Auto

Mulheres no trânsito: qual calçado usar para dirigir?

Compartilhe em:

calçados para dirigir

Um dos pontos que merecem atenção são os calçados para dirigir. Para que o condutor possa ter total domínio dos pedais do veículo, ele precisa estar com os pés confortáveis. Além disso, deve usar calçados que não atrapalhem os movimentos ao pisar no acelerador, freio e embreagem.

Calçados para dirigir: o errado dá multa

Entre as mulheres, é necessário ainda mais atenção aos calçados para dirigir. Isso porque muitos calçados femininos possuem salto alto e tiras que podem enganchar nos pedais. Conduzir veículos usando calçados inapropriados, inclusive, é uma infração. Veja o que diz o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro:  

  • É proibido o uso de calçados para dirigir que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. A infração é considerada média, ou seja, quatro pontos no prontuário e multa de R$ 130,16.

Essa é uma infração de difícil fiscalização. Porém, entre 2017 e 2018, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) contabilizou cerca de 270 multas de motoristas flagrados dirigindo com calçados inadequados.

Antes descalça do que mal calçada

Para as motoristas, nada de se privar de usar aquela sandália de salto bonita quando tiver que dirigir. O mais recomendado é tirar o calçado e dirigir descalça, já que isto não configura uma infração de trânsito. Ou deixar um sapato de solado baixo no carro para estes momentos.

Qual o melhor entre os calçados para dirigir?

Pode reparar. Os pilotos de corrida usam todos os mesmos calçados para dirigir: as sapatilhas. E realmente são elas a melhor opção para dirigir. Isso porque o solado fino permite uma maior sensibilidade ao acionar os pedais, sem contar que por ser baixo não causa dores nos calcanhares. Outra vantagem é que o bico fino não deixa mais espaço ao movimentar os pés.

Caso não seja possível utilizar uma sapatilha, procure utilizar um sapato fechado com solado baixo. Tênis também são recomendados, porém em trajetos longos a sola mais alta pode incomodar. 

O mesmo vale para os homens. Existem sapatilhas específicas para dirigir, muitas delas feitas em parceria com montadoras como BMW, Mercedes-Benz e Ferrari. Mocassins e sapatênis também são ótimas opções. Evite dirigir com sapatos de bico fino ou largo, botas com bico de aço e solado muito alto e esqueça os chinelos e papetes.

Quer economizar no seguro? 

Dirigir com o calçado correto é garantia de mais segurança, certo? Mas também não dá para andar por aí sem seguro auto, não é mesmo? E isso tanto para mulheres motoristas quanto para homens. Sabia que já é possível fazer um seguro que você paga apenas quando usa?  

Hoje em dia, os seguros auto pagos por uso estão ganhando cada vez mais mercado. Eles funcionam como as assinaturas de serviços de streaming. Você paga uma taxa fixa todo mês e mais alguns centavos por quilômetro rodado.

No caso do Pay Per Use, da Thinkseg, a medição da quilometragem é feita por meio de telemetria. Ao contratar o serviço, o segurado precisa baixar o aplicativo da Thinkseg e ele será o responsável pela contagem. 

O app consegue distinguir a maneira como o segurado se locomove: se com o carro segurado, de ônibus, metrô ou qualquer outro meio de transporte. Ou seja, a cobrança por quilômetro só será realizada quando o veículo indicado na apólice estiver em movimento. 

Como é feita a cobrança do Pay Per Use

O Pay Per Use é um serviço com formato parecido com o dos aplicativos de streaming, como Netflix, YouTube, Spotify, entre outros. O valor fixo da assinatura mais a quantidade de quilômetros rodados são debitados no cartão de crédito todos os meses.

Assim como nesses serviços, é possível cancelar e contratar o seguro Pay Per Use quando quiser, via app e sem burocracia. Mensalmente, é enviado um e-mail com uma proposta para continuidade do seguro Pay Per Use. Caso não tenha interesse em continuar,  o cancelamento é sem multas.

Pelo app Pay Per Use da Thinkseg, o cliente tem todas as informações do seu seguro, quantos quilômetros já usou no mês, além de acesso a assistência 24 horas e outras funcionalidades. 

Outra vantagem é a possibilidade de fazer a contratação e a vistoria do carro pelo próprio celular, sem necessidade de ligações ou atendimento pessoal. Rápido, objetivo e direto.

COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE

Carros elétricos 2024 no Brasil - melhores modelos
A chegada das fabricantes chinesas foi fundamental para a explosão dos carros elétricos no Brasil. Os maiores responsáveis pelo...
Carros chineses que estão fazendo sucesso
Liderados pela JAC Motors, que tinha o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda, os primeiros carros chineses desembarcaram no Brasil...
Seguro com franquia mais barata vale a pena?
Nos dias atuais, onde a preocupação com a segurança e proteção financeira é constante, o mercado de seguros continua...
Vantagens de um seguro que você pode cancelar a qualquer momento
Nos dias de hoje, onde a flexibilidade é uma necessidade, o mercado de seguros automotivos viu surgir uma inovação...
Qual é o melhor momento para trocar de seguro de carro?
No Brasil, o mercado de seguros automotivos é dinâmico e competitivo, oferecendo uma variedade de opções para os proprietários...
Existe seguro de carro sem franquia?
Nos últimos anos, o mercado de seguros automotivos no Brasil tem se adaptado às demandas dos consumidores, buscando oferecer...