, a vida útil aumenta em até 50%, gerando economia financeira e de insumos para a fabricação.

Lavagem, só ser for a seco

Todo carro precisa ser limpo. Carro sujo é um depósito de bactérias, fungos e ácaros que prejudicam a saúde e desvalorizam o patrimônio. Mas a lavagem não precisa ser do modo tradicional, que pode desperdiçar até 500 litros de água.

As lavagens a seco se popularizaram durante a seca prolongada de 2014 e 2015 e acabaram ganhando vários adeptos. Com produtos biodegradáveis, é possível lavar o carro sem utilizar água e obter resultados excelentes. Se você quer reduzir o consumo e a poluição da água, opte por elas.

Viu como é fácil ser amigo do planeta sem muito esforço? A tecnologia sustentável já está presente e vai crescer muito mais nos próximos anos. Porém, já podemos nos antecipar. Como dito acima, cada pequena atitude é importantíssima para conquistarmos um lugar melhor para todos nós vivermos. 

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...